Quem cria o SKU? O SKU é geralmente criado pela própria empresa ou vendedor, como parte do processo de gerenciamento de estoque e catalogação de produtos. A empresa decide como deseja estruturar os códigos SKU com base nas características e atributos dos produtos.
Cada loja pode criar seu próprio método para criar o SKU dos seus produtos, de acordo com o volume de mercadorias e suas variações. Você também é responsável por definir quais informações devem ser codificadas.
SKU é uma sigla que significa Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque, em português). Na prática, é um código único de identificação atribuído a um produto, usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante.
Para calcular esse total de SKUs, multiplicamos o número de variações de tamanho e cor (5×5=25) pelo número de modelos diferentes (10), resultando em um total de 250 SKUs diferentes (25 x 10 = 250). Já a quantidade de itens se refere ao total de unidades de cada um desses produtos que a empresa possui em estoque.
O que é SKU e como criar um código para controle de estoque em qualquer marketplace
Como descobrir o SKU do produto?
Como saber o SKU de um produto? Caso você tenha acesso ao produto físico, é possível identificar o SKU a partir da etiqueta, com uma combinação de letras e números. Em lojas online, o identificador pode ser exibido na página do produto, normalmente na descrição do item.
Como consulto o SKU Via? Primeiro, você precisa acessar a área da sua loja no Portal lojista. Depois, no menu, acesse Catálogo e vá em Gestão de Produtos. Agora, escolha o produto que você precisa consultar e selecione Detalhe SKU.
Enquanto o SKU é de uso exclusivo da sua empresa, o EAN (European Article Number) — conhecido atualmente como GTIN (Global Trade Item Number) — é uma sequência universal padrão fornecida pelo fabricante do produto. É formado por um código de barras e uma cadeia numérica de 13 dígitos.
SKU é uma sigla em inglês que significa stock keeping unit, ou seja, unidade de manutenção de estoque em português. Essa sigla é amplamente utilizada no mundo dos negócios e do comércio eletrônico para identificar e gerenciar produtos em estoque.
Sendo assim, é bom escolher bem a sequência do código. Outra dica é evitar os caracteres especiais e outros que podem confundir um colaborador no momento de procurar um item no estoque. Por exemplo, a letra “l” pode ser interpretada como o número “1”; e a letra “O”, com o número “0”.
SKU significa Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque). É um código usado para identificar produtos, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos.
Podemos criar um SKU divididos em 3 (três) grupos separados por traço no padrão ####-###-### (marca-tamanho-cor). O primero grupo indica o código da marca, o segundo do tamanho e o terceiro da cor.
SKU: código de uso interno do fabricante, fornecedor ou vendedor para identificar cada produto no seu inventário. Nome do produto na NF-e: nome do produto da forma como consta na NF-e. NCM: código de 8 dígitos que identifica a natureza do produto.
O código SKU é a referência do produto, por isso ele deve ser único. O código é utilizado para controle do estoque, e para lojas virtuais. e clique em 'Todas as Configurações > Cadastros > Configurações de produtos'.
O código UPC geralmente está localizado na embalagem do produto, seja na caixa, blister, rótulo ou etiqueta. Procure cuidadosamente na embalagem por um código de barras que contenha os dígitos do UPC. Geralmente, ele estará próximo a outras informações do produto, como nome, descrição e preço.
O produto é uma definição genérica de algo que é disponibilizado na sua loja, como "Camisa". Já os Stock Keeping Units (SKUs) são as variações do produto. Os produtos podem variar por modelo, cor, tamanho, entre outras características.
A ideia do SKU é diferenciar completamente cada produto. Então, se você vende um produto mas ele tem duas cores diferentes, é obrigatório que cada um tenha o seu SKU próprio. Se você vende um iPhone X, por exemplo, ele tem três variações de cor e três variações de armazenamento, totalizando nove SKUs.
O ID do SKU é o número que identifica um determinado SKU. Esta informação pode ser utilizada em chamadas de API e em investigações de cenários envolvendo um determinado SKU, por exemplo. Este número identificador é extremamente importante para qualquer ação que você deseje tomar em relação a um determinado SKU.
O Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque é um código básico que serve para identificar um material. É um número único que terá como objetivo o controle do estoque desses itens.
Tamanho: mantenha seus SKUs os mais curtos possíveis, com no máximo 16 caracteres. De acordo com o número e a variedade de produtos que você vende, talvez seja possível usar um formato de SKU com apenas 4 a 8 caracteres.
Existem diversas formas de codificar as mercadorias. No entanto, as mais comuns são: Sistema decimal: Conhecido como sistema numérico ou codificação numérica, essa forma é bastante utilizada por ser simples. Alfabética: Essa forma de codificação de materiais utiliza as letras do alfabeto para representar os itens.
Como gerar código de barras para os produtos? Se você quer aprender como fazer código de barras para produtos, saiba que existem duas formas. A primeira delas é por meio da entidade de controle de código de barras, a GS1 Brasil, e a segunda é com o apoio de uma empresa terceirizada.