O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Esse fato peculiar levou os são-paulinos a argumentarem que nunca foram rebaixados, uma vez que fizeram uma “final” e saíram vencedores. Mas existem inúmeros comprovantes de que na verdade, no ano de 1991, o São Paulo disputou a série B (segunda divisão) do campeonato paulista.
Com isso, apenas três times nunca desceram da Série A para a Série B: São Paulo, Flamengo e Cuiabá. Dois deles se enfrentaram também nesta última rodada.
No Brasileirão de pontos corridos, que começou em 2003, apenas Flamengo, São Paulo, Cuiabá e Fluminense nunca foram rebaixados. O tricolor carioca já disputou a Série B, mas caiu em 1997, quando o formato do Campeonato Brasileiro ainda era de mata-mata.
🤣🤣Quando o São Paulo jogou a SERIE B do Paulista 🤣🤣
São Paulo foi rebaixado no Paulista de 90?
"Mentira. O regulamento do Paulista de 1990 não previsa rebaixamento para a chamada Divisão Especial." FPF bate o martelo e diz que São Paulo não foi rebaixado no Paulistão de 1990 ponto ao fim uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro é o rebaixamento ou não do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990.
Quem foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1991?
Com a pior campanha entre os dois grupos, o São Bento, de Sorocaba, acabou rebaixado à divisão intermediária, sendo substituído em 1992 pelo Araçatuba, campeão daquela divisão em 1991 depois de vencer a Independente de Limeira — vencia por 1 a 0 quando a torcida do Independente derrubou o alambrado do Estádio Municipal ...
No máximo, é possível admitir que o rubro-negro foi, de fato, o último colocado no campeonato carioca de 1933, na versão da Liga Carioca de Football – LCF, que tinha adotado o profissionalismo. Quanto a rebaixamento, bem, as fontes deixam bem claro que não existiu.
De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, quem organizou o campeonato, ninguém foi rebaixado. O regulamento já estava previsto antes do torneio se iniciar, e, assim como foi em 1989, não havia rebaixamento para nenhum dos participantes.
São Paulo já foi rebaixado no Brasileirão alguma vez?
Nunca rebaixado no Brasileirão, Tricolor convive com polêmica sobre o Paulistão de 1990; entenda. O Bragantino foi o campeão do Campeonato Paulista de 1990, mas o torneio atualmente é mais lembrado por outro motivo: afinal, o São Paulo caiu, foi rebaixado para a segunda divisão estadual naquele ano?
Atualmente, Flamengo e São Paulo são os únicos times remanescentes entre os 12 grandes clubes do Brasil que nunca jogaram a Série B. Uma ressalva fica por conta do Cuiabá, fundada em 2001 e que chegou à Série A em 2021. Desde então, não foi rebaixado para a Série B.
Em 1990, Bragantino e Novorizontino disputaram a famosa "final caipira" do estadual mais rico do Brasil. Com dois empates por 1 a 1, o time de Bragança Paulista levou a melhor e ficou com o título, o terceiro da carreira de Vanderlei Luxemburgo, que bateu o "rival" Nelsinho Baptista, treinador do vice-campeão.
Entretanto, o Rubro-Negro e o Colorado disputaram normalmente a Primeira Divisão de 1988, enquanto o Coritiba foi rebaixado, em 1989, porque se recusou a entrar em campo por não concordar com o horário do jogo de sua última rodada. Uma manobra jurídica impediu a queda do Flamengo, em 2013.
América-MG, Coritiba, Goiás, Sport e o Vitória são os nomes que caíram mais vezes para a segunda divisão, contando com 6 rebaixamentos. Entre os principais clubes brasileiros, o Vasco, com 4 rebaixamentos, é o time que com mais idas a série B.
O ano de 2003 foi atípico na história do Verdão. Acostumado a disputar títulos e conquistá-los, o time conheceu a dureza da Série B do Campeonato Brasileiro.
Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro é o rebaixamento ou não do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990. Segundo a Federação Paulista de Futebol, a resposta é não.