Quem não registra não é dono do imóvel?

A propriedade de bens imóveis somente se transfere após o registro em cartório do título em nome do novo dono.
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Quem não tem escritura não é dono?

Sem o registro da compra e venda na matrícula do imóvel não se tem sua propriedade. Para que o comprador seja considerado de fato o dono do imóvel, não basta que faça o pagamento para o vendedor, mais do que isso, não basta que assine um contrato de compra e venda com a pessoa que está vendendo.
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O que acontece quando o imóvel não é registrado?

Se a venda do imóvel não for registrada, o bem permanece em nome do vendedor. Neste sentido, caso este venha a ter dívidas ou pendências em seu nome, eventuais credores podem pleitear o bloqueio ou penhora do imóvel, ainda que este tenha sido vendido.
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Quem registra não é dono?

É muito comum o ditado “quem não registra não é dono” no âmbito do direito registral, mas nem todos conhecem seu significado. Significa dizer que a propriedade de bens imóveis somente se transfere após o registro em cartório de registro de imóveis, do título em nome do novo dono.
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Quem não transfere não é dono?

No direito brasileiro a celebração do contrato particular de compra e venda não transfere o domínio. Ou seja, o comprador não é dono do bem.
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Quem não registra, não é dono - Por Luana Stein

Quem é o proprietário de um imóvel?

Quem é o proprietário do imóvel segundo o Direito Brasileiro. Sendo muito direta, o dono ou proprietário do imóvel é aquele que faz o registro desta condição na matrícula do imóvel. Ou seja: quem não registra, não é dono. Não importa se pagou, assinou escritura de compra e venda etc.
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É possível usucapião de imóvel registrado?

Sim, é possível. Um dos principais requisitos da Usucapião é o tempo de posse. Na Usucapião Extraordinária, como você viu acima, o tempo necessário para adquirir a propriedade fica na faixa de 10 e 15 anos. Às vezes, completar todos esses anos pode ser uma tarefa difícil.
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Quais são os direitos de quem não é registrado?

Salário mínimo nacional ou da Categoria: Quem não tem carteira assinada tem o direito de receber o salário mínimo nacional ou o salário mínimo da categoria, ou seja, seu salário não pode ser abaixo do salário mínimo. Horas extras: Se fizer hora extra, você tem o direito de recebe-las.
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Quem é considerado proprietário?

O proprietário é reconhecido no artigo 1.228 do Código Civil, este é reconhecido legalmente como dono de um patrimônio, é a pessoa que tem direito de uso (servir-se), gozar (usufruir) e dispor (transferir) a coisa, além de revisar em caso de uso ou posse indevida, por exemplo, fazer abertura de processo caso terceiros, ...
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É crime não registrar?

Apesar de não ser crime deixar de registrar a carteira do empregado, é uma infração sujeita a multa de R$3.000,00, como previsto no artigo 47 da CLT: Art.
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É possível vender um imóvel sem registro?

Porque a venda de imóvel de loteamento sem registro é proibida pela lei. Ou seja, não é válido. Desta forma, constatada a ilicitude do objeto do contrato de promessa de compra e venda, a conclusão é pela sua nulidade (art. 166, II e VII do Código Civil).
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Como transferir imóvel sem registro?

Uma das opções para regularizar o imóvel sem escritura é localizar os antigos proprietários. Uma abordagem direta e eficaz consiste em formalizar a aquisição do imóvel através da participação dos antigos proprietários durante a elaboração da Escritura Pública de Compra e Venda em um Cartório de Notas.
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Quanto tempo posso ficar sem registrar um imóvel?

Prazo de registro: 30 dias.
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Quantos anos tem direito ao usucapião?

Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.
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Qual documento substitui a escritura de imóvel?

Geralmente, o prazo para a conclusão do registro é de 30 dias após a regularização da escritura. Caso o imóvel seja financiado, a escritura será substituída pelo contrato com o banco, já que o documento será emitido após a quitação.
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Como comprovar propriedade de imóvel sem escritura?

Uma das opções para regularizar o imóvel sem escritura é localizar os antigos proprietários. De forma simples e eficiente, é possível formalizar a aquisição do imóvel com a participação dos antigos donos no ato de Lavratura Pública de Compra e Venda, em Cartório de Notas.
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Quem é o verdadeiro dono de um imóvel?

Para descobrir quem é o dono do imóvel basta verificar o registro imobiliário pela sua matrícula, transcrição ou inscrição, que fica arquivado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade ou comarca onde o imóvel está localizado.
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Como provar que sou proprietário de um imóvel?

Outros documentos também podem ajudar nessa comprovação:
  1. Escritura de compra e venda;
  2. Certidão de registro imobiliário;
  3. Matrícula do imóvel;
  4. Contrato de compra e venda;
  5. Recibos de pagamento de impostos e taxas;
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Quem tem escritura é dono do imóvel?

Agora você já sabe que apenas com a escritura do imóvel, você não é dono do imóvel. Para tanto, é preciso fazer o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis de onde está situado o imóvel.
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O que acontece se não for registrado?

Quando o registro em carteira não é feito, o empregador deixa de fazer o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ainda, o empregado não estará protegido pelas previsões existentes em norma coletiva.
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Quem não é registrado tem direito a acerto?

Como explicamos na introdução, independentemente do funcionário estar ou não registrado, se ele trabalhou na sua empresa (e consegue comprovar isso), você terá de fazer o acerto trabalhista, da mesma forma que faria com os funcionários registrados.
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É obrigatório ser registrado?

De acordo com o artigo 13 da CLT, o registro na CTPS do empregado é obrigatória para que qualquer emprego seja exercido, até mesmo os temporários e para aqueles que estejam em período de teste antes da efetivação.
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O que você preciso provar para ter usucapião?

Documentos que comprovem o tempo de moradia no imóvel, tais como: contas de água, de telefone ou de energia elétrica; Notas fiscais de eventuais gastos com edificação, reformas ou conservação do imóvel; Testemunhas com qualificação completa (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF e endereço);
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Como fazer usucapião de imóvel que não tem matrícula?

A inexistência de matrícula e/ou origem registral não é, nunca foi e nem poderá ser óbice para o procedimento de Usucapião que tem em sua gênese justamente estampar no espelho registral a realidade fática consolidada no tempo, chancelada com a presença de todos os requisitos legais.
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Qual é o usucapião de 5 anos?

A Usucapião Especial Urbana tem como requisitos objetivos, como se verá mais à frente "(i) posse ininterrupta, direta e exclusiva por cinco anos; (ii) imóvel urbano de até 250m²; (iii) destinação/utilização para moradia própria ou familiar; (iv) não ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural".
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