Quem tem MEI pode trabalhar em outro emprego de carteira assinada?
Não. Rosa pode registrar CNPJ como MEI e continuar trabalhando com carteira assinada, pois não há nenhuma lei que impeça que o empregado com registro CLT possua uma empresa. Rosa só não pode esquecer que, mesmo tendo um emprego com carteira assinada, o MEI precisa fazer as suas contribuições ao INSS.Sou MEI e arrumei um emprego de carteira assinada.?
Sim, é permitido que o empreendedor seja CLT e MEI ao mesmo tempo. Enquanto no regime formal de contratação via CLT ele executará atividades do seu empregador e receberá salário e benefícios conforme a legislação deste modelo, no Microempreendedor Individual ele manterá o pagamento dos impostos deste tipo de empresa.Sou MEI e fui registrado em outra empresa.?
Uma grande dúvida que mexe com muitos profissionais e empreendedores. Quem é Microempreendedor Individual pode trabalhar em outra empresa com registro em carteira? A resposta é sim tanto para essa pergunta quanto para quem é empregado com carteira assinada e pretende abrir uma empresa nos moldes do MEI.Sou MEI e trabalho de carteira assinada receber seguro-desemprego?
Ou seja, o empreendedor tem direito ao pagamento temporário caso tenha duas fontes de renda: a produção ou prestação de serviço como MEI e um emprego com carteira assinada. Se for demitido desse emprego formal, pode solicitar o seguro-desemprego.MEI pode trabalhar registrado em outra empresa?
Sou MEI e tenho carteira assinada, posso receber FGTS?
Quem é MEI tem direito a FGTS? O Governo Federal não concede o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem trabalha unicamente como microempreendedor individual. Para que o MEI ganhe o direito ao FGTS, é preciso a atuação simultânea no regime de carteira assinada.Sou MEI e tenho carteira assinada. Como fica a aposentadoria?
Sim, quem paga MEI se aposenta, assim como trabalhadores CLT, autônomos que recolhem INSS à parte, e empreendedores de outras naturezas jurídicas.O que o CLT perde sendo MEI?
Afinal, CLT pode ser MEI? A resposta é sim! Hoje, não existe nenhuma lei que impeça o colaborador que possui sua carteira registrada realizar o processo de abertura de um MEI, seja para trabalhos freelances quanto para a abertura do seu próprio negócio.Quem tem MEI pode receber seguro-desemprego 2024?
O MEI pode receber seguro-desemprego caso consiga provar que a empresa se encontra inativa; Caso o MEI consiga comprovar que não tem rendimentos suficientes para sustentar ele e sua família.Sou MEI e trabalho de carteira assinada. Como declarar imposto?
Quem recebe salário e também é MEI precisa declarar ambos os rendimentos na declaração, no campo "Rendimentos recebidos de pessoa jurídica". Os dados lançados nessa categoria são os enviados pela fonte pagadora — a empresa na qual trabalha e também o faturamento/pro labore do próprio CNPJ do MEI.Sou MEI e tenho carteira assinada. Quais meus direitos?
A lei permite ser MEI e manter um emprego com carteira assinada simultaneamente. Nesse caso, o trabalhador terá os direitos correspondentes ao trabalho que está sob as regras da CLT. Entretanto, se for demitido sem justa causa, só terá acesso ao seguro-desemprego se comprovar que o CNPJ do MEI não tem faturamento.Tem problema ser CLT e MEI ao mesmo tempo?
Pode ser MEI e CLT ao mesmo tempo? Sim, trabalhadores podem ser MEI e CLT ao mesmo tempo. Não há nenhuma lei que impeça o trabalhador de exercer os dois trabalhos simultaneamente.Qual a vantagem de ser mei e ter carteira assinada?
Para definir entre CLT x MEI é preciso considerar que a modalidade com carteira assinada – CLT – pode garantir maior estabilidade, mas abrir um CNPJ MEI pode trazer mais autonomia e possibilidades de crescimento.Quem tem MEI pode ter funcionário registrado?
O microempreendedor individual pode contratar até 1 (um) funcionário, e seu salário não pode ser superior ao piso da categoria ou ao salário mínimo nacional, o empregado receberá o que for maior.Pode trabalhar de carteira assinada e pagar o MEI?
Quais as vantagens de ser MEI e ter carteira assinadaAbrir MEI enquanto ainda é CLT permite que você combine as vantagens de ambas as modalidades de trabalho.
Tem problema ser CLT e ter CNPJ?
Sim, é possível ser CLT e ter um CNPJ ao mesmo tempo. Na legislação atual não existe nada que proíba o trabalhador formalizado via CLT (consolidação das leis trabalhistas) de se tornar uma Pessoa Jurídica e nem o contrário.Sou CLT e tenho MEI recebo seguro-desemprego?
Procedimentos para solicitação do Seguro-Desemprego pelo MEIOs MEIs que se enquadram nos critérios estabelecidos e perderam um emprego CLT podem solicitar o seguro-desemprego através de múltiplos canais. A forma mais prática é pelo aplicativo Carteira de Trabajo Digital ou pelo portal gov.br.
Estou recebendo seguro-desemprego se abrir MEI perco o seguro?
O cidadão que estiver recebendo o seguro-desemprego ao se cadastrar como MEI perde esse benefício? Não.Como abrir MEI sem perder seguro-desemprego?
Caso a pessoa tenha perdido o emprego e esteja recebendo Seguro Desemprego, ela poderá se formalizar como MEI - não há qualquer impedimento neste sentido. Mas, deve levar em consideração que ao abrir o MEI, não poderá ultrapassar a renda de um salário-mínimo mensal enquanto estiver recebendo o Seguro Desemprego.Quais direitos trabalhistas perco sendo MEI?
Direitos trabalhistas que se perdem ao se formalizar como MEI
- Trabalhadores registradas com carteira de trabalho. ...
- Quem recebe Auxílio-doença. ...
- Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) ...
- Quem recebe o Bolsa Família.