A albumina é um nutriente presente naturalmente no ovo. Rica em aminoácidos essenciais e, por isso, considerada uma proteína de alto valor biológico. Ela torna-se facilmente digerida e absorvida pelo corpo, sendo utilizada para a construção, reparação dos tecidos e manutenção de diferentes processos biológicos.
A albumina é a principal proteína presente na clara do ovo, em que é chamada ovoalbumina. A clara é basicamente formada por água, proteínas, sem gorduras e sem carboidratos.
De maneira simples, a albumina é uma proteína que tem em sua composição aminoácidos. Ela é a proteína mais abundante no sangue humano e também é conhecida por estar em grande quantidade na clara do ovo. O fígado humano também é responsável por sintetizar a albumina.
A albumina é uma proteína produzida no fígado e encontrada no ovo, mas pode ser encontrada na forma de suplemento alimentar em pó. Ela auxilia na construção e reparação da estrutura muscular, e algumas pessoas chegam a trocar o alimento pelo produto industrializado.
"A albumina pode ser misturada com água, leite, sucos, iogurte ou adicionada a receitas como panquecas, bolos e vitaminas, o que oferece uma maneira versátil e prática de aumentar a ingestão de proteína na dieta e serve como uma substituição mais barata para o whey protein para algumas pessoas.
No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.
Não há problema em consumir um ovo ou mesmo mais do que um ovo por dia, com exceção de pacientes diabéticos e de casos de hipercolesterolemia familiar.
Assim como a grande maioria das proteínas de alto valor biológico, ela tem um papel importante na construção de novas fibras musculares no organismo, quando ingerida de maneira correta. Além disso, ela é capaz de auxiliar no transporte de minerais como o ferro, zinco e magnésio, que também participam dessa construção.
As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas.
Portanto, assim como o calor, o álcool também atua sobre a albumina presente na clara do ovo, causando a sua desnaturação proteica. O álcool, inclusive, pode ser usado como desinfetante porque ele penetra e dissolve permanentemente a estrutura proteica de uma bactéria.
O que acontece se a Albumina estiver baixa? A hipoalbuminemia, baixo nível de Albumina, pode ter várias consequências para a saúde, incluindo edema, fraqueza, risco aumentado de infecções, problemas de cicatrização de feridas, desnutrição e perda de massa muscular.
O motivo para isso é que o fígado é o órgão responsável pela produção da proteína. Além disso, a falta de albumina no corpo pode causar edemas (inchaço por excesso de retenção de líquido), como o edema pulmonar. Sendo assim, a deficiência de albumina pode causar graves problemas para a saúde, inclusive doenças renais.
Qual a melhor albumina para ganhar massa muscular?
A Albumina Albumax da Max Titanium é a mais famosa do mercado entre os atletas. A marca oferece a opção de sabor chocolate, baunilha, morango e leite condensado. A quantidade de carboidratos em cada porção é alta, ideal para pessoas com dieta hipercalórica e que pretendem ganhar massa muscular e peso.
O whey protein tem uma absorção rápida e a albumina rápida e lenta em suas propriedades. De modo geral, o Whey protein é ideal nas refeições próximas as atividades, porque a sinalização muscular precisa ser rápida e a albuminas nos enriquecimentos das refeições, no café da manhã, nos lanches e na ceia.
Reações de hipersensibilidade ou reações alérgica-anafilática como erupções cutâneas, prurido, urticária, dispneia, taquicardia, bradicardia, hipotensão. Estas reações podem, em casos isolados, levar ao choque com risco de morte.
Isso acontece porque, para ser metabolizada, a albumina passa por um processo de fermentação bacteriana no intestino que pode produzir gases. É importante ressaltar que cada organismo reage de maneira diferente, então nem todas as pessoas vão experimentar essa reação.
Recentemente, Gracyanne voltou a ser assunto ao revelar que consome 40 ovos por dia, chamando a atenção para suas escolhas alimentares incomuns e gerando debates sobre a adequação nutricional e os limites da alimentação voltada para objetivos estéticos.
Não há correlação direta entre consumo de ovo e doenças cardiovasculares, outros alimentos de origem animal podem ser os responsáveis, principalmente os que contêm gorduras saturadas.
Além disso, o alimento é rico em vitaminas e minerais, como fósforo, ferro e cálcio. Uma das melhores formas de aproveitar os seus benefícios é consumi-lo cozido pela manhã. Esse método de preparo é um dos mais saudáveis, pois não leva nenhum tipo de gordura durante o cozimento e mantém boa parte dos nutrientes do ovo.
A albumina é uma proteína encontrada no plasma do sangue ( seroalbumina), produzida naturalmente pelo fígado, mas que também pode ser encontrada no leite ( lactoalbumina ) e no ovo ( ovoalbumina).
Quando o nível elevado de albuminúria é persistente, poderá causar uma redução das proteínas no sangue, o que permite que os líquidos passem através das paredes dos vasos sanguíneos para os tecidos moles do organismo, provocando edema (inchaço), como por exemplo em redor dos olhos e noutras partes do corpo, como os pés ...
A principal função da albumina é produzir a chamada pressão coloidosmótica no plasma sanguíneo. Essa pressão é importante, pois impede a perda de plasma pelos capilares. Além disso, na circulação sanguínea humana, a albumina sérica atua transportando lipídios.