Na Georgia (Atlanta, Estados Unidos) vivia o doutor John Stith Pemberton, um químico e farmacêutico a cidade, cuja curiosidade e vontade em inovar fez com que criasse a fórmula da bebida mais vendida dos nossos dias.
Segundo a The Coca-Cola Company, apenas dois executivos têm acesso à fórmula completa a qualquer momento e eles não podem viajar juntos. Quando um morre, o outro deve escolher um sucessor dentro da empresa e transmitir o segredo a essa pessoa. A identidade dos dois executivos em posse do segredo é em si um segredo.
"O refrigerante Coca-Cola não contém cocaína nem nenhuma substância nociva à saúde", afirmou a nota distribuída à imprensa pela multinacional. O mercado brasileiro é o terceiro maior consumidor do refrigerante produzido pela empresa em todo o mundo.
O novo produto foi idealizado na filial espanhola da empresa. Foi comercializada como tendo um sabor indistinguível da Coca-Cola comum, ao contrário da Diet Coke, outra bebida diet produzida pela Coca-Cola nos EUA, que tem um perfil de sabor diferente.
Os principais investidores da Coca-Cola incluem a empresa de Warren Buffet, Berkshire Hathaway, com 9.25% das ações, e outros fundos mútuos como The Vanguard Group, com 8.51% das ações, e BlackRock, com mais de 7.19% das ações da empresa.
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”. Partiu da Coca-Cola a iniciativa de enviar o refrigerante ao espaço.
O abuso de cocaína tem suas raízes nas grandes civilizações pré-colombianas dos Andes que, há mais de 4500 anos, já conheciam e utilizavam a folha extraída da planta Erythroxylon coca ou coca boliviana, como testemunham as escavações arqueológicas do Peru e da Bolívia.
O contador de Pemberton, Frank Mason Robinson, foi o responsável por nomear o produto e criar seu logotipo. Robinson escolheu o nome "Coca-Cola" por causa de seus dois ingredientes principais (folhas de coca e nozes de cola) e por ser uma aliteração.
Além disso, a bebida possui um alto teor de açúcar, ingrediente também considerado muito viciante. Vale destacar que a quantidade de cafeína presente nos refrigerantes pode ser bem próxima do valor encontrado em uma xícara de café.
O que significa a palavra Coca-Cola de trás para frente?
Em termos de significado, "coca cola de trás pra frente" não possui um sentido literal ou profundo. É mais uma brincadeira linguística do que qualquer outra coisa. No entanto, pode ser interpretado como uma forma de exercitar a criatividade e a habilidade de jogar com as palavras.
Para celebrar o café, a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Crescem a produção e o consumo no Brasil. Celebrado anualmente no dia 14 de abril, o Dia Mundial do Café é uma homenagem à bebida mais consumida no mundo, depois da água.
Assim, se a Coca-Cola tivesse patenteado o seu 'xarope' lá no século XIX, quando foi inventada, sua fórmula hoje seria de domínio público, ou seja, qualquer concorrente poderia produzi-la livremente. A companhia então optou por proteger o produto através do que se chama de 'segredo de negócio' (trade secret).
Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, dez de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga - e 10 de óleo de canela.
2) O valor da marca Coca-Cola subiu 8% para US$ 106 bilhões. Com isso, ela avançou sete posições e voltou ao Top 10, na décima posição; 3) O setor de bens de consumo retomou a relevância de anos anteriores, com marcas relevantes voltando à lista das 100.
A Coca-Cola é uma gigante multinacional com mais de 600 marcas diferentes, ao redor do mundo. Confira agora algumas da submarcas, em que a marca é proprietária total ou parcial (aqui no Brasil), seja por criação interna ou aquisição: Fanta. Aquarius.
Qual foi o primeiro refrigerante de Cola do mundo?
Qual foi a primeira marca de refrigerante? O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.
Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.
A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4 milhões de consumidores no último ano, seguido por Brasil (2,8 milhões), os demais países sul-americanos (2,4 milhões), Reino Unido (1,1 milhões), Espanha (0,8 milhões) e Canadá (0,5 milhões), segundo dados citados no estudo.
Inebriantia, tese de 1761 de seu aluno Alander representa o primeiro esforço científico para se listar e definir as substâncias com efeitos psicoativos. O óxido nitroso, N2O, foi a primeira droga sintética, criada pela ciência.
A PepsiCo afirma que a decisão de sair da região “foi tomada com o objetivo de administrar eficientemente nossas operações em todo o Brasil e posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo, independente da recente mudança no regime tributário”.
Como a Coca-Cola foi criada? A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Originalmente, a receita deveria servir como um remédio para o estômago, um mal estar comum entre os estadunidenses da época.