Jean Grey se transforma na Fênix em Uncanny X-Men # 101, de 1976 (também publicado pela RGE). Ela praticamente morre devido a forte radiação, quando tenta reentrar na atmosfera terrestre (após a batalha contra Steven Lang e suas sentinelas, na estação espacial do Projeto Armageddon) pilotando um Space Shuttle.
Não tendo esperança de sobrevivência e querendo poupar sua colega de equipe de mais esse sofrimento, Wolverine, aparentemente, matou Jean, desencadeando a consciência da Fênix dentro dela e ressuscitando-a.
Mas, assim como aconteceu com Noturno, ela morreu e ressuscitou várias vezes durante a Era Krakoana. E, assim como Noturno, ela participou de uma campanha contra a Forja Orchis, que fabrica Sentinelas Nimrod. Para conseguir impedir os inimigos ela se sacrificou quase 30 vezes, no processo de morte e ressurreição.
A explosão a deixou inconsciente e a deixou incapaz de se transformar na Fênix Negra, evitando assim sua crise de consciência e posterior morte. Capturada pelo império alienígena, Jean recebeu uma operação para impedir o uso de seus poderes e foi autorizada a retornar à Terra sã e salva.
Jean Grey mata professor Xavier DUBLADO | X Men o confronto final (2006)
Porque a mística morre em Fenix Negra?
A complexidade do impacto da Força Fênix no psicológico de Jean Grey é meio que esquecida em X-Men: Fênix Negra. É incompreensível o porquê de ter caído em desgraça desde o início. Suas explosões iniciais de poder são completamente involuntárias, incluindo a que matou a Mística.
No começo dos anos 2000, Grant Morrison decidiu matar a Jean Grey do universo principal da Marvel. Desde então, a personagem teve breves aparições em flashbacks ou alucinações, mas nunca pisou de novo no mundo dos vivos.
Então, Jean Grey acorda na pós-vida, no traje branco e dourado da Fênix, sendo cumprimentada pela Morte. Explica que ela foi uma das poucas pessoas que estivera ali duas vezes, ainda que, para ela, a primeira e a segunda vezes tenham ocorrido ao mesmo tempo e que, na primeira vez, tenha sido tecnicamente como a Fênix.
Agora, Simon Kinberg, diretor do longa-metragem, simplesmente confirmou que é exatamente isso que acontece. A Mística morre e ele até já revelou por quê.
Até o final do episódio, como era costume na maioria dos capítulos da série original, as coisas se resolvem na medida do possível, com o clone voltando a si, após uma conversa com a Jean Grey original, assumindo uma nova persona, chamada Madelyne Pryor.
Jean Grey é uma mutante nível ômega e o principal avatar da Força Fênix, no qual manifesta poderes cósmicos. A telepatia, telecinese e empatia de Jean são drasticamente aumentadas quando em contato com a Fênix, além de poder viajar no vácuo do espaço que vai além da velocidade da luz.
Não tendo esperança de sobrevivência e querendo poupar sua colega de equipe de mais esse sofrimento, Wolverine mata Jean, desencadeando a consciência da Fênix dentro dela e ressuscitando-a para se salvarem.
Danos ao seu tecido biológico são curados de forma relativamente rápida e Mística pode obter resistência a venenos. Seus aprimoramentos permitiram que ela recuperasse rapidamente membros decepados e se recuperasse rapidamente de lesões quase fatais. Seus poderes garantem imunidade a doenças.
Ou seja, na prática, a Força Fênix tem tanto interesse na mutante porque Jean Grey é uma das poucas que conseguem empunhar todo este poder cósmico, tanto para o bem quanto para o mal.
Se você quer a explicação fora do universo, é porque Jennifer Lawrence odiava estar nos filmes dos X-Men (e com razão, a maioria deles é ruim), então ela forçou os roteiristas a matar sua personagem para não ter que aparecer para filmar o filme inteiro.
Nele, vemos o surgimento de uma nova versão de Jean Grey conhecida como Madelyne Pryor, que ganha destaque no terceiro episódio, Fogo Encarnado. Uma figura polêmica nas HQs, ela aparece na série animada com uma origem diferente, mas um propósito parecido.
É justamente nessa cena pós créditos que descobrimos que antes de morrer, Professor X utilizou sua telepatia para transferir sua mente para o corpo vegetativo no laboratório de Moira. E é assim que Charles permaneceu vivo.
Sobrevivência ao vácuo: A Força Fênix permitiu a Jean a capacidade de sobreviver ao vácuo espacial através de uma aura de energia psiônica cósmica que foi projetada ao redor de seu corpo, se manifestando em uma grande fênix no final.
A wanda teve mais aparições e tempo de tela, tendo até msm série onde foi explorado vários poderes dela, já a Jean n teve tudo isso, então é claro qui a Wanda ganha.