Sou MEI é preciso fazer uma nota de devolução?
Depende muito! Cada estado possui suas próprias regulamentações. Isto significa que o MEI pode precisar, ou não, emitir a nota fiscal de devolução. Por exemplo, no estado de São Paulo os microempreendedores individuais estão dispensados dessa obrigação fiscal.É obrigatório emitir nota fiscal de devolução?
II. Na devolução, seja total ou parcial, o adquirente, contribuinte do imposto ou obrigado a emissão de documento fiscal, deverá emitir Nota Fiscal para amparar o retorno da mercadoria.Quando o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal?
O microempreendedor individual só é obrigado a emitir nota fiscal quando a venda ou o serviço for realizado para uma empresa (consumidor pessoa jurídica). O MEI está dispensado de emitir a nota fiscal para consumidor pessoa física (PF) de forma obrigatória.Quando o MEI é dispensado de emitir nota fiscal?
O MEI é dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, salvo quando for solicitado, em atendimento ao Código de Defesa do Consumidor. Se o destinatário do serviço for outra empresa, a emissão de NFS-e é obrigatória.Como Emitir Nota Fiscal de Devolução e outras remessas - Emissor Gratuito SEBRAE
Qual tipo de nota fiscal o MEI deve emitir?
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) Um dos grandes benefícios ao se formalizar como MEI é poder emitir nota fiscal (NF) e acessar novos mercados, vendendo para empresas e até mesmo órgãos públicos.Sou MEI e esqueci de emitir nota fiscal?
Sim, é possível tirar nota fiscal com data retroativa. No entanto, essa permissão pode variar de uma prefeitura para outra e também entre a SEFAZ de cada região. Por isso, a indicação é entrar em contato com os órgãos fiscalizadores da sua região e verificar essa possibilidade.Sou MEI é preciso emitir nota fiscal Avulsa?
O MEI, Microempreendedor Individual, é dispensado de gerar nota fiscal quando o seu cliente é uma pessoa física. No caso, só é obrigatória a emissão desse documento se ele estiver vendendo ou prestando serviço a uma pessoa jurídica.Quem é isento de emissão de nota fiscal?
Quem é isento de emissão de nota fiscal? O único momento em que a dispensa de emissão de nota fiscal torna-se opcional, é quando envolve a relação comercial entre uma pessoa jurídica MEI e uma pessoa física. Em todos os outros casos, a emissão da nota fiscal é obrigatória.Pode devolver sem nota fiscal?
Não!O que fazer quando o cliente não emite nota de devolução?
Quando o fornecedor (destinatário da mercadoria) recusa a nota fiscal de devolução faz-se necessário retomar a operação de compra, oficializando a entrada da mercadoria – novamente na empresa – contabilmente e fisicamente no estoque.Precisa de nota fiscal para devolução mercado livre?
Na pratica quem compra sem nota-fiscal, não tem direito a devolução, já que é impedindo de devolver o produto.Sou obrigado a fazer nota de devolução?
Em alguns casos, acontece de o cliente resolver devolver a mercadoria comprada – e, quando isso ocorrer, a empresa precisa saber como proceder com a nota fiscal de devolução. É obrigatório, no processo de devolução da mercadoria, que a nota fiscal de devolução informe os tributos envolvidos e os valores listados.Qual o limite do MEI para 2024?
O limite MEI 2024 é de R$ 81 mil. Isso indica que o Microempreendedor Individual pode ter faturamento bruto mensal de, em média, R$ 6.750.Quem tem que fazer a nota de devolução?
Em outras palavras, a empresa ou pessoa que enviou os produtos e agora está recebendo de volta por algum motivo específico é quem deve emitir a nota fiscal de retorno.Como emitir nota fiscal de devolução de mercadoria MEI?
A emissão de NFA-e por contribuinte enquadrado no MEI segue as seguintes etapas:
- Acessar o serviço;
- Identificar-se como contribuinte enquadrado no MEI;
- Informar os dados da nota;
- Validar a nota;
- Transmitir a nota;
- Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.