Sendo assim, as portarias devem ser indicadas pelos chefes dos órgãos públicos, que as direciona aos seus subordinados, determinando a realização de atos especiais ou gerais.
Um agente de portaria é um profissional responsável por monitorar, verificar e estar atento ao controle de acesso, liberando ou proibindo entradas, orientando os moradores, visitantes e prestadores de serviço na recepção do prédio.
O zelador é o empregado que tem contato direto com a administração do condomínio, que seja o proprietário, o síndico, o cabecel ou seus representantes legais, auxiliando nos recebimentos e pagamentos a serem efetuados pelos mesmos a acatar e cumprir as determinações destes.
O regime jurídico da portaria é o seguinte: a) ato administrativo interno; b) editado por autoridades administrativas superiores (ou por Ministros de Estado, exclusivamente); c) dirigindo-se a funcionários subalternos; d) matéria de serviço (geral); e) formalizando situações concretas e individuais (especial): ...
QUEM MANDA NO POSTO - VIGILANTE OU PORTEIRO - SEGURANÇA PATRIMONIAL DIVIDIDA - APRENDA QUEM É QUEM!
O que faz líder de portaria?
Lidera e acompanha os serviços efetuados pela equipe na portaria, acompanha e atende a portaria fazendo o controle de acesso de veículos, funcionários, visitantes. Elabora relatórios de portaria com as ocorrências diárias.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Fiscalizar, observar e orientar a entrada e saída de pessoas, receber, identificar e encaminhar as pessoas aos destinatários. Abrir e fechar as dependências de prédios. Receber a correspondência e encaminhá-la ao protocolo.
Sendo assim, as portarias devem ser indicadas pelos chefes dos órgãos públicos, que as direciona aos seus subordinados, determinando a realização de atos especiais ou gerais. Logo, elas auxiliam a necessidade do administrador na execução do texto legal.
Uma Portaria possui as seguintes partes: a Parte Inicial, com a epígrafe, a ementa, o preâmbulo; a Parte Deliberativa, com o(s) dispositivo(s) oficial(is);
Hoje quem trabalha como Porteiro ganha em média um salário de R$ 1.335,00. E antes de se tornar Porteiro, 4% foi Auxiliar Administrativo e depois 8% se tornou Vigilante.
O Chefe de Portaria (edifício) administra edifícios e condomínios, atendendo condôminos, supervisionando a conservação predial, monitorando o funcionamento dos equipamentos, fazendo a gestão de suprimentos e materiais, supervisionando a limpeza e a organização das áreas comuns, coordenando e supervisionando equipe de ...
Portaria é o ato normativo interno pelo qual os mi- nistros e seus secretários, estes somente no âmbito de sua competência material, estabelecem regras, baixam instruções para aplicação das leis ou tratam da organi- zação e funcionamento de serviços de acordo com a sua natureza administrativa.
Coibir, enfrentar ou agir em caso da ação maliciosa de pessoas não é a função do porteiro, embora seja a dele a função de notificar de forma discreta os serviços de segurança.
É ele quem recebe os visitantes e permite, ou não, a entrada. Para isso, o procedimento é sempre identificar quem é a pessoa que chegou, contatar o morador ou responsável pelo apartamento e, de acordo com a resposta do condômino, liberar o visitante para entrar ou negar a sua entrada no ambiente.
As portarias, como os demais atos administrativos inter- nos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.
De forma resumida, o porteiro é o responsável por autorizar ou não a entrada de pessoas e veículos, receber encomendas e liberar visitas. É também a primeira impressão do prédio ou condomínio. Além dessas tarefas básicas, o profissional de portaria também exerce muitas outras atividades.
As resoluções dispõem sobre questões de ordem administrativa ou regulamentar, sendo, em regra, de competência do Conselho Superior, podendo ser emitidas por outros órgãos colegiados desde que possuam competência estabelecida em ato normativo ou formalmente delegada.
As responsabilidades de agentes de portaria variam conforme o tipo de estabelecimento onde trabalham, mas o papel central sempre envolve a segurança. A rotina engloba vigiar e monitorar a entrada de pessoas e veículos e, às vezes, "patrulhar" prédios e passeios internos para evitar problemas ou situações de perigo.
Gerir a equipe de portaria e assistentes de pátio; Realizar o planejamento dos trabalhos a serem executados; Efetuar a organização da escala de trabalho; Supervisionar e orientar…
Trata-se de um instrumento de regulamentação interna e externa de processos na esfera governamental. As portarias são responsáveis por estabelecer diretrizes, instruções e procedimentos específicos que devem ser seguidos pelos servidores públicos municipais.
O que o Supervisor de Portaria faz? Lidera e acompanha os serviços efetuados pela equipe na portaria, acompanha e atende a portaria fazendo o controle de acesso de veículos, funcionários, visitantes. Elabora relatórios de portaria com as ocorrências diárias.