O Código Azul é um procedimento de urgência crítica. Ocorre quando a pessoa usuária sofre uma parada cardiorrespiratória (PCR) e logo um time de plantão, composto de médicos e enfermeiras, é acionado imediatamente ao local.
A Sala Azul é vinculada ao Pronto Socorro do HGP e é destinada aos pacientes de observação em fase de levantamento de diagnóstico de patologia, em menor grau de agravo de risco de morte.
código azul: acionado quando um paciente entra em parada cardiorrespiratória; código amarelo: acionado quando existe qualquer sinal de alteração clínica em um paciente de risco; código vermelho: acionado para demandar o atendimento imediato em pacientes com estado crítico ou risco de morte.
O código azul tem por objetivo padronizar o atendimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) aos pacientes adultos e pediátricos acolhidos no Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem, Quimioterapia, Endoscopia, Berçário, Laboratório, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico/Sala de Recuperação e, ou ...
Azul: não urgente, ou seja, deve ser acompanhado no consultório médico ou no CAIS. São situações em que os pacientes podem aguardar até 240 minutos (4h) e são aconselhados a buscarem atendimento no CAIS em outro horário.
Campanha Laço Azul - Sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis. A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens assinala abril como o mês da prevenção dos maus-tratos na Infância, através de diversas ações de sensibilização da comunidade para esta problemática.
Ela oferece proteção e mascaramento de pinturas em áreas internas e externas, rodapés, esquadrias e guarnições. Esse modelo de fita crepe azul é resistente a até 14 dias aplicada em ambiente interno e até 7 dias em ambiente com exposição direta ao sol, sem deixar resíduos.
Quando avaliado dentro do nível azul, o paciente precisa apenas de um atendimento básico, sem complexidade. A SES/DF orienta que os casos classificados nessas cores podem ser atendidos em centros de saúde próximos de suas residências, ou seja, não há necessidade de se dirigirem a um hospital, à espera de assistência.
O alerta vermelho é o mais extremo dentre os avisos, e significa “grande perigo”. A situação meteorológica de grande perigo engloba fenômenos meteorológicos de intensidade “excepcional”, com grande probabilidade de ocorrência de danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido.
Em simbolismo, fita azul é o termo usado para descrever algo de alta qualidade. O uso veio da banda Azul, um prêmio concedido, por linhas de passageiros, a barcos que cruzam em menor tempo o Oceano Atlântico ou o primeiro barco a cruzar a linha de chega de uma regata, a famosa Blue Riband - Fita Azul.
Maio AMARELO – Conscientização sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Junho VERMELHO – Conscientização sobre a doação de sangue. Junho LARANJA – Conscientização sobre a anemia. Julho AMARELO – Conscientização sobre as hepatites virais e câncer ósseo.
Laço Amarelo - Combate ao suicídio. Laço Verde - Incentiva a doação de órgãos. Laço Azul - Alerta para os riscos de câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e também ao diabetes. Laço Vermelho - Um dos pioneiros nesse tipo de campanha, reforça a luta contra a Aids.
As pulseiras de classificação também trazem transparência e tranquilidade na hora do atendimento. Elas indicam que as pessoas com a cor vermelha, laranja e amarela precisam ser atendidas com prioridade nas emergências.
A cor azul na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência. Isso significa que o atendimento será de acordo com o horário de chegada ou serão direcionados às Estratégias de Saúde da Família ou às Unidades Básicas de Saúde.
Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos.