Sou obrigado a passar do meu horário no trabalho?
O funcionário, legalmente falando, não é obrigado a fazer hora extra se não tiver sido informado previamente pela empresa ou se o contrato individual não teve essa previsão. A exceção que torna obrigatório a realização de hora extra é em caso de força maior, onde esse direito de escolha do funcionário fica prejudicado.O que acontece se eu me recusar a mudar de horário?
Portanto, lembre-se: se recusar a cumprir o novo horário de trabalho sem uma justificativa, estará sujeito a advertência, suspensão ou demissão, conforme o caso.Sou obrigada a ficar depois do meu horário?
De acordo com a lei, o empregado é obrigado a prestar hora extra, desde que esteja acordado em seu contrato de trabalho e que ele seja informado pelo seu gestor.Pode mudar o horário do funcionário sem ele querer?
Infelizmente, para os empregados, a legislação permite ao patrão mudar horário de trabalho do funcionário por conta do seu pode potestativo, ou de controle. É o empregador quem determina os horários dos funcionários para atender melhor aos interesses da empresa.A empresa pode mudar o horário de trabalho quando quiser? #bbadv
Sou obrigado a aceitar mudança de horário na empresa?
Ao ser notificado da referida alteração, caberá ao funcionário aceitar e se adaptar à nova rotina. Além disso, poderá a empresa alterar a forma como o trabalho é prestado. Por exemplo, mudar de presencial para home office ou vice-versa. Poderá implementar horário flexível, rotina híbrida ou horário comprimido.O que diz a CLT sobre mudança de horário de trabalho?
Alteração da jornada de trabalhoPorém, a reforma trabalhista permite que essa carga horária seja cumprida de forma convencional ou através da jornada 12×36. Ou seja, o empregador pode modificar o exercício dessa jornada segundo as necessidades e setor de atuação da empresa.
Sou obrigada a responder fora do meu horário de trabalho?
Se o trabalho estiver relacionado diretamente às mensagens enviadas fora do horário, é mais provável que o empregado seja obrigado a responder e seja remunerado por isso.O que acontece se o funcionário se recusar a fazer hora extra?
A demissão como forma de represália à recusa de horas extras pode ser considerada abusiva e levar a consequências jurídicas para a empresa, incluindo a reintegração do empregado ao trabalho ou o pagamento de indenizações.Sou obrigado a ir em reunião fora do meu horário de trabalho?
Se a reunião for facultativa, o empregado pode escolher se participa ou não. Se não participar, não deve sofrer represálias; se participar, como foi uma escolha própria, a empresa não é obrigada a compensá-lo pelo tempo despendido.É permitido alterar o horário de trabalho?
Sim, a empresa pode mudar o horário de trabalho dos seus funcionários, desde que siga as leis trabalhistas respeitadas e respeite os direitos dos empregados. Porém, essa mudança, mesmo que autorizada no momento da assinatura do contrato de trabalho, não pode causar prejuízo ao empregado.Quem trabalha à noite pode ser transferido para o dia?
Quem trabalha à noite pode ser transferido para o dia? Sim, pode! A empresa pode decidir, com ou sem o aval do trabalhador, realizar a transferência. Isso acontece em razão de duas coisas: tanto do poder diretivo da empresa em relação às suas atividades quanto pela segurança e saúde no trabalho.Qual alteração de horário depende de autorização do empregado?
Dessa forma, o colaborador ou o empregador podem modificar o seu expediente de acordo com as necessidades da empresa. Contudo, o artigo 468 reforça que toda e qualquer alteração na jornada de trabalho, só pode ser realizada com o consentimento do colaborador.O que acontece se eu me recusar a mudar de horário de trabalho?
O que acontece se eu não aceitar? Tenha em mente que se a empresa mudar as horas porque não vai precisar de funcionários durante esse período, ela pode demiti-lo se você se recusar a aceitar a mudança. Neste caso, você pode tentar chegar a um acordo para trabalhar remotamente ou com horário de trabalho flexível.Sou obrigado a bater o ponto uniformizado?
Dessa forma, quando o empregado chega à empresa, deve bater o ponto antes da troca de uniforme, e ao fim do dia, somente deve bater o ponto após a troca de uniforme.É permitido trabalhar 9 horas por dia de segunda a sexta?
É permitido trabalhar 9 horas por dia? Sim. O que acontece: de acordo com a própria Constituição, o trabalhador em jornada integral deve atuar até 8 horas por dia e 44 horas semanais. Essa informação consta no Art.O que a empresa não pode fazer com o funcionário?
Confira, abaixo, quatro atitudes errôneas que você deve evitar com seus funcionários.
- Trabalhar fora do horário de trabalho sem acordo previamente estabelecido. ...
- Arcar com custos que deveriam ser pagos pela empresa. ...
- Estimular a mentira e práticas antiéticas no ambiente de trabalho.