Especialistas encontraram vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na região, indicando que o clima na época era bem mais ameno. Uma equipe de pesquisadores de diversas universidades europeias descobriu evidências de que, há 90 milhões de anos, existiam florestas perto da região onde hoje é o Polo Sul.
Pode ser difícil de acreditar, mas nesse período a Antártica era coberta por florestas altas e exuberantes, semelhantes àquelas que existem atualmente na Nova Zelândia. Milhares de espécies de plantas floresceram por muitos milhões de anos na Antártica.
No continente, está a maior reserva de gelo (90%) e água doce (70%) do mundo. Há ainda recursos minerais e energéticos incalculáveis. A aproximadamente 3.200 quilômetros de distância da Antártida, o Brasil é o sétimo país do mundo em proximidade com o continente.
A Antártida (ou Antártica) é um dos seis continentes que formam o planeta Terra. Situada na região mais ao sul do mundo, a Antártida dispõe de condições atmosféricas extremas, como frio intenso e persistente, ventos fortes, tempestades de neve e umidade do ar baixíssima, sendo considerada o maior deserto do mundo.
Como grande parte do continente permanece congelada durante todo o ano, a vegetação no continente gelado é quase inexistente, sendo encontrada apenas nas regiões de clima mais quente. A pequena vegetação terrestre existente corresponde ao bioma da Tundra e é composta, principalmente, por fungos, musgos e líquens.
O glaciar Thwaites, na Antártida ocidental – apelidado de “geleira do Juízo Final” porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar – é o glaciar mais largo do mundo e tem aproximadamente o tamanho da Flórida.
Especificamente, o Protocolo do Tratado Antártico sobre proteção ambiental, assinado em 1991 e que entrou em vigor em 1998, designa a Antártica como uma "reserva natural dedicada à paz e à ciência". Além disso, proíbe todas as atividades relacionadas à exploração de recursos minerais, exceto para fins científicos.
Gelo marinho da Antártica atinge baixa histórica no inverno
"Esta paisagem recém-descoberta consiste em antigos vales e cordilheiras, semelhantes em tamanho e escala à paisagem glacialmente modificada do Norte de Gales, no Reino Unido", disse a instituição de ensino em comunicado.
A descoberta nas profundezas geladas da Antártica foi feita usando uma broca de água quente enorme que perfurou o gelo. A 500 metros abaixo do gelo, os cientistas encontraram o habitat de milhares de crustáceos anfípodes.
O intrigante fenômeno batizado de " Cachoeira de Sangue ", no qual uma geleira da Antártida parece "sangrar", deixa cientistas perplexos há mais de cem anos, quando foi observado pela primeira vez pelo geólogo Thomas Griffith Taylor durante uma expedição ao continente gelado em 1911.
A região possui a maior camada de gelo do mundo, que cobre cerca de 95% do Continente Antártico. Essa capa tem uma espessura média de 2.700 m, variando entre os limites de 2.200 e 4.800m. Esse gelo, cerca de 35 milhões de Km3, representa cerca de 70% de água doce do planeta.
Os recursos mais valiosos da Antártida, localizados ao largo do continente, são campos petrolíferos e de gás natural, encontrados no mar de Ross em 1973. A exploração de todos os recursos minerais está proibida pelo Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártida.
Porque o Brasil e o mundo querem um pedaço da Antártida?
Mas por que o Brasil, assim como outros países do mundo, querem um pedaço da Antártida? Fatores geopolíticos, econômicos, ambientais e científicos explicam tamanho interesse pelo continente gelado. A Antártida é o continente mais inóspito do planeta e possui mais de 90% do seu território coberto de gelo.
Não existem plantas com flores nativas da Antártida. As condições extremas do continente, incluindo frio intenso, ventos fortes e falta de solo, tornam-no inóspito para plantas com flores.
No meio da imensidão branca e ondulante do continente antártico, destaca-se uma espécie de pirâmide, com os seus quatro lados perfeitos e ângulos tão precisos que parecem ter sido construídos de acordo com cálculos matemáticos.
A área exposta do Larsen C, foi denominada de área de interesse cientifico, estando por isso proibida toda e qualquer atividade comercial na região, incluindo pesca ou turismo, pelo período mínimo de dois anos, com a possibilidade de este período ser estendido para 10 anos, ou até por tempo indefinido, caso o interesse ...
Como é a Antártida abaixo do gelo? Conforme o estudo, a paisagem foi formada por rios antes da formação do manto de gelo, mas posteriormente modificada pela glaciação local antes de ser dissecada por geleiras na margem de um manto de gelo restrito.
É, sim. Para essa próxima temporada, é possível encontrar pacotes sem aéreo, a partir de US$ 5.600, algo em torno de R$ 27.500 por pessoa, aproximadamente, em um roteiro de 12 noites com pensão completa e atividades turísticas.
Do outro lado do mundo, no Pólo Sul, um manto gelado bem maior, com quase 2 700 metros de espessura, está assentado sobre a camada rígida de terra do continente antártico, com dezenas de quilômetros de profundidade. E as diferenças não param por aí: como o Pólo Sul é bem mais frio, há menos animais e vegetais por lá.
Um antigo sistema fluvial foi encontrado preservado sob o manto das espessas camadas de gelo da Antártida. A descoberta foi realizada por um grupo de pesquisadores, que visualizaram uma grande paisagem escondida, esculpida há milhões de anos por um rio.
E como eu falei no início do vídeo, é dito por alguns terraplanistas. que esta região da Antártida é o final do planeta, é o fim do mundo, fim do mundo da terra. Depois do paredão existe um grande abismo, inclusive o que eles acreditam.
O principal motivo que. não se deve sobrevoar em cima da Antártida. é a questão da segurança. Todo avião que vai fazer uma viagem, ele precisa ter um plano de contingência, um plano b, um caso de um acidente aéreo, de ele precisar fazer um pouso de emergência.
É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território.