Historiadores afirmam que a galinha surgiu ao longo da evolução. Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.
Cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as espécies que põem ovos evoluíram daquelas que deram à luz mais como os humanos. Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.
O ovo conhecido, aquele com casca dura, surgiu muito antes das galinhas. Isso porque as aves, que põem ovos, existem há milhões de anos. Na verdade, esses ovos já eram presentes no período de dinossauros, alguns dos quais foram ancestrais das aves modernas. Assim, os ovos já existiam há quase 200 milhões de anos.
De acordo com a Teoria da Evolução de Darwin, os dinossauros, que eram ovíparos, deram origem às aves e, com o tempo e as inúmeras mutações das espécies, surgiu um ovo com o DNA de uma nova espécie, originária dos galináceos que conhecemos hoje.
As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.
Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.
O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.
🐔🥚 O ovo inicia sua formação no OVÁRIO e se desenvolve à medida que caminha pelos órgãos que formam o aparelho reprodutor das aves. Nos ovários forma-se a gema, com a incorporação da maior parte dos nutrientes, sais minerais, proteínas e lipídios.
Acredita-se que em sua segunda viagem em 1493, o navio de Colombo transportou para o “novo mundo” os primeiros galináceos parentes das atuais galinhas poedeiras de hoje.
Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, segundo a Bíblia?
A explicação religiosa aponta a galinha como antecessora do ovo. Segundo a Bíblia, no quinto dia, Deus criou todas as aves, abeçoou-as a disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!”. E foi então que elas chocaram os primeiros ovos.
Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.
Essa imagem acima representa a espécie ancestral das galinhas doméstica que conhecemos. É o Red Jungle Fowl (ave vermelha da selva, na tradução livre), ou Gallus Gallus, no nome científico. É originária do sudeste asiático, de selvas habitadas também por animais como elefantes, tigres e leopardos.
A resposta para a pergunta 'o que veio primeiro' é simples e rápida: o ovo! Ovos existem desde muito antes dos dinossauros, mas receberam certa atenção no registro fóssil porque alguns ninhos fossilizados de dinossauros de fato são muito interessantes.
A espécie que deu origem à galinha que conhecemos hoje tem entre 4 e 5 mil anos e surgiu no sudeste da Ásia ou na Índia, mas os ovos foram chegar na cozinha apenas com os gregos e romanos. Outros lugares ainda evitam comê-los pois eram usados como objetos de adivinhação ou por nojinho mesmo.
A questão é complicada e não tinha um consenso, ainda que a teoria mais aceita seja a que o ovo veio primeiro. Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.
Historiadores afirmam que a galinha surgiu ao longo da evolução. Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.
"Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, o rito pagão de festejar a primavera foi integrado à Semana Santa. Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."
Chamado de "Rei do Ovo", o empresário é proprietário da Granja Faria, com sede em Lauro Müller, no Sul de Santa Catarina. Fundador também das empresas Insolo e RCF Capital, Faria é quem mais tem dinheiro entre os três brasileiros que citados na lista pela primeira vez.
O ovo começa a se formar a partir da gema, que é o (grande) óvulo da galinha e mede cerca de quatro centímetros de diâmetro. A partir daí, ele passa por várias partes do oviduto —uma espécie de canal que compõe o sistema genital da galinha e que se estende desde o ovário até a cloaca (por onde sai o ovo).
O avicultor, para ter sucesso e lucro nessa atividade, trabalha nos fins de semana e feriados, porque as galinhas botam todos os dias, além disto, criar galinhas para produção de ovos não é uma atividade difícil, já que a tecnologia para produção está completamente dominada e vem só melhorando ao longo dos anos", ...
Esse processo se inicia no ovário da galinha, os óvulos são as gemas de ovo e amadurecem no ovário, após esse momento o óvulo é liberado para o infundíbulo, que é a primeira porção do oviduto das galinhas (Figura 4).
Esta informação talvez você não sabia ainda: sabe os frangos, que fornecem os ovos que comemos no dia a dia, que cantam ao amanhecer e que têm lindos pintinhos? Eles são os parentes mais próximos dos dinossauros, principalmente do Tiranossauro Rex (também conhecido como T-Rex).
Ao passo que muitas aves conviveram com os dinossauros, a maioria era membro de grupos arcaicos, como os Enantiornithes dentados, que foram extintos com a maioria dos animais terrestres maiores. Todas as aves modernas se originaram de um único grupo chamado Neornithes, que apareceu no fim do período Cretáceo.
Chamado de Tyrannosaurus mcraeensis, o novo dinossauro pode ser o parente mais próximo conhecido do T. rex. A nova espécie foi identificada a partir de um crânio parcial fossilizado, descoberto na década de 1980 na Formação Hall Lake, no Novo México, nos Estados Unidos.