Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanjá e Egum.
Se você nasceu sob a proteção desse Orixá, sua personalidade é a de um líder, pois tem muita facilidade para se decidir, além de demonstrar coragem e autoconfiança.
Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.
Ierossum (Ierosun), na mitologia iorubá, é o pó amarelo de uma árvore sagrada chamada Pterocarpus osun, corroída naturalmente pelos cupins. É utilizado para marcar os signos dos odus no Opom-ifá, nos rituais sagrados de Ifá, Orumilá, Odudua, alguns orixanlá, orixá funfum e na preparação do merindilogum.
Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé.
Para atrair boa sorte e eliminar as energias negativas, toda pessoa regida por este odu deverá fazer uma oferenda mensal com 4 acaçás, 4 moedas, 4 velas, 4 bolos de farinha, 4 ovos (mencionar somente o nome do odu).
No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu caminho revelado por Ifá através do Odu. O sistema geomântico usa 16 conchas, ou grãos, ou cocos, conforme a região.
Pai de Santo revelou os orixás que regem a cantora
Madonna, nascida em 16 de agosto de 1958, tem sua personalidade destacada pelo Odù Òdí Méjì, associado a Exu e à guerreira Oxum Opará. "É uma figura autoconfiante, ousada e carismática, capaz de extrair o melhor de cada situação", começou ele.
O Odu Ossá traz uma aura de ambição e visão clarividente nesta Quinta-feira. Sob a regência de Iansã, a esperança se fortalece enquanto a Lua Crescente irradia paz no meio do caos.
Êjilaxeborá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com doze conchas abertas pela natureza e quatro fechadas. Nesta caída responde Xangô e Airá. O nome deste odu deve ser chamado de ejilá para quem tem problema com a justiça.
Ogum é conhecido no candomblé como o orixá ferreiro. Ele é irmão de Exu, com quem é considerado dono de todos os caminhos e encruzilhadas, e identificado no jogo do merindilogum pelos odus etaogundá, odi e obeogundá, representado materialmente e imaterial através do assentamento sagrado denominado Ibá de Ogum.
Oxóssi é um Orixá próspero e dinâmico. É a ele que podemos pedir concentração e foco nos momentos em que nos falta a determinação. No jogo de búzios por Odù, Oxóssi fala no Odù Òbàrà, que no aspecto positivo fala de prosperidade nos negócios. Já pelo lado negativo, esse Odù fala de problemas de Orí (cabeça).
Oxalufã (em iorubá: Òṣàlùfàn) ou Oxalufom (em iorubá: Òsàlúfón), Orixá africano cultuado em todo o Brasil por todas as religiões afro-brasileiras, identificado no jogo do merindilogum pelo odu ofum ou ejiocô e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado ibá de ...
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
O número 7 é ligado ao Odù Òdí. Odù é o elemento indicativo da personalidade e do destino que determina as extensões e os limites a serem vividos aqui no Àiyé (mundo). Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida.
Segundo a narrativa Obaluaê era muito mulherengo, um galanteador, um conquistador e um homem sem disciplina, que não obedecia a ninguém. Essas duas características são bem recorrentes nas narrativas míticas de Obaluaê . Ele é sempre descrito como um orixá teimoso, que não segue as normas e que é mulherengo.
Orixá encantado e desconfiado, Oxumare é arco-íris, é rei, é deus, é o brilho dos olhos raros e o sorriso sinuoso nos lábios, Oxumare é a força que integra o mundo e não o deixa ruir em sua sina de continuidade!