Dois profetas de Deus PEDIRAM A MORTE: Jonas e Elias. JONAS pediu a MORTE, porque NÃO GOSTOU de ver QUE a CONTRIÇÃO dos ninividas TOCOU o coração de Deus a ponto de Deus não destruir a cidade conforme Jonas HAVIA profetizado (Jn 3:10; 4:1-3).
Estes personagens, que são Moisés, Elias, Jó, Jonas, Rebeca, Jeremias e Davi, têm muito a nos ensinar, assim como podemos aprender com a forma com que Deus cuidou de cada um deles.
Quais foram as pessoas na Bíblia que desejaram a morte?
Estes personagens, que são Moisés, Elias, Jó, Jonas, Rebeca, Jeremias e Davi, têm muito a nos ensinar, assim como podemos aprender com a forma com que Deus cuidou de cada um deles.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
De acordo com esse versículo, por que eles queriam que Jeremias fosse morto? (Eles pensavam que ele estava influenciando os soldados de Jerusalém a não lutar contra os babilônicos.)
JONAS pediu a MORTE, porque NÃO GOSTOU de ver QUE a CONTRIÇÃO dos ninividas TOCOU o coração de Deus a ponto de Deus não destruir a cidade conforme Jonas HAVIA profetizado (Jn 3:10; 4:1-3).
Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer.
Elias teve medo e fugiu para salvar a própria vida. Quando chegou a Berseba de Judá, deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou aonde havia uma giesta, sentou‑se debaixo dela e orou, pedindo a morte: ― Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.
4 E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e chegou, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 5 E deitou-se, e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
A morte, entre eles, é desnaturalizada e ritualizada. Em contraposição, os neopentecostais vêem a morte como uma ruptura natural da vida, sem ritualizá-la no espaço sagrado. Para eles, a morte opõe-se à busca incessante, no presente, das bênçãos divinais, em especial as materiais e as relacionadas à cura do corpo.
O profeta, porém, teve que enfrentar uma nova provação: ele, que lutou tanto pela fé, teve que escapar da ira da rainha Jezabel, esposa idólatra de Acabe, que queria a sua morte. Exausto e atemorizado, Elias pediu a Deus para morrer, caindo em um sono ininterrupto.
Se te agradas de mim, não me deixes ver a humilhação e minha própria ruína. Quanto a ele, fez pelo deserto a caminhada de um dia e foi sentar-se debaixo de um pé de giesta, uma espécie de arbusto, e ali orou pedindo para si a morte, dizendo: “Agora basta, ó Yahweh! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais!”
Em 1 Reis 17.1 inicia a narrativa a que se refere Tiago: Elias, que era de Tisbe, em Gileade, disse ao rei Acabe: “Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!”.
Mas Deus tinha um renovo pra Ele e tem você também! “Elias ficou com medo, levantou-se e, para salvar a vida, se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá. E ali ele deixou o seu servo.
Qual foi o profeta que pulou sem tocar os pés no chão?
Com isso Pedro tomou o coxo pela mão e o ajudou a levantar-se. Ao fazer isso, os pés e os tornozelos do homem foram curados e ficaram tão fortes que ele se levantou de um pulo e começou a caminhar! Então, caminhando, pulando e louvando a Deus, entrou no pátio do templo com eles.
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
Os homens não queriam jogar Jonas ao mar. Eles tentaram levar o navio para a terra, mas a tempestade estava muito forte. Por fim, Jonas foi lançado ao mar. A tempestade parou, mas então Jonas foi engolido por um peixe.
Jonas é o personagem central do livro de Jonas, no qual Deus ordena que ele vá à cidade de Nínive para profetizar contra ela "porque a sua maldade subiu até a minha presença", mas Jonas, em vez disso, tenta fugir da "presença do Senhor" indo para Jafa (às vezes transliterado como Jopa ou Jope) e navegando para Társis.
Elias teve medo e fugiu para salvar a própria vida. Quando chegou a Berseba de Judá, deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou aonde havia uma giesta, sentou‑se debaixo dela e orou, pedindo a morte: ― Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.
Jacó não viu o todo poderoso Espírito, mas somente uma manifestação que, nessa ocasião, Deus houve por bem revelar. E isso deu a Jacó o direito de dizer que “viu a Deus”, assim como nos, por exemplo, dizemos que vemos a eletricidade, quando um raio corta o céu.
Talvez você não viva em um lugar ermo ou despovoado, mas esteja se sentindo solitário e sem esperança. A Bíblia apresenta alguns personagens que enfrentaram a solidão. Elias ficou vários dias sozinho junto ao ribeiro de Querite (I Re. 17:1-7).