A Linha Verde do metrô em SP interliga a Vila Madalena (Zona Oeste) à Vila Prudente (Zona Leste), conectando pontos essenciais da cidade de São Paulo: tem aproximadamente 14,7 km de extensão e faz ligação com outras linhas de metrô e sistemas de transporte, incluindo CPTM e linhas de ônibus.
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.
O metrô funciona com o ticket unitário, que pode ser comprado nas cabines dentro das estações, ou então com o Bilhete Único, que é um cartão que você carrega com o valor ou tipo de cota desejada e usa nos ônibus, trens e metrôs.
O metrô é limpo e seguro, apesar do pequeno registro de furtos. A maioria das estações conta com elevadores, sendo de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Entre esses projetos, o Terminal de Ônibus de Vila Mariana se destaca. A Estação Sé foi inaugurada em 1978 e fornece a ligação entre as linhas 1–Azul e 3–Vermelha do Metrô. Esta é a maior estação de toda a rede, sendo capaz de servir cem mil passageiros por hora.
O sistema de transporte urbano sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte adquiriu 24 novas composições junto à empresa chinesa CRRC. Os trens vão proporcionar mais regularidade e conforto nas viagens para os clientes do metrô mineiro.
Por outro lado, na região Sul, só uma capital tem metrô: Porto Alegre. No Centro-Oeste, das 4 capitais, só Brasília tem linhas para transporte de passageiros por trilhos. Na região Norte, nenhuma.
O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo. Essa definição aconteceu em 1983, durante a 17ª CGPM. O metro foi a primeira unidade de base para a qual uma definição nova foi formulada a partir de uma constante fundamental, a velocidade da luz.
Você sabe quais são as diferenças entre trem e metrô? Velocidade, distância entre as estações e questões técnicas estão entre as principais características que diferem um sistema do outro. Trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros.
Em maio de 2017 foram inauguradas mais quatro estações na Linha 2 do metrô (Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu) e em Setembro de 2017 foram inauguradas outras quatro estações (Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga), passando a Linha 2 a operar com 15,5 km de extensão.
Não há metrô em Curitiba, o que dificulta a vida dos turistas, especialmente por ser complicado entender o sistema tronco-alimentador dos ônibus. São mais de 250 linhas, com 342 estações tubo e 30 terminais, operados pela URBS, que servem como ponto para troca de veículos.
São Paulo – O Metrô de São Paulo é o maior sistema de metrô do Brasil e o segundo maior das Américas, perdendo apenas para o metrô da Cidade do México.
Um dos motivos pelos quais a maioria das capitais brasileiras – e também importantes cidades do interior do país – não possuem o transporte sobre trilhos é o fato de a implantação do sistema requerer um alto aporte de recursos e, em algumas capitais, recuperação e até alterações na infraestrutura local.
São 62 duas estações, distribuídas em 84,3 quilômetros de vias férreas, constituindo a maior infraestrutura metroviária do Nordeste, atendendo mais de 56 mil pessoas todos os dias, nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.
No mundo, a estação de metrô mais profunda é a Arsenalna que está localizada em Kiev, na Ucrânia, a 105,5m de profundidade. Considerada uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade da América Latina, a Linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona e será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Com o maior metrô do mundo em seus mais de 831 km de extensão, Xangai garantiu uma aprovação de 91%, dos usuários que responderam a pesquisa. A rede da cidade perde apenas para Nova York em número de estações.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.