Já a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91) determina as regras a serem seguidas no caso de vazamentos entre apartamentos alugados. Conforme o Art. 22, é o proprietário quem paga quando a infiltração ocorre na unidade devido ao desgaste da estrutura.
Quando o vazamento é responsabilidade do inquilino?
O locatário pode, por exemplo, ter perfurado um cano. Isto é mais comum do que se pensa durante uma reforma. Nesta situação, o reparo da infiltração e seus custos devem ser assumidos por ele. E quando o problema teve como causa um desgaste de materiais, aí é o proprietário do imóvel o responsável.
Quais reparos são de responsabilidade do proprietário e quais são do inquilino?
O inquilino é responsável por todos os danos causados ao imóvel durante a locação, por isso terá que consertar tudo antes de entregar o imóvel. Os reparos provenientes do uso normal do imóvel são de responsabilidade de quem aluga. A regra é simples: O locatário deverá entregar o imóvel do mesma forma que recebeu!
Quem paga a conta de água em caso de vazamento inquilino ou proprietário?
Responsabilidades de reparos de vazamentos
Em geral, a responsabilidade por arcar com os custos do reparo de vazamentos, incluindo a contratação de serviços de técnicos, recai sobre o proprietário do imóvel.
Manutenção e reparo no imóvel alugado. Quem paga a conta?
Quem paga infiltração inquilino ou proprietário?
A resposta para essas questões, na verdade, depende da origem da infiltração. Ou seja, há casos em que a responsabilidade pelo conserto cabe ao inquilino, sendo que todas as despesas relacionadas ao reparo devem ser custeadas por ele.
O proprietário do imóvel será sempre o responsável pelos custos de reparo ao apartamento vizinho se a infiltração decorrer de desgaste natural da estrutura. Porém, se o locatário fizer alguma reforma e prejudicar o encanamento, a responsabilidade é atribuída a ele.
Sendo assim, a lei do Inquilinato estabelece que o inquilino é responsável por manutenções preventivas e consertos necessários durante o período de locação do imóvel.
Todas as despesas de manutenção/limpeza serão do inquilino. Exemplos: manutenção dos interfones, das cercas elétricas, das portas de entrada e portões de veículos, manutenção dos elevadores, motores das bombas de abastecimento de água e piscina, limpeza da fachada, etc.
Quem tem que pintar a casa o inquilino ou proprietário?
Segundo Toledo, o proprietário pode exigir a marca e a cor da tinta para o inquilino pintar o imóvel, principalmente, se constar na vistoria do imóvel.
Vazamentos em rede vertical: a responsabilidade é do condomínio. Ou seja, o prédio e sua administração (no caso, o síndico) é quem devem arcar com as consequências.
Por ser de uso comum, quando o vazamento vem dele, o reparo é de responsabilidade do condomínio. Inclusive, caso algum apartamento sofra dano por conta da falta de manutenção de responsabilidade do condomínio, é ele quem irá arcar também.
O que fazer quando a conta de água vem alta por vazamento?
Pelo site da empresa, acesse “Atendimento ao Cliente” -> “Contas e Pagamentos” -> “Revisão de Conta”. Informe os dados necessários, enviando o laudo em anexo, mais algumas fotos do local, e aguarde até 30 dias. Pessoalmente, você pode se dirigir a um dos postos de atendimento do local.
Profissionais especializados em resolver problemas de infiltração de água podem incluir engenheiros civis, pedreiros especializados em impermeabilização, encanadores com conhecimento em detecção de vazamentos, técnicos em construção civil e empresas especializadas em serviços de impermeabilização e reparos.
Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água.
Quem deve arrumar o telhado inquilino ou proprietário?
Tudo que disser respeito à estrutura do prédio, como os telhados e as paredes, deve ser consertado pelo proprietário (a menos que haja um dano causado por culpa do locatário). No caso de um dano causado por um defeito de antes do processo de locação, a responsabilidade também é de quem é dono do imóvel.
Outros reparos no imóvel que ficam encarregados do inquilino são: conserto ou troca de torneiras, louças sanitárias, pias, tanque, descarga, vaso sanitário, disjuntores, relógio de luz, fiação, tomadas de energia elétrica, vidros quebrados, fechaduras, azulejos que quebrarem, interfone, campainha e fiação elétrica.
O que acontece quando a bomba d'água está vazando?
A bomba de água é uma peça que fica no veículo com a função de distribuir, de forma segura, o fluxo necessário do líquido que vai refrigerar o motor. Esse é um processo que impede que o motor aqueça demais. Se estiver vazando água do veículo por baixo dele, pode significar um defeito na bomba.
O artigo 23 da Lei do Inquilinato estabelece que é de responsabilidade do locador (proprietário) a manutenção do imóvel locado, garantindo a sua adequada utilização pelo locatário (inquilino). É de responsabilidade do locador manter a forma e a estrutura do imóvel durante todo o período da locação.
O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...
O inquilino tem a obrigação de manter o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu, consertando tudo o que estragar. O locador deve arcar com os custos de tudo o que for para manter o imóvel em condições de ser usado pelo inquilino.
Quais reparos são de responsabilidade do inquilino Lei do Inquilinato?
Pintura, reparos, consertos na parte elétrica e hidráulica, reformas na estrutura. O que cabe ao proprietário do imóvel e o que é de responsabilidade do inquilino? De modo geral, as reformas estruturais ficam a cargo do proprietário, já os reparos de manutenção, são de responsabilidade do locatário.
De quem é a responsabilidade por vazamento de água?
De acordo com o advogado especialista em direito imobiliário, Ilmar Muniz, a responsabilidade por qualquer vazamento é exclusivamente do consumidor, não cabendo, portanto, nem contestação, nem a cobrança da conta pela média mensal.
Em todos os casos tratados acima, de vazamentos e infiltrações, a primeira medida é buscar a assessoria de um profissional especializado (bombeiro hidráulico, encanador e/ou engenheiro) para verificar qual o tipo de origem do problema.
Estou com vazamento no meu apartamento o que fazer?
O que fazer no caso de vazamento entre apartamentos? Em caso de suspeitas, deve-se pedir que o zelador faça uma visita ao local para averiguar a situação. Afinal, nada melhor do que pedir ajuda para aqueles com conhecimento técnico no assunto.