Derramou seu sangue por causa do Evangelho que ele imortalizou em seus escritos. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores. Na tradição litúrgica seu dia é comemorado em 18 de outubro.
São Lucas é considerado o evangelista da misericórdia, por focar na atuação de Jesus em relação aos injustiçados, aos pobres, aos marginalizados de toda sorte.
São Lucas é o terceiro Evangelista do Novo Testamento. Médico, tornou-se também padroeiro desses profissionais. Esse grande santo não conviveu pessoalmente com Jesus, por essa razão, a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Cristo.
São Lucas é considerado o padroeiro dos médicos por causa da crença de que ele, autor do terceiro Evangelho do Novo Testamento e dos Atos dos Apóstolos, era um médico.
Lucas: Lucas é um nome de origem latina que significa “aquele que traz luz”. É o nome do autor de um dos quatro evangelhos do Novo Testamento, o Evangelho de Lucas, bem como do livro Atos dos Apóstolos. A escolha de Lucas pode ser associada ao desejo de transmitir luz e clareza para a vida da criança.
Os Atos dos Apóstolos é a sequência de seu evangelho. São Lucas nasceu no seio de uma família pagã, provavelmente em Antioquia, e como falamos era médico de profissão. Convertido a fé em Cristo, foi companheiro de missão do apóstolo Paulo, até o martírio. Serviu incessantemente ao Senhor na missão.
Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade.
Lucas: Touro: O Evangelho de Lucas é representado por um touro, que indica os animais que eram oferecidos em sacrifício no Templo. O livro começa justamente com a visão de Zacarias no templo e também termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo lugar.
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.
Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.
Ao contrário de São Mateus e São João, por exemplo, São Lucas não conheceu Jesus pessoalmente: ele começou a abraçar a fé cristã por volta do ano 40, quando Jesus já tinha sofrido a Paixão, ressuscitado e ascendido aos céus.
Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas. Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão.
São Lucas, autor do Evangelho que acompanhamos no Ano C, é representado pelo Touro, símbolo escolhido por indicar que os animais eram oferecidos em sacrifício no Templo, representando também todo o Sacrifício de Jesus. Lucas ressalta o caráter sacerdotal de Jesus.
Porque na imagem de São Lucas tem uma cabeça de animal?
O monsenhor observou que o Evangelho de Lucas “traz como símbolo um touro alado”. E recordou que “tudo começa no Templo de Jerusalém, lugar dos sacrifício dos bois e carneiros. É anunciado o nascimento de João Batista no templo, onde os touros eram oferecidos em sacrifício ao Senhor (cf Lc 1,8-23)”.
Dia 18 deste mês celebramos São Lucas evangelista e autor do livro Atos dos Apóstolos. Segundo a tradição ele era médico e, por isso, padroeiro dos profissionais da medicina.
Juranda, cidade de 7,7 mil habitantes a 107 quilômetros de Umuarama, é cenário de um fato que ganhou repercussão internacional: o milagre da cura do menino Lucas, que em 2013 caiu de uma altura de mais de seis metros, sofreu traumatismo craniano, foi desenganado pelos médicos porque o caso era gravíssimo, mas ...
Lucas é um nome masculino de origem grega que significa "luminoso" ou "aquele que ilumina". É um nome de grande importância histórica e cultural, presente em diversas civilizações ao longo dos séculos.
O Evangelho de Lucas é uma proclamação do acontecido com Cristo Jesus e da salvação realizada por ele no mistério de sua encarnação, morte e ressurreição. É um manual de catequese, que ajuda no processo de iniciação e de reiniciação à fé.
Ele dedica atenção particular aos pobres e às vítimas das injustiças, aos pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e a misericórdia de Deus: ele narra a parábola do pobre Lázaro e o rico Epulão; fala do Filho Pródigo e do pai misericordioso, que o acolhe de braços abertos; descreve a ação da pecadora perdoada, que ...
- A Lucas associa-se o touro, porque seu Evangelho se concentra no caráter sacrificial da morte de Cristo, e o touro sempre foi um animal sacrificial por excelência, tanto para o judaísmo quanto para o paganismo romano.
Lucas era um companheiro próximo do apóstolo Paulo, mencionado em suas cartas como “o médico amado” (Colossenses 4:14) e como um dos poucos que permaneceram com Paulo em seus momentos finais (2 Timóteo 4:11).
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
Meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém!"