Definição de Plano Educacional Individualizado (PEI) Porém, em escolas voltadas para o ensino fundamental e médio, a equipe docente pode contar com o respaldo de coordenadores pedagógicos; além dos familiares do aluno e de profissionais que conheçam as características cognitivas e sociais da criança.
Consideram-se integrantes da Equipe Gestora o Diretor de Escola/ Diretor Escolar, o Coordenador de Organização Escolar, o Coordenador de Gestão Pedagógica Geral e Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento.
O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável no caso de estudante menor de idade e deve ser revisado periodicamente, a fim de que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno e mudar as estratégias conforme observação em sala de aula e no convívio desse aluno com a comunidade escolar.
§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
O que é o PEI, para que serve e como favorece a inclusão escolar
Quem pode aplicar o PEI?
Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
4.1 – Ser docente titular de cargo ou ocupante de função atividade; 4.2 – Ter diploma de licenciatura plena, preferencialmente em pedagogia; 4.3 – Ter, no mínimo, 3 (três) anos de experiência em docência, na rede estadual de ensino.
1 A substituição dos docentes, em caso de ausências de curta duração, deverá ser realizada pelos demais docentes da escola, por coordenação da equipe gestora, como já descrito nas atribuições dos professores e professores coordenadores de área.
Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
5º O Plano de Ensino Individualizado - PEI é o instrumento de planejamento individualizado, destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
Informamos que houve alterações no decreto nº 66.793, de 30/05/2022, referente ao limite máximo de aulas que podem ser atribuídas aos docentes, passando de 40h para 44h (horas) semanais.
O PEI oportuniza ao(à) professor(a) o trabalho em Regime de Dedicação Plena e Integral (RPDI), garantindo que a jornada de 40 horas do(a) professor(a) seja cumprida na mesma escola, além da Gratificação por Dedicação Plena e Integral (GDPI), associada ao RDPI.
Qual será o piso salarial dos professores em 2024?
O Decreto já está em vigor, com efeitos retroativos a partir de 1º de janeiro de 2024. Este ano, o Piso Salarial Nacional dos professores teve um reajuste de 3,62%, aumentando de R$ 4.420,55 para R$ 4.580,57.
Para avaliação do profissional no PEI, a partir desse esquema, segundo Venco e Mattos (2019), há o preenchimento de um questionário eletrônico do Sistema de Avaliação das Equipes Escolares do Programa Ensino Integral, da Secretaria Es- colar Digital (SED), de modo que cada avaliador assinala a frequência com que o ...
Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo.
Essa avaliação será feita pelo professor com a colaboração do NAPNE e da CSP, visando direcionar a forma pedagógica do professor, para que ele possa desenvolver as potencialidades desses alunos, usando estratégias adequadas de acordo com o perfil de cada aluno é importante avaliar o que cada estudante precisa aprender.
O Plano Educacional Individualizado deve ser organizado em 3 partes principais: Informações gerais sobre o estudante e sua trajetória educacional; Encaminhamentos sugeridos pela equipe avaliativa sobre as necessidades do estudante; Planejamento pedagógico a ser implementado.
Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
Qual profissional pode dar laudo de autismo infantil?
Neurologistas e psiquiatras especialistas em autismo são os mais indicados para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA realizando a primeira avaliação clínica, levantando as hipóteses do caso e solicitando posteriormente a avaliação neuropsicológica com psicólogo ou neuropsicólogo especialista em ...
A obrigatoriedade do Plano de Ensino Individualizado (PEI) está prevista no artigo 28 da Lei n° 13.146 de 06 de julho de 2015. Tal documento deve contemplar as características individuais do indivíduo criando um espaço inclusivo através de ferramentas adaptadas e do ensino colaborativo.