Mussolini foi o fundador do fascismo, que incluía elementos de nacionalismo, corporativismo, capitalismo monopolista, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social, colaboração de classes, antiliberalismo, anticomunismo e oposição ao capitalismo liberal, se opondo também às ideias de luta de classes e do ...
Benito Mussolini após ser expulso de sua posição como editor-chefe do jornal Avanti! do PSI por sua postura pró-Entente, aderiu à causa intervencionista em um fasci separado. O termo "fascismo" foi usado pela primeira vez em 1915 por membros do movimento de Mussolini, o Fasci d'Azione Rivoluzionaria.
Título: O coletivista Gentile, pai do fascismo italiano
ESTADO: O filósofo italiano Giovanni Gentile, que José Serra citou em sua crítica ao PT, foi um aplicado estudioso de idéias políticas e de educação - mas ele passou à História, de fato, como o mentor intelectual do fascismo.
A tradição romana é aqui uma ideia de força. Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".
Mussolini foi o fundador do fascismo, que incluía elementos de nacionalismo, corporativismo, capitalismo monopolista, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social, colaboração de classes, antiliberalismo, anticomunismo e oposição ao capitalismo liberal, se opondo também às ideias de luta de classes e do ...
A Queda do fascismo refere-se a uma série de eventos ocorridos na Itália em 1943, que levaram à derrubada de Benito Mussolini. Mussolini seria preso e depois libertado pelos alemães, constituindo posteriormente a República Social Italiana.
Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
Assim como o Fascismo, o Nazismo defendia o controle total do Estado pelo partido, o ultranacionalismo, o militarismo e a crença da superioridade racial, mas em uma forma ainda mais radical.
Falava cinco línguas, leu Hegel e Nietzsche e, enquanto diretor do Avanti! (jornal do Partido Socialista, do qual foi um membro proeminente), era idolatrado pelos leitores, elevando a tiragem da publicação a números inéditos.
Nesse momento, Mussolini advogava pelas ideias que a ascensão dos trabalhadores deveria acontecer pelo uso da força e pela via revolucionária e tornou-se um dos grandes nomes que defendiam o antinacionalismo e antimilitarismo da Itália.
A queda do fascismo se deu como um desdobramento da Segunda Guerra Mundial. Em 1943, tropas aliadas invadiram o sul da Itália e foram avançando aos poucos no território do país. Em julho de 1943, Mussolini foi demitido da função de primeiro-ministro pelo rei e preso em seguida.
Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
Na ditadura de Mussolini a frase mais habitual era “Mussolini tem sempre razão”, sendo um dos principais slogans do regime fascista[7]. E, com essa frase, os militantes interrompiam qualquer debate.
Qual a principal diferença entre o nazismo e o fascismo?
O nazismo, surgido na Alemanha, foi liderado por Adolf Hitler e influenciado pela ideia de superioridade racial ariana. Enquanto isso, o fascismo, com origem na Itália e liderado por Benito Mussolini, enfatizava o nacionalismo, o corporativismo e a devoção ao Estado.
Qual a diferença entre nazismo, fascismo e stalinismo?
A principal diferença entre as deportações nazistas e stalinistas estava em seu propósito: enquanto a Alemanha nazista realizava limpeza étnica para produzir a purificação do seu território, a União Soviética de Stalin realizava limpeza étnica a fim de remover as minorias de áreas estrategicamente importantes.
Enquanto o Socialismo (que seria a "ponte" para o Comunismo, que nunca existiu na prática) é uma ideologia que envolve o sistema político e econômico mundial, o Nazismo defende abertamente o extermínio de etnias em seus ideais.
O líder italiano Benito Mussolini morreu no dia 28 de abril de 1945 quando tentava fugir de Itália. Foi executado por resistentes anti-fascistas no norte do país e o seu corpo e o da amante, Claretta Petacci, exibidos em público.
De fato, o fascismo conseguiu subjugar aparelhos de Estado específicos de mobilização de massas (partidos, sindicatos, etc.), fenômeno que, em geral, não se encontra, ao menos na mesma medida e sob a mesma forma institucional (condicionando a própria forma de Estado), nos outros regimes de exceção.
A Itália se manteve ao lado de Hitler na guerra, mas buscava, em segredo, negociar a paz. Os Aliados, no entanto, só aceitavam a rendição incondicional. Nas ruas da Itália, a população começou a destruir os símbolos fascistas e a exigir a liberdade dos prisioneiros condenados pelo Tribunal Especial Fascista.
Para além da repressão brutal aos opositores, ele expandiu os domínios coloniais italianos na África, cometendo uma série de crimes de guerra, incluindo o uso de armas químicas na Líbia e o massacre de civis na Etiópia.
Já no século XX, Mussolini sustentava a ideia de que era necessário recuperar a honra e o orgulho italianos, e viu na conquista da Etiópia uma forma de fazê-lo. Ordenou a conquista do território africano com tropas que somavam mais de 200.000 homens e autorizou o uso de armas químicas.