Os especialistas em direito educacional, orientam que o mandado de segurança pode ser interposto tanto individual como coletivo, e esclarece, conforme já mencionado, que a apresentação de monografia (TCC) antes era uma opção facultativa da instituição exigir ou não, mas que atualmente não é mais obrigatória tal ...
Após, você pode buscar conversar com os docentes do seu curso para buscar um orientador que se encaixe aos seus planos para o seu TCC, mas isso não é obrigatório.
Primeiramente, não tem choro se por acaso, você faltou no dia da apresentação da defesa do seu TCC você irá reprovar no TCC com louvor, pois uma vez que a data foi marcada você terá que defender a sua pesquisa. Mesmo se a sua apresentação não for razoável, você não será reprovado por isso.
Como pedir dispensa da apresentação do TCC? A dispensa é automática, sendo assim, somente quem quiser fazer o TCC deverá acessar seu Portal do Aluno e no AVA (Ambiente Virtual) e aceitar o termo para realização. Essa informação foi útil?
Grande parte dos cursos de graduação exige o TCC como atividade obrigatória para a formatura. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) não determina a apresentação do TCC como requisito para o diploma de nível superior. Essa é, na verdade, uma decisão opcional do planejamento curricular de cada instituição de ensino.
Caso a instituição entenda que a elaboração e/ou apresentação deste deste trabalho não é fundamental para contribuir com a formação completa do estudante, ela poderá ser considerada opcional – transferindo a decisão de elaborar o TCC ou não ao aluno.
Existem vários cursos de graduação que não precisam de TCC para se formar, como História, Física, Ciência da Computação e até mesmo Medicina. Muitas vezes, a exigência do TCC para se formar vai depender na faculdade, por isso, pode variar muito.
E ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, ser reprovado no TCC. Pode até ser raro de acontecer, mas em alguns casos os estudantes não cumprem as regras e prazos do Trabalho de Conclusão de Curso, o que torna difícil a sua aprovação.
Geralmente, o tempo máximo de defesa não passa de 20 minutos. Apesar disto, não arrisque falar rapidamente, a banca pode não entender alguma parte do discurso ou até mesmo causar confusão.
As defesas de TCC ou de outros trabalhos acadêmicos duram, em média, entre 15 e 20 minutos. Dessa forma, não exagere no número de slides. Uma boa técnica é utilizar um slide para cada minuto de fala.
Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.
É possível fazer um TCC em pouco tempo? Podemos dizer que essa resposta pode variar de pessoa para pessoa, porém o prazo mais comum são 6 meses e para o Projeto e para o TCC.
As apresentações de TCC, comumente, possuem um tempo pré-estabelecido de 15 a 30 minutos. Então, para não correr o risco de esquecer algum dado importante de sua pesquisa ou para não se dispersar durante a apresentação, organize um roteiro.
A organização e a escrita do TCC EAD se dá exatamente como nos cursos presenciais. Isso significa que o trabalho deve obedecer às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ser redigido com a linguagem acadêmica: em tom formal, objetivo e com rigor gramatical e ortográfico.
E fazer TCC sozinho é ainda mais desafiador. Mas não se preocupe, o TCC não é um bicho de sete cabeças. É totalmente possível que você, mesmo que esteja fazendo uma pós ou uma graduação EAD e precise fazer um TCC sem orientador, ou que nunca tenha elaborado um trabalho científico, consiga fazer o seu TCC sozinho.
A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. Dessa forma, é necessário enviar alguém em seu nome, por procuração, para te representar na cerimônia - podendo ser, inclusive, um colega de sala que vá comparecer, ou qualquer outra pessoa que seja maior de idade.
É preciso fazer TCC na segunda graduação? Depende do curso e da instituição. Alguns cursos, hoje em dia, não tem mais o TCC como obrigatoriedade. Cabe ressaltar que o TCC da primeira graduação não pode ser aproveitado na segunda.
Nas universidades é comum que o último ano do curso de Medicina não seja destinado à elaboração de um TCC. Ao invés disso, o sexto ano é inteiramente dedicado a atividades práticas, onde os estudantes se envolvem integralmente em estágios supervisionados.
Sim, o meu curso possui TCC! E agora? Nos últimos semestres da graduação você deve realizar este trabalho de conclusão, que além de ser uma ótima oportunidade para aplicar tudo o que aprendeu ao longo da faculdade, é essencial para conquistar o tão sonhado diploma!
Desde 6 de abril de 2018, com a publicação da resolução do MEC CNE/CES 01, o TCC na pós-graduação lato-sensu já não é considerado como requisito obrigatório para se obter a certificação.
Após a defesa, o orientador deverá encaminhar para a coordenação de TCC e coordenação de curso a Ata da defesa, assinada pelos membros da banca e pelo aluno, constando a nota da defesa para ser lançada no sistema.