Nos veículos em que houver a chave de desativação, ela geralmente fica posicionada na lateral direita do painel, sendo acessível apenas com o veículo parado e a porta dianteira direita aberta. Para desativar o airbag do passageiro, insira a chave no miolo e gire para a posição “airbag off”.
Normalmente é preciso uma chave especial para desativar este airbag. O airbag está desativado com a indicação de uma luz no painel de controlo. Há veículos que só permitem a desativar o airbag com ajuda especializada, numa oficina, por exemplo.
Como explicitado acima, o conserto do airbag consiste na troca de todos os itens que fazem parte do sistema, como sensores, fiação e até mesmo o cinto de segurança. Em geral, a troca de todos esses itens gira em torno de R$5 mil para modelos populares.
Como apagar luz do airbag acesa? Na maioria dos carros mais novos, ao lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas há um interruptor com as opções ON e OFF, onde há a possibilidade ativar ou desativar o air bag. Se o desativar, consequentemente a luz se apagará.
É perigoso andar com a luz do airbag acesa? Sim, sem dúvidas. Jamais podemos jogar com a sorte quando é a segurança que está em risco. Airbags com defeito podem ser acionados contra a nossa vontade, por exemplo.
O que fazer quando a luz do airbag acende no painel do carro?
Então, antes de levar para oficina, se você perceber que acendeu a luz de alerta do airbag no seu painel faça o seguinte, desliga a bateria do carro. Você vai ter que depois reprogramar relógios, rádios, etc. Mas você desliga a bateria, e liga de novo.
No entanto, se a luz de airbag não apagar após a verificação padrão, é indicado que o você leve o veículo ao mecânico de sua confiança imediatamente para verificar o que há de errado. Pode ser que o sistema não esteja com seu funcionamento correto, o que compromete a segurança dos ocupantes do automóvel.
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Verifique se há algum fusível queimado na caixa de fusíveis do carro e substitua-o se necessário. Além disso, lembre-se de que se você remover o fusível para desligar a luz do airbag, os airbags irão falhar em caso de acidente.
Dependendo do sistema e do número de airbags existentes, os sensores de impacto ou de aceleração estão instalados diretamente no módulo de comando ou como satélites na parte dianteira ou lateral do veículo.
Não é possível recuperar um airbag estourado. Uma vez que a bolsa inflável é acionada, ela deve ser substituída por uma nova. Isso é importante para garantir a segurança dos ocupantes do veículo, dado que um airbag danificado pode não funcionar corretamente em caso de uma nova colisão.
Em alguns veículos, o botão de desativação encontra-se no porta-luvas. Noutros, está situado na extremidade do painel de instrumentos, junto à porta do passageiro . Se o botão estiver no porta-luvas, procure o bloqueio de desativação.
Gerador de gás: responsável por produzir o gás necessário para inflar o airbag. Geralmente, é composto por um sistema pirotécnico que inicia uma reação química para gerar o gás nitrogênio. Sensor de impacto: este componente detecta mudanças repentinas na velocidade do veículo, indicando uma colisão iminente.
Quando o airbag não é acionado, pode ser que a batida não tenha sido suficiente para promover o acionamento do equipamento. Ou então, o ângulo da batida não foi o ideal para acionar o sistema que faz inflar as bolsas de ar. Para que o airbag funcione, é preciso que a colisão aconteça dentro de um determinado padrão.
É essencial sempre ficarmos de olho na luz do airbag no painel do veículo, para averiguar se ela acende logo que dá a partida no carro, e na sequência, após poucos segundos, apaga sozinha. Esse processo é um sinal de que está tudo normal e que seu airbag está em pleno funcionamento.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.
São elas: Quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco; Quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro; Quando o veículo for fabricado originalmente com cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros (impedindo a fixação correta do bebê-conforto).
Afinal, é possível colocar airbag novamente no carro? Não necessariamente. Após acionado, o airbag rompe uma série de componentes do veículo, como o painel e o próprio volante. Portanto, ainda que seja possível colocar airbag novamente, não será o mesmo.
Conclusão. O airbag é um dispositivo de segurança obrigatório, que já salvou muitas vidas. Seu funcionamento se dá sempre que o seu sensor capta um impacto forte. Por ser necessário uma batida de alto impacto, muitas vezes a consequência natural são danos extremos, que levam o automóvel ao status de perda total.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
É seguro conduzir com uma luz ABS acesa? Em resumo: sim e não. Enquanto for apenas a luz do ABS que estiver acesa, não será necessário conduzir em direção a casa ou em direção à oficina. Em princípio, o carro não precisa ser estacionado diretamente ao longo da caminhada.
Os airbags frontais são acionados quando sensores detectam uma desaceleração brusca, que é o principal indicativo de uma colisão. Mas, em alguns casos, os danos são perfeitamente reparáveis, mesmo em batidas fortes.