Quem não deve usar a Benzetacil? As pessoas alérgicas a todos os tipos de penicilina não devem tomar a Benzetacil. O medicamento deve ser utilizado com cautela em grávidas e lactantes, e em indivíduos com história de alergias intensas e asma.
Quais são as pessoas que não podem tomar Benzetacil?
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) deve ser utilizado com cautela, em indivíduos com história de alergia intensa e/ou asma. Se ocorrer reação alérgica, a administração de Benzetacil® deverá ser interrompida, e o paciente receber tratamento adequado.
O Benzetacil pode causar alergia grave ou choque anafilático com sintomas que podem iniciar imediatamente após a injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária ou sensação de queimação nos olhos.
Deve-se evitar a administração em vasos sanguíneos e nervosos, ou próximo a estes, uma vez que tais injeções podem provocar lesões neurovasculares dolorosas.
Indicação. Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G: • Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A INJEÇÃO DE BENZETACIL
Que tipo de doença a Benzetacil cura?
Para que serve a Benzetacil? É um antibiótico injetável utilizado para tratar infecções bacterianas causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G, a exemplo de inflamações na garganta, como amigdalites, faringites, epiglotites, e, ainda, otites, sinusites, infecções de pele, sífilis, entre outras condições.
Interações medicamentosas. Os pacientes que usam anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR. Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são: Tatraciclina.
Tem ação relativamente rápida, sendo possível notar melhora no quadro infeccioso 24 horas após a administração injetável do medicamento, com concentração circulante “no sangue por até 30 dias, dependendo da dose”. É também seguro para uso em gestantes e usado como principal tratamento de sífilis congênita.
Quanto tempo depois da Benzetacil a garganta melhora?
Este antibiótico é rapidamente absorvido pelo organismo após a aplicação intramuscular e algumas pessoas podem notar sinais de melhora já nas primeiras 24 horas.
O Benzetacil é denso e viscoso. Por isso, deve ser liberado lentamente no músculo, o que é feito por meio de uma injeção. A dor ocorre porque, na aplicação, a injeção rompe a fibra muscular.
Os efeitos adversos mais frequentes do benzetacil incluem náuseas, vômitos, diarreia, cefaleia e monilíase oral ou vaginal. Consulte um Clínico Geral para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais. Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta.
Isso porque se a infecção de garganta for tratada corretamente, a doença não existirá – isso é o que chamamos de profilaxia primária. A melhor forma de tratar essa infecção é com uma injeção de penicilina benzatina (o popular Benzetacil), que com apenas uma dose é capaz de tratar da infecção de forma completa.
A azitromicina, em dose única de 2,0 g oral, foi equivalente à benzetacil para o tratamento da sífilis precoce em pessoas sem infecção por HIV. Uma única dose oral de azitromicina pode ser uma alternativa viável à benzetacil para tratar a bouba em pacientes pediátricos.
É normal sentir dor na perna quando toma Benzetacil?
A Benzetacil normalmente dói porque o medicamento é aplicado no músculo e apresenta uma consistência viscosa, sendo absorvido lentamente pelo organismo. Essas características favorecem o afastamento das fibras musculares no momento da injeção, resultando em dor.
REAÇÕES COMO ANEMIA HEMOLÍTICA 13, LEUCOPENIA 14, TROMBOCITOPENIA 15, NEUROPATIA 16 E NEFROPATIA 17 SÃO INFREQÜENTES E ESTÃO ASSOCIADAS COM ALTAS DOSES DE PENICILINA POR VIA PARENTERAL. COMO COM OUTROS TRATAMENTOS PARA SÍFILIS 18, CASOS DE OCORRÊNCIA DE REAÇÃO DE JARISCH-HERXHEIMER FORAM RELATADOS.
Para o tratamento padrão da sífilis latente tardia, da sífilis latente de duração desconhecida ou da sífilis terciária é recomendado: Penicilina G benzatina (Benzetacil), 1 injeção de 2,4 milhões de unidades, 1 vez por semana, durante 3 semanas, aplicada no músculo.
Pode fazer exercício físico depois de tomar Benzetacil?
“Os anti-inflamatórios devem, sim, ser evitados, assim como medicamentos que possam comprometer o ritmo cardíaco e os de ação central, que podem dar sonolência, confusão ou perda do controle motor. Além de comprometer o rendimento, eles podem trazer até risco para o praticante de atividade física”, fala Buzatto.
A Penicilina Benzatina, mais chamada pelo nome comercial de Benzetacil, é um antibiótico injetável muito conhecido pela dor causada pela aplicação. Além da agulhada, a textura viscosa do medicamento também é responsável pelo desconforto que, em alguns pacientes, dificulta até o caminhar.
Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.
O volume máximo é de 4 mL para adultos [3,4]. Devido a proximidade de nervos e vasos sanguíneos, bem como relato de dor e desconforto maiores que em outros sítios, esse músculo deve ser reservado para situações nas quais as demais áreas estejam contraindicadas [3,6].
Sendo assim, sua combinação com qualquer outra solução injetável deve ser evitada. Por isso, o uso de benzetacil diluído com ampola de diclofenaco não é recomendado (1).
É verdade que não pode comer ovo quando toma Benzetacil? Clínica médica e Neurologia. Depende. Se for uma quantidade pequena de bebida, pode tomar já no mesmo dia ou no dia seguinte, porque embora não seja o recomendado, não existe contraindicação absoluta.
Pode tomar refrigerante depois de tomar Benzetacil?
Nada de leite, suco, refrigerante. Muita gente acredita que o álcool corta o efeito do antibiótico, mas não é por isso que devemos evitar o consumo. O álcool não corta o efeito, mas pode aumentar a irritação na mucosa do estômago e você pode ficar bêbado e esquecer de tomar o próximo comprimido.