Barrabás, assustado, pôs-se em pranto, e vergado de dor, angústia e espanto, viu-se debaixo do temporal rude e violento, preso às cadeias do arrependimento. Solitário, desceu chorando as pedras do calvário, falando a sós consigo, alarmado e também abatido: “Graças te dou, meu Deus, por haver compreendido!
Era muito provavelmente integrante do partido judeu que lutava contra a dominação romana denominado zelote. Segundo textos, quando Jesus foi acusado pelos sacerdotes judeus perante Pôncio Pilatos, o governador da Judeia, depois de interrogá-lo, não encontrou motivos para sua condenação.
Pilatos é levado como prisioneiro com ela a Roma para ser julgado, mas toda vez que o imperador vê Pilatos para condená-lo, sua raiva se dissipa. Isso se revela porque Pilatos está vestindo o casaco de Jesus; quando o casaco é removido, o imperador o condena à morte, mas Pilatos comete suicídio primeiro.
Ali o crucificaram juntamente com dois outros: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos escreveu também um letreiro e mandou colocá-lo no alto da cruz. Nele estava escrito: “Jesus de Nazaré, o rei dos judeus”.
O Martirológio Romano, o catálogo dos santos considerados oficiais pelo Vaticano, registra-o como o "santo ladrão, chamado Dimas, segundo a tradição". E o define como aquele "que na cruz professou a fé em Cristo e mereceu ouvir dele estas palavras: 'Hoje estarás comigo no paraíso'".
Nos Evangelhos, Barrabás é citado apenas por este seu apelido, mas já Orígenes, um escritor cristão do século III, afirma que o seu nome próprio era, curiosamente, Jesus! Por isso, na versão ecuménica da Bíblia, lê-se: “quem quereis que vos solte: Jesus Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo?” (Mt 27, 17).
O que aconteceu com Petronius depois da morte de Jesus?
Os dois se reconciliam e ele pede a mulher em casamento, que prontamente aceita. No último capítulo da novela Jesus, Petronius é batizado por Pedro (Petrônio Gontijo) e comemora sua nova fase na vida, ao lado dos seguidores do filho de Deus.
O que aconteceu com Pilatos depois da morte de Cristo?
Depois da morte Jesus só há duas menções a Pilatos, sobre novos incidentes. Foi afastado após dez anos em seu cargo e chamado a Roma. Como era inverno, ano 36 ou 37, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra.
O que aconteceu com Barrabás depois que ele foi solto?
Depois de solto naquela fatídica sexta-feira, foi visto durante certo tempo lixando, na base da lima, pedriscos irregulares para transformá-los em pedregulhos redondos, que depois eram ensacados e levados por escravos à Via Sacra, para pavimentá-la. Belo castigo para quem se safou no páreo contra o Salvador do mundo.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
Em sua primeira novela na Record TV, Rodrigo Andrade interpretou Simão Zelote, irmão de Barrabás (André Gonçalves), um homem de intensa lealdade, coragem e zelo. Será um dos discípulos de Jesus.
Foto: 'Barrabás da novela 'Jesus' tem uma dor por trás: a mãe foi vendida como escrava, o pai morreu na fogueira...', frisa André Gonçalves - Purepeople.
Barrabás era um criminoso, responsável pelos distúrbios, assassinatos e roubos. Ele era um assassino [Grego Βαραββᾶς], um criminoso escolhido pela multidão por instigação de sacerdotes em vez de Jesus Cristo, quando Pôncio Pilatos propôs a libertação de um dos prisioneiros na ocasião da Páscoa.
Em toda Festa da Páscoa, Pilatos costumava soltar um dos presos, a pedido do povo. Naquela ocasião estava preso um homem muito conhecido, chamado Jesus Barrabás.
Por que Jesus foi crucificado no lugar de Barrabás?
"Basicamente, ele foi acusado de ser um impostor. Essa acusação veio dos líderes religiosos dos judeus que viviam ali nessa época que o apresentavam como um inimigo de César, como alguém que se apresentava como 'rei'", argumenta o vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do instituto católico Lay Centre de Roma.
Tiago Menor, apóstolo de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e Irmão de Judas Tadeu. Era filho de Alfeu, um irmão de São José, e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima.