Sou obrigado a participar de reunião fora do horário de trabalho?
Portanto, se o funcionário participar de uma reunião obrigatória fora do expediente, seja antes ou depois deste, o empregador tem a obrigação de, conforme a CLT, fazer a compensação de horas extras.Quando o funcionário está de férias pode chamar para trabalhar?
Não, não pode. Não é recomendada a convocação do trabalhador durante o gozo de férias, ainda que haja aumento repentino e inesperado do movimento na empresa.O que o empregado não pode fazer nas férias?
Durante as férias, o empregado não poderá prestar serviços a outro empregador, salvo se estiver obrigado a fazê-lo em virtude de contrato de trabalho regular (no caso de dois empregos). Os empregados de uma empresa podem ter férias coletivas em período determinado pelo empregador.Em quais casos as férias podem ser interrompidas?
Férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do Órgão.O PIOR tipo de EMPRESA para VOCÊ TRABALHAR
Quanto tempo depois de voltar de férias pode ser demitido?
Nesses casos, o empregado terá estabilidade no emprego por três meses após o retorno. Se vier a ser demitido sem justa causa durante esse período, o funcionário terá direito a receber em dobro a multa rescisória calculada sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).Quando você volta de férias você tem direito ao domingo do mês?
Sim e não. A lei prevê que o colaborador deve voltar a trabalhar no primeiro dia útil após o término das suas férias. Isso significa que se o período de férias (digamos, 30 dias corridos) terminar em um domingo e este empregado não tiver a jornada de trabalho no domingo, ele deverá voltar a trabalhar na segunda-feira.O que a empresa não pode fazer com o funcionário?
Neste artigo, destacamos as principais atitudes que um patrão não pode ter com seu empregado.
- a) Alterar o contrato de trabalho sem o funcionário saber.
- b) Humillhar o funcionário - assédio moral.
- c) Não pagar o FGTS e INSS.
Sou obrigado a responder meu chefe?
A CLT brasileira não prevê a desconexão propriamente dita, mas também não obriga, legalmente, o funcionário a responder o chefe depois que já desligou o computador e parou a jornada. "A lei brasileira garante a jornada contratual de trabalho.Pode dar justa causa durante as férias?
Somente nas excepcionais situações de falta grave cometida durante as férias, o empregado poderá ser imediatamente dispensado por justa causa.Pode voltar de férias na sexta?
O início das férias, coletivas ou individuais, não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado ou dia de compensação de repouso semanal. Também as férias precisam começar em até dois dias antes do DSR, ou seja, até quinta-feira, se o descanso resumenrado acontece no sábado.Estou de férias e fui chamado para trabalhar em outra empresa?
A concessão das férias tem por objetivo o descanso físico e mental de trabalhadores tendo em vista a manutenção da saúde. Por isso, a CLT não permite que se preste serviço a outra empresa nesse período. O art. 138 da CLT, prevê que durante as férias o empregado não poderá prestar serviço a outro empregador.Pode sair de férias no meio da semana?
O trabalhador pode sair de férias na sexta-feira? Não! A lei determina que o início das férias não pode ocorrer nos dois dias que antecedem o período de descanso semanal remunerado. Portanto, trabalhadores que possuem descanso aos sábados e domingos ou somente aos domingos não podem sair de férias na sexta-feira.Sou obrigado a ficar no serviço depois do horário?
Depende. A realização de hora extra não é obrigatória - exceto se ela estiver prevista no contrato de trabalho ou em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) ou em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).Quais são os direitos de reunião?
Qualquer pessoa tem direito à liberdade de reunião pacífica e à liberdade de associação, incluindo o direito de, com outrem, fundar e filiar-se em sindicatos para a defesa dos seus interesses.O que é assédio moral no ambiente de trabalho?
Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.Sou obrigado a participar de grupo de WhatsApp no trabalho?
O trabalhador é obrigado a entrar em grupo de WhatsApp criado pela empresa? Você só é obrigado a entrar em um grupo de WhatsApp da empresa se isso estiver escrito no contrato de trabalho ou nas regras da empresa. Se não estiver, você não é obrigado a entrar no grupo nem a responder às mensagens.Sou obrigado a responder o chefe no WhatsApp?
A CLT brasileira não prevê a desconexão propriamente dita, mas também não obriga, legalmente, o funcionário a responder o chefe depois que já desligou o computador e parou a jornada.O que acontece se eu me recusar a trabalhar na folga?
Descanso legalIsso para não prejudicar os descansos legais, que devem ser respeitados pelo empregador. Nesse contexto, o julgador considerou que a recusa do empregado de participar de reunião marcada em dia de folga não implica ato de insubordinação ou indisciplina passível de punição com advertência.