No Brasil, o Dia dos Pais foi instituído em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo. Inicialmente, a data escolhida para a celebração era 16 de agosto , em homenagem a São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus, que era celebrado pela Igreja Católica.
Quem trouxe para o Brasil a ideia do Dia dos Pais?
Já no Brasil, a origem é um pouco diferente e ocorreu apenas na década de 1950, como uma comemoração publicitária. O dia dos pais foi idealizado por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo.
Quem implementou a comemoração do Dia dos Pais no Brasil?
O Dia dos Pais será comemorado neste domingo (11), sendo o septuagésimo primeiro ano que a data é festejada no Brasil. Isso acontece desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering criou a data para “agitar” o comércio, no início do segundo semestre.
Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.
A ORIGEM do dia DOS PAIS uma HISTÓRIA nunca CONTADA se SURPREENDA.
Onde e quando surgiu a ideia de comemorar o Dia dos Pais?
Origem da comemoração nos Estados Unidos
O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910.
Quem teve a ideia de criar o Dia dos Pais nos Estados Unidos?
O Dia dos Pais tem várias histórias de origem, mas a mais conhecida delas surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, quando uma filha decidiu homenagear seu pai. Sonora Louise Smart Dodd criou o Dia dos Pais em 1909 depois de ouvir um sermão de Dia das Mães em uma igreja que ela frequentava.
Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão de dia dos pais. Ele teria desejado sorte, saúde e vida longa para o pai. Então, a partir desse dia, a data teria se tornado uma festança nacional.
Há 92 anos, o Dia das Mães é comemorado no Brasil. A decisão de reservar um dia do calendário para prestar homenagens à figura materna no país foi do então presidente da época, Getúlio Vargas.
Qual a data sugerida para comemorar o Dia dos Pais no Brasil que acabou não acontecendo?
Atualmente, no Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo do mês de agosto, mas já teve o dia 16 deste mês como data fixa. Alguns países como os Estados Unidos, comemoram no terceiro domingo de junho; na Rússia, no dia 23 de janeiro, Portugal e Espanha, em 19 de Março. Mas, por que comemorar em datas diferentes?
A primeira comemoração aconteceu no aniversário de William, no dia 19 de junho. Após a disseminação da data, o então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, oficializou, em 1966, o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais, e o presidente Richard Nixon, em 1972, o transformou em feriado nacional.
Quem implantou a comemoração do Dia dos Pais no Brasil?
No Brasil, a origem do Dia dos Pais é um pouco diferente. Assim como o Dia dos Namorados surgiu de uma comemoração publicitária, o Dia dos Pais foi impulsionado por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo, que, na década de 50, fez um concurso para homenagear os pais.
Hoje (22/04), comemoramos o descobrimento do Brasil. Há 522 anos, Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
Quem foi o responsável por decretar a independência do Brasil?
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
O segundo domingo de agosto é a data reservada no Brasil para homenagear os pais. Aqui, o Dia do Papai foi instituído pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação.
Aqui no Brasil, por sugestão do jornalista Sylvio Bhering, a data escolhida foi o dia 16 de agosto. Contudo, foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que, caindo no final de semana, a companhia dos pais fosse facilitada.
Isso se deve ao fato de que o Brasil demorou a institucionalizar a comemoração do Dia dos Pais. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1953, impulsionada por Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal carioca O Globo. Bhering sugeriu o dia 16 de agosto como data para a celebração.
Tal ideia teria surgido enquanto ouvia um sermão no feriado do Dia das Mães com o intuito de homenagear o seu pai. O presidente dos EUA, Calvin Coolidge, deu seu apoio público ao Dia dos Pais em 1924, porém, somente em 1972 o então presidente Richard Nixon, estabeleceu-o como feriado nacional.
“Ser pai, significa para mim, a continuação dos nossos ancestrais. É ser responsável pelo desenvolvimento da criança que você quis colocar no mundo. É estar presente sempre no crescimento da criança, colocando-a como prioridade na nossa vida.
No Brasil, a origem do Dia dos Pais é um pouco diferente. Assim como o Dia dos Namorados surgiu de uma comemoração publicitária, o Dia dos Pais foi impulsionado por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo, que, na década de 50, fez um concurso para homenagear os pais.
As antigas colônias britânicas usaram pela primeira vez o nome do país moderno na Declaração de Independência — "unânime declaração de independência dos Estados Unidos da América", adotada pelos "representantes dos Estados Unidos da América", em 4 de julho de 1776.
Os Estados Unidos tornaram-se independentes da Inglaterra em 1776, no dia 4 de julho. Esse fato foi reconhecido no ano de 1783 por meio do Tratado de Paris, um acordo internacional que confirmava o fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos.