O BTC é digital, descentralizado e não é controlado por governos, empresas ou pessoas. Portanto, nenhuma Casa da Moeda precisa imprimi-lo e nenhum Banco Central tem o poder de controlar o seu preço. Seu valor depende principalmente da lei de oferta e da procura.
As transações realizadas com o BTC são protegidas por criptografia. Como não há uma autoridade central que acompanhe as transações, elas precisam ser registradas e validadas em uma blockchain. Essa tecnologia, que funciona como uma carteira digital, garante que as transações sejam seguras e transparentes.
O preço do bitcoin é determinado pelo mercado, por uma questão de oferta e procura. Isto quer dizer que ele varia de acordo com a demanda em cada exchange. Uma exchange é uma plataforma, como a Bitso, em que as pessoas podem comprar e vender suas criptomoedas - dentre elas, o bitcoin.
Uma das principais características dos ativos virtuais é justamente a facilidade de se verificar a origem de cada fração da moeda, portanto, a segurança é um dos principais fatores que dá valor ao bitcoin.
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira, 20, os próximos passos da criação de uma regulamentação específica para as empresas de criptomoedas que atuam no Brasil. A entidade foi definida como o regulador do setor após a aprovação do Marco Legal das Criptomoedas, que entrou em vigor em 2023.
COMO FUNCIONA O PREÇO DO BITCOIN | FELIPPE PERCIGO
Quem comanda o Bitcoin?
O BTC é digital, descentralizado e não é controlado por governos, empresas ou pessoas. Portanto, nenhuma Casa da Moeda precisa imprimi-lo e nenhum Banco Central tem o poder de controlar o seu preço. Seu valor depende principalmente da lei de oferta e da procura.
Unidades de criptomoedas são criadas por meio de um processo chamado mineração, que envolve o uso de potência de computação para resolver problemas matemáticos complicados que geram moedas. Os usuários também podem comprar moedas com as corretoras, depois armazená-las e gastá-las usando carteiras criptográficas.
COMO FUNCIONA A VALORIZAÇÃO DAS CRIPTOMOEDAS? A variação do preço do Bitcoin ou de qualquer outra criptomoeda depende principalmente da lei da oferta e da procura. Ou seja, a compra ou não das criptomoedas pode causar mudanças significativas no seu valor.
A variação do valor das criptomoedas está relacionada com a quantidade de pessoas que querem vender ou comprar em um determinado momento. No mercado financeiro, isso é chamado de volatilidade. Essa característica é bem comum entre as opções financeiras mais recentes.
O cálculo do preço médio das Operações com Bitcoin é simples. Em resumo, você deverá somar o valor total gasto em todas as transações de compra e dividir pelo número total de Bitcoins comprados.
No sistema Bitcoin, a taxa paga é a dos mineradores. A remuneração serve como estímulo para inclusão mais rápida da transação em questão nos próximos blocos, e confirmações mais ágeis.
Um dos principais fatores a influenciar o preço da criptomoeda no curto prazo é o fluxo de saídas dos ETFs (fundos de índice) à vista de BTC dos Estados Unidos, apontam os analistas.
O valor do Bitcoin segue a oferta e demanda do mercado, e vendo essa variação, investidores perceberam a possibilidade de lucrar com a compra e venda dessa moeda digital. Isso não acontece apenas com o Bitcoin, mas também com todas as outras criptomoedas que foram desenvolvidas após seu lançamento.
A prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW) é o algoritmo que protege muitas criptomoedas, como Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH). A maioria das moedas digitais tem uma entidade central ou líder que acompanha cada usuário e quanto dinheiro ele tem. Mas não existe um líder responsável por criptoativos como o Bitcoin.
As criptomoedas têm muitas características semelhantes àquelas que definem o dinheiro comum: durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, separabilidade e reconhecimento.
Quando um grande número de comerciantes altamente alavancados apostam no movimento do preço do bitcoin em uma direção, isso cria uma oportunidade para outros grandes investidores (baleias) moverem o preço do bitcoin na outra direção.
O recente aumento de preço do Bitcoin ocorre em meio a uma especulação intensificada de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) pode estar se movendo para aprovar fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ether spot (ETH), o que analistas e a comunidade em geral têm duvidado nas últimas semanas.
A explicação pode estar na diminuição da oferta de novas moedas. Com o halving, a taxa de criação de novos Bitcoins é reduzida pela metade, criando um déficit de oferta se a demanda se mantiver estável ou aumentar. Isso faz com que o preço do Bitcoin suba em resposta à escassez relativa da moeda.
Craig Wright afirma há muito tempo ter sido o autor de um white paper de 2008, o texto fundamental do bitcoin, publicado sob o pseudônimo “Satoshi Nakamoto”.
Como algo “digital”, as criptomoedas não existem fisicamente. Elas são armazenadas em uma carteira virtual e podem ser administradas através de um dispositivo móvel ou computador pessoal. Dessa forma, a cotação, a compra e a venda ocorrem anonimamente, sempre pela internet.
2 - Os impactos da taxa de juros norte-americana e dos preços do ouro e petróleo. Se o juro real de 10 anos norte-americano, ou seja, descontando a inflação, aumentar devido à política monetária do Fed de aumentar a taxa de juros, irá restringir o bitcoin, segundo a nota.
Erik Finman, de Idaho, começou a comprar BTC antes de ser adolescente e, aos 18 anos, já havia se tornado um dos mais jovens milionários de Bitcoin. Ele fez seu primeiro investimento aos 12 anos, em 2011, depois que sua avó lhe deu um cheque de US$ 1.000 para financiar sua educação.