Os alimentos que devem ser consumidos com moderação, como o frango, a carne vermelha e o ovo, podem ser excluídos da alimentação temporariamente, quando o ácido úrico no sangue está muito elevado ou durante a crise de gota, uma doença inflamatória que afeta as articulações.
Gota é causada pelo o aumento do ácido úrico, causando inflamações nas articulações, devido ao aumento de cristais. Então, deve diminuir proteína da alimentação principalmente evitar carne vermelha por ser rica em purina, também deve evitar embutidos e frutos do mar, pode comer frango, e outros peixes com moderação.
Não há problemas emcomer arroz, feijão e uma porção moderada de frango. As crise de gota são causadas por variação do ácido úrico que podem ser preciptadas por grande consumo de álcool, grande quantidade de carne, miúdos e mariscos.
Chá ou café, sucos, manteiga, pão, cereais (refinados ou grão integral), macarrão, sagu, queijos de todas as espécies, frutas, gelatina, leite, açúcar e doces vegetais, legumes crus ou cozidos, ovos, verduras.
Frango e peru: Carnes de aves, como frango e peru, geralmente possuem teores mais baixos de purinas em comparação com carnes vermelhas. Ovos: Os ovos têm baixos teores de purinas e podem ser incluídos em uma dieta com moderação.
Leites e iogurtes desnatados ou semidesnatados e queijos brancos, por exemplo, são alimentos com baixo teor de gordura que podem ser indicados na dietoterapia para prevenção e controle do ácido úrico elevado, evitando as crises de gota que podem acometer os pacientes.
Segundo a nutricionista, é recomendado diminuir o consumo de carboidratos simples, como pães, doces, refrigerantes ou sucos de fruta, pois facilitam o aumento de peso que é uma das principais causas de ácido úrico elevado.
Segundo o CDC, quem sofre com gota deve evitar alimentos ricos em frutose e purina, já que, quando metabolizados, esses compostos formam o ácido úrico. O National Center observa que os ataques de gotas são mais comuns em pessoas que comeram muita carne, peixe ou frutos do mar dias antes.
Olá, as batatas não fazem parte do grupo de alimentos com muita purina e que podem produzir ácido úrico, portanto seu consumo é liberado nesse situação, porém pode impactar em outras doenças como Diabetes.
Arroz e feijão por si só não costumam ser um problema para pacientes com gota, ao contrário de alimentos como carne vermelha, bebidas alcoolicas (principalmente destilados e cervejas), embutidos, certos tipos de frutos do mar, por exemplo.
aproximadamente 3 litros de água por dia para aumentar a excreção de ácido úrico e reduzir possibilidade de cálculo renal; alimentos ricos em ácido fólico: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico.
Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.
A dieta adequada deve privilegiar alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas e leguminosas. A ingestão de carne vermelha e carnes processadas deve ser reduzida. Peixes (bacalhau, tilápia, linguado) e tofu são boas escolhas para suprir sua necessidade proteica.
O que comer no café da manhã para quem tem ácido úrico?
Alguns exemplos são pescada, tilápia e salmão. Não esqueça dos vegetais, frutas, cereais integrais e leguminosas. Além disso, inclua laticínios desnatados e sementes como linhaça e gergelim. Beber muita água e chás ajuda a diminuir o ácido úrico no corpo.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
O que pode desencadear as crises de gota? Alguns fatores podem desencadear uma crise de gota em pessoas hiperuricêmicas como ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja, dieta rica em determinados tipos de alimentos (ricos em purina), trauma físico, cirurgias, quimioterapia e uso de diurético.
Uma dieta balanceada é fundamental para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e auxiliar no tratamento da gota, sendo, por isso, recomendado priorizar a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, e leite e derivados com baixo teor de gordura.
Alimentos como o feijão, lentilhas ou outras leguminosas, e os legumes em geral diminuem também a hiperuricemia, apesar de muitas vezes se ouvir dizer o contrário. A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras.
Em pacientes com hiperuricemia ou gota, a restrição de purinas dietéticas deve se limitar às purinas de origem animal (carnes, miúdos, embutidos e frutos do mar), mas não às de origem vegetal.
Escolha carnes magras como o peito do frango, patinho, coxão duro ou pescada branca. Aumente o consumo de água e marque uma consulta com uma nutricionista ou endocrinologista para receber informações mais completas e tirar todas as suas dúvidas.