Segundo a Bíblia, há relatos de personagens bíblicos que passaram por períodos de silêncio de Deus, como Jó, Davi e Elias. Essas histórias mostram que mesmo em momentos de aparente ausência divina, Deus está presente e trabalhando em silêncio para cumprir Seus propósitos.
Por mais difícil que possamos compreender 400 anos, a Bíblia nos diz que esta é a quantidade de tempo que o povo de Deus esperou para ouvir Sua voz. Você vê, no final do Antigo Testamento, Deus falou através do profeta Malaquias – e depois disso, nada. Deus fica calado. 400 anos de silêncio.
“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.
400 anos de silêncio de Deus! Por que? Pastor Evanir Vieira
Quanto tempo durou o silêncio de Deus?
Hoje, o judeu prefere a morte a prestar culto a uma imagem. Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.
Em alguns casos, o silêncio pode ser uma forma de testar nossa fé, fortalecer nosso caráter ou nos levar a buscar uma comunhão mais profunda com Ele. No entanto, a Bíblia também nos assegura que Deus está sempre presente conosco.
Apocalipse 8:1-3 Nova Almeida Atualizada (NAA) Quando o Cordeiro quebrou o sétimo selo, houve silêncio no céu durante quase meia hora. Então vi os sete anjos que estão em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
1Samuel 1:12-28 NTLH. Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse: — Até quando você vai ficar embriagada? Veja se para de beber!
Há um vácuo de tempo de Malaquias até Mateus. Dentro da teologia bíblica, esses anos são chamados de período intertestamentário, ou “400 anos de silêncio”, porque nessa fase não há nenhum escrito profético.
Jesus fica calado, fazendo emergir um silêncio profundo e inquietante, que remete ao que ocorre na terra quando o Mestre exclama: “Está consumado” e, inclinando a cabeça, entrega o seu Espírito. Esse silêncio profundo é o único caminho para se alcançar a grandeza do mistério da paixão e morte de Jesus.
Mas você sabia que o silêncio pode ter também um efeito poderoso? É uma das lições que a Bíblia nos ensina: Provérbios 17.28: “Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.” Provérbios 21.23: “O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.”
Silêncio no céu - o sétimo selo apocalipse 8:1-5 1 quando o cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora. 2 então, VI os sete anjos que se acham em pé diante de deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
Quando Deus Quebra O Silencio é um livro que conta detalhes da história verídica de um homem, que nos momentos mais difíceis e complexos de sua vida, entrega sua vida a DEUS, que lhe dá livramentos de morte e começa a responder as suas orações, fortalecendo sua fé e transformando seu coração.
O Apóstolo Paulo então foi enviado à sua cidade natal, Tarso, passando ali um período de silêncio, de cerca de 10 anos. Embora esses anos sejam conhecidos como o “período silencioso do ministério do Apóstolo Paulo”, é provável que o Apóstolo tenha fundado algumas igrejas naquela região.
Onde está escrito na Bíblia sobre o silêncio de Deus?
No livro de Eclesiastes, está escrito “que há tempo de curar, tempo de chorar e de rir; tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.1-8). Se você orou por uma cura e não obteve, não se culpe e nem tenha raiva de Deus.
contra nós. Ele está preparando algo melhor e maior para nossa vida. Quando Deus fica em silêncio, Ele continua sendo nosso Pai onipotente, amoroso e bom o tempo inteiro.
lá em provérbios dezessete, vinte e oito tá escrito assim, ó até o tolo. Se ficar calado se passa por sábio. Dica que eu te dou, cala a boca, Pablo, eu quero falar.
Este princípio bíblico é muito precioso nas nossas relações, inclusive em nossa relação com o Senhor, procurando ouvi-lo mais. Quando silenciamos nós temos a capacidade de aprender e motivar os outros a repartir o coração.
Quanto tempo Deus ficou em silêncio depois de Malaquias?
Depois que o profeta Malaquias deixou esta esfera mortal por volta de 450 a.C., nenhuma voz profética genuína foi ouvida novamente durante 500 anos. Conhecemos esse período como o período intertestamental — o intervalo entre as dispensações do Velho e do Novo Testamento.
400 anos! Esse é o tempo que decorre entre o fim do Antigo Testamento e os acontecimentos do Novo Testamento. Esse tempo é conhecido como Período Interbíblico, que marca o silêncio profético de Malaquias até a pregação de João Batista. Durante muito tempo, esse período de silêncio recebeu muita atenção.
Lucas 23:36–37 menciona a zombaria pelos soldados romanos: "Os soldados também o escarneciam, chegando-se a ele, oferecendo-lhe vinagre e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo", implicando que ele não poderia ser o profeta e o rei dos judeus que ele disse que era, pois estava ali incapaz de ajudar a ...