A pessoa que nasce na Guiana Francesa é chamada franco-guianense. Além disso, o indivíduo que nasce no território ultramarino é considerado cidadão francês e, por consequência, cidadão europeu.
A República Cooperativista da Guiana é conhecida como “a terra das muitas águas” uma referência aos numerosos rios que possui o país. Tem uma superfície de 214.969 quilômetros quadrados dos quais mais de 80% é floresta. O país tem uma das maiores florestas virgens da América do Sul.
A Britannica conta que os chamados “indo-guianenses” (guianenses descendentes do sul da Ásia) formam o maior grupo étnico do país, representando cerca de dois quintos da população. “Seus ancestrais chegaram principalmente como trabalhadores contratados da Índia para substituir os africanos no trabalho das plantações.
Qual idioma é falado na Guiana? O inglês é a língua oficial. No entanto, devido à diversidade de população, também é falado o crioulo guianense, as línguas caribenhas e arawak, e o hindustani caribenho, um dialeto do hindi, e do chinês.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
A independência nacional foi obtida em 1966, ano em que o país passou a integrar a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.
A Guiana foi colonizada pela Grã-Bretanha até o começo do século XX. A Guiana Francesa ainda é um território ultramar da França. A Guiana Portuguesa foi colonizada por Portugal e pertence ao Brasil.
As crianças nascidas no Reino Unido de pais não britânicos podem se qualificar para a cidadania britânica, mas isso depende de duas condições: a data de nascimento e as circunstâncias de seus pais.
A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.
Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul.
Essequibo, com aproximadamente 160 mil km² (pouco maior que o Estado do Ceará), representa 70% do território guianês. É uma região rica em minerais como ouro, cobre, diamantes e, recentemente, lá também foram descobertos enormes depósitos de petróleo e outros hidrocarbonetos.
A Lei do Trabalho e a Lei do Conselho de Salários descrevem quaisquer requisitos relacionados ao pagamento de funcionários. A partir de julho 1, 2022, o salário mínimo para trabalhadores do setor privado é GYD 60,147.
Essequibo (também grafado Esequibo), é o nome dado originalmente à região leste da então Guiana Inglesa, vendida ao Reino Unido pela Holanda, junto aos territórios de Berbice e Demerara. Por Essequibo pode estar à procura de: Território Essequibo - região da Guiana, disputada pela Venezuela. Rio Essequibo.
A Guiana Essequiba (também conhecida como Território Essequibo ou, na Venezuela, Zona em Disputa) é um território do Planalto das Guianas, compreendido entre o rio Cuyúni e o rio Essequibo, que apresenta uma extensão territorial de 159 500 km², o qual faz parte atualmente da República Cooperativa da Guiana, mas cuja ...
Possui uma população de 24.263 habitantes e uma área de 22.725,70 km². É a única cidade do Amapá que tem fronteira internacional – faz limite com a Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França na América do Sul. Por isso, é a única cidade do Amapá além de Macapá, que possui uma unidade do Exército Brasileiro.
O grito rompe o silêncio reinante na imponente obra cinza e vazia sobre o rio Oiapoque, cujas águas marcam a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, na selva amazônica.
Essequibo tem 160 mil km² e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali. A área representa 74% do território do país vizinho, é rica em petróleo, minerais e tem saída para o Oceano Atlântico.
Essa região compreende o Sudeste da Venezuela (415 000 Km2), a Guiana (214 000 km2), o Suriname (163 265 km2), a Guiana Francesa (91 000 km2) e o Norte do Brasil (62 000 km2).
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, para estreitar a integração e a relação comercial entre os países.