Dor pélvica – Esta é a sintomatologia mais comum da endometriose. A dor pode variar de ligeira a grave e pode ser sentida no abdômen, nas costas e no quadril. Pode haver dor ao urinar ou durante a evacuação intestinal. Cólicas – A dor pode ser agravada durante a menstruação.
Os sintomas da endometriose no nervo ciático podem ser semelhantes ao acometimento do nervo por causas ortopédicas ou da coluna. A principal diferença é que no início da doença, a dor começa com a menstruação, estendendo-se por mais alguns dias após o seu término.
Quando a doença surge nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma, de tamanho grande e que compromete a capacidade de a mulher engravidar. Outros órgãos também podem ser acometidos, como, parte do intestino grosso, bexiga, apêndice e vagina.
Pernas. O que muita gente não sabe é que a endometriose também pode impactar pernas e ombros. A dor nas pernas associada à endometriose pode ocorrer devido à inflamação ou a compressão no nervo ciático, condição conhecida como endometriose ciática. Esse acometimento não é muito comum, mas pode ocorrer.
A dor no ombro e na escápula está associada à Síndrome da Endometriose Torácica, quando o tecido endometrial chega ao diafragma (músculo que separa o tórax do abdome), à pleura (membrana que reveste o pulmão) e ao pulmão. Essa situação é mais comum no diafragma direito e a dor geralmente ocorre do mesmo lado.
Dra. Myrna: A endometriose pode causar vários tipos de dores, de diferentes intensidades. A dor depende do local dos implantes endometriais e do tipo de endometriose (superficial ou profunda). As dores mais comuns são a dor abdominal, a cólica menstrual e a dor para evacuar.
Em alguns casos, essa é uma doença crônica silenciosa. Para outras mulheres, porém, a combinação entre cólica e endometriose produz um efeito nada agradável. Em outras palavras, o grau de dor pode ser tão intenso, a ponto de impedir que a mulher execute as mais simples atividades em seu dia a dia.
A classificação do ponto de vista morfológico apresenta três tipos de endometriose: a superficial peritoneal, a ovariana, também chamada de endometrioma, e a infiltrativa profunda.
Quais são os sintomas da endometriose no nervo ciático? Dr. Gustavo – Os sintomas são parecidos com os problemas de coluna que atingem o nervo ciático, ou seja: dor, queimação ou formigamento na parte posterior da perna e do glúteo.
Essa dor ocorre pelo fato de que o tecido endometrial que não é liberado junto com a menstruação, aparece em outros lugares do corpo. Nesse caso, a mesma se instala no ligamento uterossacro (ligação entre o útero e o osso sacro). A instalação do endométrio nesse local faz com que os nervos se inflamem, provocando dor.
Dor pélvica – Esta é a sintomatologia mais comum da endometriose. A dor pode variar de ligeira a grave e pode ser sentida no abdômen, nas costas e no quadril. Pode haver dor ao urinar ou durante a evacuação intestinal. Cólicas – A dor pode ser agravada durante a menstruação.
Endometriose (quando o revestimento do útero cresce em outro lugar) pode causar fragilidade pélvica. Dor de costas e coluna vertebral também podem se sentidas em torno das nádegas e quadris.
O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.
Pode-se apontar como diferença entre ambas o fato de que, no caso da endometriose, o tecido endometrial migra para fora do útero, atingindo outros órgãos e causando inflamações. No caso dos miomas, a multiplicação do miométrio e o consequente aparecimento de tumores pode afetar os órgãos ao redor, causando alterações.
A principal diferença entre elas é o local de crescimento dos tecidos. Enquanto na endometriose o tecido ectópico cresce fora do útero, em órgãos como os ovários, bexiga e intestino, na adenomiose o desenvolvimento do tecido é no próprio útero, na camada do miométrio.
Como são as fezes de quem tem endometriose no intestino?
A endometriose pode causar uma série de sintomas no reto, incluindo dificuldade em evacuar ou diarreia persistente, sangramento pelo ânus durante a menstruação, náuseas e vômitos, e a presença de sangue nas fezes.
Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.
O sintoma mais notável é a cólica intensa durante o período menstrual. ''A diferença entre endometriose superficial e profunda é a relação de profundidade de acometimento do tecido, sendo <5mm e >5mm para superficial e profunda respectivamente'', complementa a ginecologista e obstetra Maíra Manfio.