A estudante Luana Pizzolato, de 20 anos, foi uma das sete pessoas do estado de São Paulo a tirar nota mil na redação do Enem 2023. Moradora do ABC Paulista, a jovem sonha em fazer Medicina em uma universidade pública e fez a prova três vezes como candidata.
Qual é a nota máxima em cada uma das provas? O candidato pode atingir um máximo de 1000 (mil) pontos em cada uma das cinco áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Redação e Ciências da Natureza).
A professora explica que, a cada ano, muda a nota de corte, porque ela depende da quantidade de candidatos. Medicina, por exemplo, é sempre o curso mais concorrido e, em geral, o candidato precisa de cerca de 940 pontos na redação para, pelo menos. "Ou seja, em uma escala de zero a 10, ele precisaria ser um 9,4.
Ao todo, 60 alcançaram fecharam a prova. A nota mais baixa foi 40 - sem levar em conta os exames zerados por não terem seguido alguma regra do edital. Além da redação, o exame é dividido em quatro áreas de conhecimento. Destas, “Matemática e suas tecnologias” teve a maior nota, com 958,6 pontos.
A pontuação mínima para concorrer a uma vaga é de 450 pontos na média geral das provas e nota superior a zero na redação. Além disso, os candidatos precisam atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa.
Mesmo que todos os candidatos acertassem todas as questões, explica ele, a nota média seria próxima de 1.000, mas a nota 1.000 é uma meta jamais alcançável.
Ao todo, 60 candidatos de todo o Brasil atingiram 1.000, a nota máxima na prova. Apenas 4 deles vieram da escola pública, ainda que 46,7% dos 2,7 milhões de participantes da prova fossem da rede pública.
Qual a nota mínima para passar em Medicina no Enem?
Sisu. O Sisu tem o objetivo de distribuir vagas em instituições públicas do Brasil a partir da pontuação do Enem. Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos.
Como a pontuação do Enem é formulada pelo TRI e as pontuações de cada questão não são as mesmas, a menor nota que é possível tirar no Enem pode variar muito. No entanto, um candidato que tira em torno de 300 e 350 pontos, tem uma nota considerada bem baixa.
Qual a pontuação necessária para passar no Enem em Medicina?
Para passar em medicina pelo ENEM, é muito provável que o candidato precise tirar uma nota superior a 900 na redação, por exemplo. O professor Alisson antecipa que, com uma nota a partir de 765, já é possível conseguir vagas em algumas universidades no sistema de ampla concorrência.
Afinal, o tema da redação só é conhecido no momento do exame, e a prova equivale a 20% da nota final do Enem. Além de possibilitar uma boa pontuação aos estudantes, tirar uma nota acima de zero é um dos requisitos para concorrer a vários processos seletivos.
O que acontece se eu tirar 500 na redação do Enem?
Assim como Castro afirmou, não há apenas uma resposta para essa pergunta. Mas, de modo geral, com essa nota é possível buscar oportunidades em todos os programas governamentais, como Programa Universidade Para Todos (Prouni); Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Karoline Soares Teixeira, 20 anos, é uma dos quatro candidatos que garantiram a nota máxima na redação do Enem 2023 no estado do Ceará. A jovem, que é natural da cidade de Ji-Paraná, interior de Rondônia, mora há três anos na capital cearense.
Quanto mais escrever textos treinando a redação do Enem, maiores são as chances de alcançar a nota 1000. O ideal é que você faça duas redações por semana, sempre treinando a escrita, já que ela é fundamental para quem quer atingir a nota 1000 na redação do Enem.
O Nordeste é a região do Brasil que tem mais alunos que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023. As notas foram divulgadas na manhã dessa terça-feira, 16 de janeiro. No total, 60 estudantes ganharam a nota máxima na redação.