Quem tem mais probabilidade de ter filho com síndrome de Down?
As chances de gerar um bebê com Down é maior à medida que a mulher envelhece, principalmente a partir dos 35 anos. Cerca de 80% dos que nascem com a trissomia 21 são filhos de mulheres mais velhas. As famílias prévias, quando um dos pais é portador da síndrome, também têm maiores chances de ter um bebê Down.Quem carrega o gene da síndrome de Down?
Normalmente, um indivíduo tem duas cópias de cada cromossomo — um herdado do pai e outro da mãe. No caso da pessoa com síndrome de Down, há 3 cópias do cromossomo 21. Esse erro de divisão ocorre quando a divisão celular resulta em material genético extra.O que leva um casal ter um filho com síndrome de Down?
Obstetra explica quais gestantes são mais propensas a terem um bebê com Síndrome de Down. Três são os fatores que podem representar maior chance de uma gestante ter um bebê com Síndrome de Down: idade avançada (mais de 35 anos), fertilização in vitro e o chamado mosaico genético.Qual a genética mais forte do pai ou da mãe?
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.Repórter Brasil explica o que é a síndrome de down -
De quem o filho puxa a genética?
Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas. Excluindo os gêmeos univitelinos, ninguém no mundo carrega o mesmo DNA. É exatamente por isso que é possível fazer um teste de DNA que oferece 99,999% de precisão.De quem o filho herda o sangue?
As possibilidades são as seguintes: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo B: filhos podem ser tipo B ou O.O que fazer para prevenir a síndrome de Down?
Prevenção da síndrome de Down
- Fazer exames pré-natais.
- Evitar engravidar após os 35 anos.
- Fazer aconselhamento genético se você tem um histórico familiar de síndrome de Down.
O que fazer para evitar as síndromes cromossômicas?
As doenças genéticas hereditárias e cromossômicas são transmitidas dos pais para os filhos, mesmo nos casos em que eles não apresentam sintomas. Elas não têm cura, mas podem ser prevenidas. Uma maneira de evitar a transmissão para os descendentes é pela FIV com o teste genético pré-implantacional.Como evitar síndromes na gravidez?
Alimentação: mulheres que se alimentam de forma adequada tendem a ter menos risco de complicações durante a gestação e o parto. É importante ingerir alimentos orgânicos, como frutas, legumes e verduras, bem como abster-se de comidas gordurosas e industrializadas. Além disso, evitar os extremos é fundamental.Como saber se o bebê vai ter Síndrome de Down?
Um exame ultra-sonográfico e quádruplo do marcador pode ajudar a identificar a síndrome de Down e outros defeitos no cérebro e na medula espinhal. Este teste é feito entre 15 e 20 semanas de gravidez. Se algum desses testes não for normal, você será considerado com alto risco de defeitos congênitos.Quais são os 3 tipos de Síndrome de Down?
Existem três tipos de síndrome de Down, e a mais comum é a trissomia livre (quando o cromossomo 21 extra está em todas as células). Os tipos mais raros são o mosaicismo (com 46 cromossomos em algumas células e 47 em outras) e translocação (quando a doença ocorre por herança genética).Qual exame detecta Síndrome de Down após o nascimento?
Gisela alerta que “a síndrome pode ser diagnosticada com o exame de ultrassom translucência nucal fetal por volta da 12ª semana de gestação.O que aumenta o risco de Síndrome de Down?
A síndrome de Down tem sido relacionada à idade materna. Mães com mais idade correm um risco maior em ter filhos com síndrome de Down. Por este motivo, a análise cromossômica fetal (por amniocentese ou punção de vilosidades coriônicas) hoje é recomendada para estes casos.É perigoso engravidar com 38 anos?
A partir dos processos fisiológicos observados no corpo feminino, podemos dizer que o limite para que se desenvolva uma gravidez saudável é a idade de 38 anos.É perigoso engravidar aos 40 anos?
Engravidar depois dos 40 anos de idade é mais perigoso do que ficar grávida no início da vida adulta. Nesse sentido, aumenta a chance do surgimento de inúmeras situações que comprometem a saúde da mãe e do bebê.Quais doenças passam de pai para filho?
Exemplos: Mal de Alzheimer, diabetes, asma, esclerose múltipla, câncer, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, alergias, etc. Quando há casos de familiares próximos com doenças como as citadas acima, a probabilidade de que nasçam crianças com tais doenças é bem maior.Como evitar síndromes em bebês?
Prevenção
- Alimentação adequada do ponto de vista nutricional e suplementação de ácido fólico e vitamina B12 no período pré-concepcional e durante a gestação;
- Controle do excesso de peso e prática regular de exercícios físicos recomendados pelo médico durante a gestação;