Além do investimento da Prefeitura do Rio de Janeiro para que a cantora suba ao palco logo mais à noite, o evento conta com patrocinadores de peso, como Itaú e Heineken -- o banco, aliás, foi o responsável por trazer a rainha do pop para o Brasil.
A produtora Bonus Track, com experiência em grandes shows, foi a responsável pelo evento. Foram eles que trouxeram para a mesma praia os Rolling Stones (em 2006) e os amigos Stevie Wonder e Gilberto Gil (2012), além de terem cuidado da turnê que Paul McCartney fez pelo Brasil em 2023.
“O Show da Madonna não recebeu dinheiro do Governo Federal, o show teve patrocínio do Itaú e da Heineken, além do apoio do Governo do RJ e da Prefeitura do RJ”, escreveu.
Só o cachê da cantora custou R$ 17 milhões. Vale tudo isso mesmo? Realizado no dia 4 de maio, ele encerrou a "The Celebration Tour" com um evento gratuito em Copacabana. Mas valeu a pena o investimento neste show da Madonna, que no total ficou perto de R$ 60 milhões?
Segundo informações obtidas pela CNN, a cantora desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim por volta das 10h10. No domingo (28/4), dois dos três aviões cargueiros da artista pousaram em terras brasileiras, trazendo 270 toneladas de equipamentos.
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Quem pagou Madonna para o Brasil?
O show da rainha do pop, de acordo com a Coluna do Ancelmo, do jornal O Globo, custou quase R$ 60 milhões, contando o cachê e a estrutura. Desta quantia, R$ 10 milhões foram pagos pelo governo do estado do Rio de Janeiro, e R$ 10 milhões pela prefeitura da capital. O restante do montante partiu de empresas privadas.
Primeiro, com o vídeo de 100 anos da empresa; depois, com a suspeita de um show em Copacabana, gratuito; e, agora, com a confirmação de que, sim, ela virá: no feed do banco no Instagram (@itau) há apenas um post, que é justamente a confirmação de que o Itaú Unibanco patrocinará a Madonna no Brasil.
Apesar de ter tido um investimento de R$ 20 milhões divididos entre a Prefeitura do Rio e o governo estadual, a maior parte dos custos para a realização do evento foi bancada pelos patrocinadores Itaú e Heineken.
A realização tem forte apoio da iniciativa privada, com o Itaú Cotação de Itaú Unibanco como patrocinador master —e com a Madonna em sua campanha de 100 anos— e o Grupo Heineken como patrocinador. Itaú e Heineken vão dividir o restante do orçamento (R$ 39.908.437,50).
Para o evento, foram gastos cerca de R$ 59,9 milhões, segundo planilha enviada pela produtora Bonus Track ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Esse valor foi pago, em sua maior parte, por marcas patrocinadoras. Além disso, o show movimentou significativamente a economia carioca no último final de semana.
Quanto o governo federal liberou para o show da Madonna?
O valor total da apresentação é de quase R$ 60 milhões, conforme documento encaminhado pelo Governo do Rio de Janeiro para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do RJ, a Funarj, e obtido por veículos como Folha e Valor Econômico. Nele, está especificado o valor de R$ 59.908.437,50.
A realização tem forte apoio da iniciativa privada, com o Itaú Unibanco como patrocinador master —e com a Madonna em sua campanha de 100 anos— e o Grupo Heineken como patrocinador. Itaú e Heineken vão dividir o restante do orçamento (R$ 39.908.437,50).
Luiz Oscar Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, é o empresário responsável pela vinda de Madonna para fazer show sábado no Rio de Janeiro, depois de dois anos de negociações. Ele já trouxe para o Brasil apresentações de Bob Dylan, Elton John, Eric Clapton, Paul McCartney e Stevie Wonder.
2024) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show será gratuito para o público, mas a artista embolsará R$ 17 milhões pela apresentação. A movimentação total, que inclui investimentos, giro na economia, patrocínios, transmissão e gastos com a infraestrutura, passa dos R$ 400 milhões.
Pelo show, que será gratuito, a rainha do pop receberá de cachê US$ 3,3 milhões, o equivalente a R$ 17,075 milhões, segundo divulgado pelo jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo. Ainda segundo o jornalista, o governo do Estado do Rio investiu cerca de R$ 10 milhões para realização do show de Madonna.
Quanto o governo do Rio gastou no show da Madonna?
Aproximadamente 150 mil turistas nacionais e internacionais estiveram no Rio, e 96% do setor hoteleiro da cidade estava ocupado. A Prefeitura do Rio e o governo investiram R$ 10 milhões cada no show da rainha do pop.
Em retorno para o município, o balanço estima que a presença da pop star na cidade gerou mais de 300 milhões de reais à economia carioca. O evento atraiu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais e teve 96 % de ocupação hoteleira em Copacabana e bairros próximos.
Megashow foi financiado por Itaú, Heineken e o serviço de streaming Deezer, com apoio estadual e municipal. Os valores investidos pelas respectivas empresas, no entanto, não foi revelado. Já o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura do Rio investiram R$ 10 milhões cada no patrocínio.
Dividindo a tela com Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta, especialistas do mercado publicitário especulam que a porcentagem da rainha do pop foi astronômico — ela teria recebido algo em torno de 13 milhões de dólares, o equivalente a 60 milhões de reais.