Explicação: O mestre cirandeiro é o integrante mais importante da ciranda, cabendo a ele "tirar as cantigas" (cirandas), improvisar versos, tocar o ganzá e presidir a brincadeira.
A origem da ciranda, no entanto, não é consenso entre os pesquisadores. Acredita-se que tenha surgido em Portugal. O nome teria vindo do espanhol “zaranda”, um instrumento usado para peneirar farinha. Danças de roda estão presentes em diferentes países e são marca da cultura popular de diversos estados brasileiros.
QUEM SÃO OS CIRANDEIROS? Como a esquerda cirandeira trabalha?
Qual é o objetivo da ciranda?
O objetivo do Ciranda é garantir às crianças o desenvolvimento de todo o seu potencial, cuidando para que ampliem sua cultura, construam conhecimentos, desenvolvam habilidades e, acima de tudo, vivam a infância à qual têm direito.
Essa brincadeira, originariamente, é de marinheiros franceses. Está implantado na nossa cultura, sendo brincada em todo o Brasil. Na Bahia, entretanto, é alusiva à escravidão, com palavras de dialeto africano como caxangá e zambelê.
Para cirandar (peneirar) o trigo, os valiosos grãos são separados das partes da planta que não têm uso. Jesus usou essa analogia para ajudar Pedro (e cada um de nós) a reconhecer os esforços de Satanás para destruir nossa fé e nos impedir de ser parte importante do reino de Deus.
Com base no que o Senhor disse a Pedro em Lucas 22:32, podemos identificar a seguinte verdade: Quando somos convertidos ao evangelho de Jesus Cristo, podemos fortalecer outras pessoas.
Figurado Andar de um lado para outro: o bêbado andava e cirandava. Figurado Suceder no tempo; decorrer: nesta sala, as horas cirandam. Etimologia (origem da palavra cirandar). Ciranda + ar.
No entanto, no Nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco e na Paraíba, a ciranda é uma dança de adultos, que, assim como as crianças, dão as mãos, mas se movem de forma ritmada, marcada pelo som da zabumba. A roda de ciranda não tem preconceito quanto a sexo, cor, idade, condição social ou econômica.
Antônio Baracho despontou como mestre cirandeiro após mudar-se para Abreu e Lima, sendo muito respeitado nas rodas de ciranda, até a sua morte em 1988 aos 81 anos de idade.
Como podemos confirmar, é de acordo com a sua utilização pelas crianças que a cantiga vai se tornando popular. As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem europeia, mais especificamente, portuguesa ou espanhola.
A coreografia é bastante simples: no compasso da música, dão-se quatro passos para a direita, começando-se com o pé esquerdo, na batida forte do bombo, balançando os ombros de leve no sentido da direção da roda. Pode-se destacar três passos mais conhecidos: a onda, o sacudidinho e o machucadinho.
Provavelmente, sua origem vem das cantigas de ninar, que as pessoas cantam para fazer bebês ou crianças dormirem com mais tranquilidade. Elas podem ser encontradas em várias culturas ao redor do mundo, o que mostra como esse é um elemento cultural muito importante.
Ciranda, Cirandinha é uma cantiga de roda do folclore brasileiro e que faz parte dos jogos infantis que imitavam os bailados dos adultos, oriundos de Portugal.
Qual é a explicação de Lucas capítulo 22 versículo 36?
"Jesus cura aquele que foi vítima da violência e ainda joga pra religiosidade judaica e a sua representação armada, a sua representação de polícia, a responsabilidade de serem eles os representantes do poder das trevas.
É Deus quem veste a erva do campo, que hoje está aqui e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem aflitos, procurando sempre o que comer ou o que beber. Pois os pagãos deste mundo é que estão sempre procurando todas essas coisas.
O sangue do cordeiro nos umbrais das portas representava o sangue salvífico de Cristo que liberta o Seu povo da morte eterna. Mas, justamente na Páscoa – a festa da libertação – a preocupação dos “principais sacerdotes e [dos] escribas” era “em como tirar a vida de Jesus” (v.
Jesus Cristo contou a Seus discípulos sobre o futuro reino que os aguardava porque eles continuaram a andar com Ele fielmente (ver Lucas 22:28–30). No entanto, o Senhor também ajudou Simão Pedro a se preparar para a desafiadora jornada espiritual que ele enfrentaria em breve.
É aqui que Jesus introduz o assunto sobre como o inimigo busca peneirar o povo de Deus. Peneirar significa ser chacoalhado e separado como grãos, por repentinas lutas na vida.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti, firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Segundo a produtora de conteúdo digital, trata-se de “escravos sexuais”. Caxangá seria “uma dança sensual vinda da Turquia, um movimento em que os órgãos sexuais dos dançarinos se tocavam”.
Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato. O significado de caxangá é ainda mais obscuro. Segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.
Jó foi um personagem do Antigo Testamento. Segundo o livro, Deus apostou com o Diabo que, mesmo perdendo os filhos e a riqueza, Jó não perderia a fé. E ganhou. Daí a expressão “paciência de Jó”.