Em muitos casos, a cirurgia é bem-sucedida em reposicionar a retina e restaurar a função visual (a depender do tempo de descolamento). No entanto, a recuperação total da visão pode variar, especialmente se houver danos significativos à retina antes do tratamento.
É possível recuperar a visão após descolamento de retina?
A visão frequentemente se recupera, exceto nas seguintes circunstâncias: A retina ficou descolada por vários dias ou semanas. Houve sangramento ou cicatrizes. A mácula se descolou ou está lesionada.
Não existe um tempo padrão! A retina pode descolar um questão de minutos, horas ou até levar dias para descolar. E pode ser, inclusive, que só descole uma parte. Se isso acontecer, o paciente perde somente uma parte da visão que descolou, e a parte que não descolou fica preservada.
Recuperação da visão após cirurgia para descolamento de retina
Quanto tempo leva para sair gás do descolamento de retina?
Enquanto estiver com o gás não há como melhorar a visão, devemos mesmo esperar sua absorção completa, o que leva em torno de 2 meses. Já em olhos com óleo de silicone é possível sim melhorar a visão com a mudança do grau dos óculos, já que o óleo gera hipermetropia de algo em torno de 6 graus!
Como enxerga uma pessoa com descolamento de retina?
Manchinhas escuras na visão
O termo "moscas volantes" foi cunhado porque é comum os pacientes relatarem estar vendo insetos ou mosquinhas diante dos olhos. A sensação visual ocorre porque as partículas bloqueiam a luz, projetando uma sombra que nem sempre atrapalha a visão.
Quem tem descolamento de retina pode mexer no celular?
Nos primeiros dias após a cirurgia, é aconselhável limitar o uso do celular para ajudar na recuperação dos olhos. A luz emitida pela tela pode causar desconforto e cansaço ocular, além de potencializar o olho seco e atrasar o processo de cicatrização.
O que leva uma pessoa a ter descolamento de retina?
Qualquer condição que leve ao aumento da produção desse líquido ou que impeça o seu escoamento pode predispor ao Descolamento Exsudativo ou Seroso da Retina. Processos inflamatórios como a Sarcoidose ou tumores na região são algumas das causas desse tipo de Descolamento.
Na maioria das vezes, a cegueira não pode ser revertida e a pessoa precisa se adaptar à condição. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vêm desenvolvendo um dispositivo que pode mudar essa realidade.
Qual o valor da cirurgia de descolamento de retina?
Qual o preço de uma cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) em 2023? O preço da cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) varia entre R$10 mil a R$30 mil reais. Podendo até ser mais caro.
A demora na busca do tratamento para o descolamento de retina pode ser determinante para evolução para cegueira. Este problema acomete aproximadamente 20 mil pessoas por ano no Brasil. O caso é considerado de emergência e ocorre quando uma das camadas do olho (retina) se descola do tecido de suporte.
Um equívoco comum é pensar que o descolamento de retina está sempre associado a uma dor intensa nos olhos. No entanto, nem sempre a presença de dor está relacionada ao descolamento. Algumas pessoas podem experimentar sintomas como flashes de luz, manchas escuras ou uma cortina que parece cobrir parte da visão.
Evitar Atividades Bruscas: Evitar atividades que aumentem a pressão intraocular, como levantar peso ou praticar exercícios intensos, é comum durante o período inicial de recuperação.
Na retinopexia pneumática, o cirurgião faz a injeção de gás na cavidade da retina ocupada pelo vítreo. A função do gás injetado é bloquear o buraco formado na retina, evitando a passagem do vítreo. Assim, sem a pressão exercida pelo vítreo fora do seu lugar de origem, a retina volta ao seu lugar.
Cerca de 95% das vezes em que o descolamento de retina causa perda da visão, o quadro pode ser revertido por meio de cirurgia, de acordo com o oftalmologista Carlos Porto. Mas, vale lembrar, com exames preventivos o problema pode ser evitado antes mesmo que a ruptura ocorra na parte interna do olho.
Como fica a visão após a cirurgia de descolamento de retina?
Após as cirurgias de descolamento de retina e/ou de vitrectomia, o paciente sentirá algum desconforto, como sensação de corpo estranho e olho vermelho. Muitas vezes, devido ao uso de gás no intraoperatório o paciente pode ficar enxergando muito embaçado no pós-operatório inicial.
As causas do descolamento de retina são variadas. Ele pode acontecer devido a uma ruptura do vítreo, separando a retina da estrutura que a sustenta; aumento da fluidez do vítreo em função da idade; traumas e tração na região da retina; além de tumores e condições inflamatórias.
A recuperação varia entre 7 e 15 dias. Nesse tempo, o paciente deve ficar em descanso e, por vezes, deverá utilizar um curativo sobre o olho operado para deixá-lo em completo repouso. Quase sempre a cirurgia de retina é suficiente para corrigir o descolamento, não sendo necessário outros procedimentos.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.