Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
A Grécia clássica pode ser considerada o berço da Pedagogia, pois foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias acerca da acção pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.
O termo pedagogia surgiu na Grécia. Segundo Jaeger (1986), a origem da problemática pedagógica também seria grega, com origem nos sofistas, que teriam trazido ao plano das ideias, da sua elaboração consciente, o fazer da educação. Roma incorporou o termo e a problemática pedagógica.
O primeiro marco legal do Curso de Pedagogia é o Decreto-Lei nº. 1.190 de 4 de abril de 1939, que instituiu o curso no bojo da organização da Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil.
Conheça Jean-Jacques Rousseau, o 'pai da pedagogia moderna', e mergulhe no fascinante mundo de suas ideias revolucionárias. Neste artigo, apresentaremos a vida e o legado desse importante filósofo, destacando sua influência na educação e na formação de crianças.
O papel do pedagogo na educação é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do processo educacional. Enquanto o professor é responsável por transmitir o conteúdo didático aos alunos, o pedagogo atua de maneira mais ampla, garantindo a qualidade do ensino e contribuindo para a formação integral dos estudantes.
1. Paulo Freire. Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores que já existiram. Com seu método de alfabetização de adultos, acreditava que a função dos professores era conscientizar seus alunos acerca da sua própria condição de vida, para assim libertá-los da opressão.
Entre eles, Paulo Freire e sua pedagogia crítica que enfatiza a conscientização e a libertação; Maria Montessori, pioneira da educação infantil que introduziu o conceito de auto-educação; e Jean Piaget, que revolucionou nossa compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo infantil com sua teoria de estágios de ...
No Brasil, atualmente, há sete principais linhas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino: Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana, Tradicional e Waldorf.
A Pedagogia é uma área que tem como foco o estudo dos processos de aprendizagem e ensino, promovendo a produção, sistematização e reflexão dos conhecimentos. A palavra tem origem grega e vem dos termos paidos (“da criança”) e agein (“conduzir”). Como uma matéria de ensino, passou a ser desenvolvida ainda no século XIX.
Foram os gregos quem pela primeira vez viram que a educação tem de ser também um processo de construção consciente. Segundo Cambi (1999), Roma elaborou um modelo próprio de civilização, de economia, de Estado e de cultura com características originais e dotado de grande capacidade expansiva.
Assim, a pedra do curso de pedagogia é a Safira Azul, que remete à criatividade e à sabedoria. Além do mais, simboliza a superação dos limites e o fortalecimento da mente.
As serpentes entrelaçadas em torno do bastão representam o conhecimento e a sabedoria. A cor dourada é a representação da luz do saber e, por fim, a Flor-de-Lis representa a orientação.
O salário médio de um Pedagogo no Brasil é de R$ 2.239,70. Os estados onde a profissão de Pedagogo têm os melhores salários são Ceará, Roraima e Distrito Federal. As especialidades com os melhores salários são Designer Educacional, Supervisor de Ensino e Coordenador Pedagogico.
Terceiro setor. A atuação do pedagogo dentro do terceiro setor se faz em ONGs, OSCIPs, Sindicatos e outras associações, na coordenação de programas e projetos de natureza educativa, nas áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde, meio-ambiente, trânsito, promoção social, lazer, recreação, etc.
Quem é formado em Pedagogia pode dar aula no Ensino Médio?
Sim, os pedagogos são habilitados para dar aulas normalmente. Porém, seu currículo de conhecimento abrange os anos iniciais de formação. Isso quer dizer que não é possível dar aulas de áreas específicas, como História ou Geografia para Ensino Fundamental e Médio. Nesse caso, é preciso ter formação nessas duas áreas.
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
Por isso, separamos algumas informações sobre os principais nomes da pedagogia: Paulo Freire, Lev Vygotsky, Maria Montessori, Jean Piaget, Auguste Comte, Emilia Ferreiro e Henri Wallon.
O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.