Envolveu-se com a deusa Afrodite, com quem teve um filho chamado Hermafrodito. Ele também era pai de Pã, fruto de um envolvimento como Dríope, e pai de Eudoros, de um relacionamento com Polimele. Hermes também teve participação na Guerra de Troia, conflito narrado por Homero no poema épico Ilíada.
Das suas relações amorosas com deusas ou mortais surgiu numerosa descendência, como Hermafrodito (filho de Afrodite, a maior paixão de Hermes, de quem tivera também Príapo, conhecido pelo seu pénis enorme e sempre ereto), que tinha os dois sexos, Autólico, avô de Ulisses, de Êurito, um dos Argonautas, e Pã, filho de ...
Zeus casou diversas vezes. Suas esposas foram Métis, Têmis, Dione, Eurínome, Mnemosine, Leto, Deméter e Hera, sendo essas duas últimas suas irmãs. A união com Hera foi chamada de “sagrada”, por ter sido a definitiva.
Na mitologia, Hermes era filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia. Os gregos acreditavam que ele havia nascido no monte Cilene, localizado na Arcádia. Uma passagem da mitologia grega conta que esse deus roubou gado de seu irmão Apolo quando ainda era um bebê.
Apolo gostou tanto da lira que deu a Hermes o Caduceu, a vara de ouro que simboliza a paz e a cura. Hermes também era o mensageiro de Hades, e conduzia os mortos até o mundo subterrâneo.
Nos séculos seguintes foi atribuído a ele o poder de proteger os comerciantes e as negociações, além de ser a divindade dos diplomatas, dos ladrões, da astronomia e da ginástica. Hermes é responsável por guiar as almas até o submundo de Hades.
Polifonte era uma jovem trácia que rejeitou Afrodite e foi para as montanhas fazer esportes com Ártemis. Mas Afrodite teve sua vingança: a deusa com raiva fez com que a jovem se apaixonasse por um urso.
E este seria um dos casos, pois a deusa Afrodite se apaixona por Adônis, seu protegido. Mas como nem o mundo dos deuses são flores, o ciúmes de Ares, vulgo deus da guerra, pode botar a perder a paz, tranqüilidade e felicidade deste apaixonante casal.
Afrodite foi uma divindade grega conhecida como deusa do amor, da beleza e do desejo. Foi casada com Hefesto e muito cultuada em Chipre. Afrodite foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade.
Com base na narrativa, ela era uma deusa muito bela e isso despertou o interesse de outros deuses. A disputa por Afrodite ocasionou em uma briga entre os deuses interessados por ela. Por conta da confusão formada, Zeus a obrigou casar-se com Hefesto. Esse último é caraterizado como um deus mal-humorado e feio.
Qual foi o fim de Afrodite? Assim como sobre o nascimento, o fim de Afrodite também é cercado de histórias. Por ser uma deusa, ela não poderia morrer, mas alguns poetas afirmam que, ao ver seu amante Adônis ferido,a deusa teria corrido para socorrê-lo e teria se ferido no espinho de uma rosa.
Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares, Dioniso e Hermes, quanto mortais como Anquises. No entanto, foi casada apenas uma vez, com o deus Hefesto, o qual ela traia com Ares, o deus da guerra.
Atena era filha de Zeus, sendo que existem diferentes versões a respeito de seu nascimento, porém ela ficou marcada por ter nascido ao sair da cabeça de seu pai. Diversos mitos gregos narram suas histórias, sendo que ela participou ativamente da Guerra de Troia e apoiou Herácles e Perseu em suas aventuras.
A Deusa da Alma era uma das mais belas e tanta perfeição causava inveja em Afrodite. Por isso, a mãe de Eros pediu para que ele fizesse a Deusa da Alma apaixonar-se por um monstro. Certa noite, quando ia cumprir esta missão, Eros errou a mira da flecha e acabou atingindo a si mesmo.
Nas representações antigas, duas serpentes se enrolavam na sua ponta. Segundo a Astronômica de Higino, Hermes estava na Arcádia quando viu duas cobras lutando e pôs seu bastão entre elas para separá-las, dizendo que seu bastão tinha a missão de trazer a paz.
Conduzia as almas dos mortos ao mundo inferior e acreditava-se possuir poderes mágicos sobre o sono e os sonhos. Os romanos o conheciam como Mercúrio. Hermes era também o deus do comércio e o protetor dos comerciantes e dos rebanhos.