Quem Paga a Fuga de Energia? Quem paga a conta é você porque ela acontece dentro do seu imóvel e como todo consumo de energia que acontece na sua casa quem pagará a conta é: você!
Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou a fusível) e mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes; Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar.
A fuga de corrente é um fluxo de energia indesejado – e inesperado – que “foge” de fios e condutores por causa de uma baixa isolação. O incidente pode ser comparado a um vazamento, pois consiste no gasto involuntário de alguma matéria-prima que, neste caso, é a eletricidade.
Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia. As perdas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores.
Também conhecido como fuga de corrente, o desvio de fluxo de energia dos condutores e fios ocorre, principalmente, por falhas no isolamento. Algo parecido com um vazamento de água, mas, no caso da energia, mais difícil de detectar.
Quem Paga a Fuga de Energia? Quem paga a conta é você porque ela acontece dentro do seu imóvel e como todo consumo de energia que acontece na sua casa quem pagará a conta é: você!
A fuga de energia elétrica dentro dos imóveis ocorre quando há emendas de fios desencapados, mal dimensionados e com isolação desgastada pelo tempo. Esse desperdício pode dobrar o valor da fatura de energia caso não seja identificado a tempo.
O consumidor pode ser responsabilizado por estes crimes? Mesmo que não tenha sido o fraudador do relógio de energia, o consumidor (titular da conta) pode ser responsabilizado. Perante a lei, cada consumidor deve zelar pelo seu relógio, não permitindo que ele seja adulterado por terceiros.
Como a concessionária de energia detecta um furto de energia
O único meio da concessionária suspeitar que existe uma fraude é através da redução do consumo de energia. Isso gera um alerta no sistema e a unidade consumidora entra em uma lista de clientes para serem fiscalizados.
Para saber se existe fuga de corrente no imóvel, basta fazer um teste que é muito simples: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes. Depois cheque se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou se o seu display (modelos mais novos) não registra o consumo.
Como descobrir se tem fuga de energia na minha casa?
Para identificar fuga de energia desligue todos os aparelhos das tomadas e também todas as luzes. Verifique se o seu relógio continua girando. Em caso positivo você tem energia escapando.
Emendas isoladas de maneira incorreta. Fios de equipamentos eletrodomésticos desencapados e que estão em contato com paredes húmidas. Conexão de vários equipamentos à mesma ficha. Falta de manutenção e revisão das instalações elétricas.
Como saber se alguém está roubando minha energia elétrica?
Se o consumo em kWh divergir muito do padrão, é um forte indício de furto de energia. Em caso de mudança de residência, se o valor aumentar consideravelmente, isso também pode indicar a presença de um 'gato' na nova residência”.
O cabo de energia elétrica instrumentado é uma tecnologia que permite a detecção de desvio fraudulento de energia elétrica, conhecido popularmente como 'gato'.
O que significa a luz vermelha no contador de energia?
O contador digital possui uma luz vermelha que indica que o sistema de medição está ativado. Se esta luz estiver apagada, significa que não está sendo realizado nenhum consumo elétrico. No entanto, se a luz vermelha estiver piscando, você está efetivamente desperdiçando energia.
Há respaldo no Código de Defesa do Consumidor que nos protege contra injustiças sofridas por prestadoras de serviços como a concessionaria de energia elétrica. Ou seja, você não precisa pagar essa multa, mas para isso vai precisar tomar algumas providências.
Se alguém furta energia, todos os outros consumidores pagam a conta. A tarifa de energia fica maior porque esse valor é repassado para os outros consumidores.
Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a eletricidade e receber uma descarga, podendo vir a óbito. O risco, porém, não se restringe a quem realiza a ligação clandestina.
Desligue o disjuntor da sua casa, ou tire tudo da tomada, e vá até o medidor. Se estiver girando, tem energia sumindo. Pode ser uma fuga de corrente, pode ser um furto.
Em muitos casos de fuga de energia (onde é possível desligar a instalação de forma repentina), deve ser usado o Disjuntor Diferencial Residual, pois com a instalação desse disjuntor é possível desarmar todo o sistema elétrico.
O que é necessário para realizar o teste de corrente de fuga?
Para identificar onde está a fuga de corrente, é necessário realizar uma série de testes e inspeções sistemáticas. O primeiro passo é utilizar um multímetro para medir a corrente em diferentes pontos do circuito. Este dispositivo pode ajudar a detectar variações anormais na corrente que indicam a presença de uma fuga.
Tem como contestar o valor da conta de luz? “Minha conta de luz veio muito alta, onde reclamar?” Caso a distribuidora não dê retorno sobre a reclamação ou uma justificativa plausível, o consumidor pode ligar para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167, para abrir uma reclamação contra a cobrança indevida.