Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta. No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.
A região de Campinas é o principal polo produtivo da fruta. No ano passado, foram colhidas mais de 85 mil toneladas de abacates, sendo o município de Jardinópolis, maior produtor estadual, com uma média anual de 8,6 mil toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avocado é uma variedade do abacate, um parente próximo em nome, sabor e aparência. Mas cuja principal diferença é a quantidade de calorias que ele oferece. O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate.
ELA TEM A MAIOR FAZENDA DE ABACATES DO BRASIL - MAIOR FAZENDA DE AVOCADOS DO BRASIL!
Qual é o melhor abacate do mundo?
O Avocado é a variedade mais consumida no mundo e é também o menor da família dos abacates, o que aumenta o interesse em seu consumo. A variedade Hass tem qualidade superior, tanto em sabor quanto em vida útil. Sua polpa é altamente concentrada em vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Na Europa, A Espanha é um importante produtor de abacate das variedades verdes. Málaga, no sul da Espanha é a principal região produtora. Os Países Baixos importam o abacate principalmente do Peru, cuja oferta tem sido muito prejudicada pelo El Ninõ.
“Podemos sim consumir o abacate todos os dias. É uma fruta muito saudável. Mesmo agregando muitas calorias, elas são benéficas à saúde e promovem muita saciedade”, resume ela. O ideal, porém, é não exagerar.
Seu período de safra vai de fevereiro a agosto. O fruto possui um formato piriforme, com uma casca de coloração verde-escura ou avermelhada, dependendo da espécie. Aliás, existem mais de 500 variedades de abacates, provenientes de três origens diferentes: guatemalteca, antilhana e mexicana.
Os avocados no jardim podem atingir uma altura de 20 m, mas em quartos sem uma formação especial de copa, cresce como um arbusto com um tronco longo e ligeiramente folheado e não é muito decorativo. Além disso, os abacates em casa não florescem e não dão frutos.
A diferença entre eles é mais evidente na aparência – o avocado também é menor e mais arredondado – e o sabor de ambos os tipos é bem parecido, neutro.
Além de ser uma boa fonte de energia para o organismo, o abacate contém potássio, vitaminas A e C, e equivalente de folato (ácido fólico). Com potencial antioxidante, a fruta é um bom auxiliar para a saúde de ossos e dentes e ainda atua na redução da fadiga mental.
Quanto tempo leva para um pé de avocado dar frutos?
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
Basta colocá-la levemente na terra, completar com substrato e finalizar com água. Se a semente for de boa qualidade, a germinação acontece rapidamente. O solo ideal é aquele permeável, profundo e adubado. Além disso,o local deve ser arejado e, ao mesmo tempo, protegido contra rajadas de vento e geadas.
"Enquanto o abacate possui menos gordura. E mais fibras, portanto ambos são bem saudáveis", completa a especialista. O avocado também é rico em fibras, potássio, além de vitaminas E, B6, ácidos graxos monoinsaturados, gordura saudável e antioxidantes.
Com tantos benefícios para a saúde, comer o abacate à noite pode trazer bons resultados para uma noite de sono melhor, além de contribuir para uma pele mais bonita, além de contribuir para o controle da fome noturna.
Outra observação é checar se o talo ainda está na fruta. "Se sim, ao retirá-lo, cheque a coloração no local onde estava. Marrom indica que o abacate está muito maduro; verde está ideal para o consumo; amarelo ou mais claro indica que não está pronto para o consumo", diz Oliveira.
Você sabia que o abacate previne a osteoporose? Isso porque ele é rico em minerais, como o zinco, cálcio, cobre, fósforo e selênio, que promovem a saúde dos ossos e aumentam a densidade mineral óssea. As propriedades anti-inflamatórias do abacate são um dos recursos mais valiosos dessa fruta.
Goiaba. De acordo com a especialista, a goiaba é uma das frutas com o maior índice de proteína em sua composição. Em termos de proporção, cada xícara de goiaba tem 4,2 gramas de proteína.
Saborosa e versátil, agradando tanto quem é do salgado quanto dos doces, a fruta queridinha do momento é rica em fibras, potássio, sódio, magnésio, fósforo, vitamina A, C, E, K 1, folato, B-6, niacina, ácido pantatênico, riboflavina, colina, luteína, zeaxantina, criptoxantina, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas, ...
Originário do México e da América Central, o abacate só chegou ao Brasil em 1893. E os mexicanos são hoje líderes na produção mundial, seguidos por República Dominicana, Peru, Indonésia, Colômbia e Brasil.
O avocado é uma das espécies que mais são comercializadas no Brasil. Sua casca é verde escura e sua safra é concentrada em fevereiro e setembro, em solo brasileiro. Esse é aquele tipo de abacate que tem o tamanho menor, além do preço do kg ser elevado.