A Igreja Luterana é restrita no número de santos? De acordo com alguns padrões, até parece ser. Há outras denominações cristãs que têm ao menos um santo (ou mais) para cada dia do ano.
Martinho Lutero negava a possibilidade de o homem ser santo porque não havia adentrado em seu "Castelo Interior". Somente os verdadeiros místicos podem compreender a alma humana. A antropologia protestante, diferentemente da católica, não crê que o homem possa ser santo.
O que Lutero diz, em outras palavras, é que a imagem e semelhança de Deus são recuperadas pelo Evangelho, isto é, pela boa notícia de que Deus nos amou em Cristo e que ele nos resgatou totalmente da condenação eterna! Essa boa notícia faz brotar em nós a vontade de servir a este Deus em seu reino.
Qual é a diferença da Igreja Católica para Igreja Luterana?
Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício de Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo de Jesus e pode ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, no pão e no vinho.
Lutero afirma que o fiel deve orar para Maria de forma que Deus possa conceder e realizar, através da vontade dela, o que pedimos. Mas, afirma ele, a graça é obra unicamente de Deus. Alguns interpretam sua obra sobre o Magnificat como uma súplica pessoal a Maria, mas não como um pedido de mediação na forma de oração.
Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé. Seus seguidores são chamados de protestantes, nome proveniente do movimento de protesto ocorrido na época da Idade Média. Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade.
Por esta razão evangélica, Lutero podia também destacar que Deus fez Jesus "o pior pecador de todo mundo", mesmo que ele também reconhecesse que o irrepreensível, justo Cristo não cometeu nenhum pecado por si mesmo.
“A Igreja Católica sustentava que apenas o clero poderia interpretar adequadamente a Bíblia. Mas Lutero mostrou que não era preciso de intermediários entre Deus e os homens e permitiu que o povo pudesse ter acesso à bíblia. Ele mostrou que todos podiam receber sua fé diretamente de Deus”, explicou.
Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.
Por que as igrejas protestantes não possuem imagens de santos?
A crítica às imagens de santos é derivada à do culto aos santos. O protestantismo sempre viu com desconfiança a representação em pinturas ou esculturas com medo de que elas fossem tomadas como ídolos, ou seja, de que os fiéis atribuíssem à escultura ou à pintura a ação que só pode ser de Deus.
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (acrônimo IELB) é uma denominação luterana, com sede na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Oficialmente, conta com 245.097 membros batizados, distribuídos em congregações e 529 paróquias, com o número de pastores alcançando a marca de 933 em 2020.
Os luteranos acreditam que somente a fé é necessária para garantir a salvação de uma pessoa, não necessitando nenhum outro tipo de ação. Outro ponto básico da doutrina luterana é a crença de que não é necessário um sacerdote ou um mediador para intermediar a relação entre Deus e os fiéis.
Estamos falando de Martinho Lutero (1483-1546), monge agostiniano germânico que acabou, meio que sem querer, promovendo o que ficou conhecido como Reforma Protestante, um movimento que abriu as portas da religião, quebrando o monopólio da Igreja Católica e permitindo que passassem a existir, no mundo ocidental, ...
Ele redescobriu o evangelho da graça divina, na Bíblia. Ele conhecia trechos da Bíblia desde a infância. A Bíblia também era lida na missa, embora em latim. Lutero também não foi o primeiro a traduzir a Bíblia para o alemão, pois no tempo dele já havia 18 traduções para esta língua.
Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.
As últimas palavras de Lutero foram: “Nós somos mendigos. Esta é a verdade”. Ele morreu em Eisleben em 18 de fevereiro de 1546, à vista da fonte onde ele foi batizado quando bebê. O corpo de Lutero foi levado para Wittenberg enquanto milhares de pessoas enlutadas acompanhavam seu cortejo fúnebre por onde passava.
Embora, no tempo de Lutero, prevalecesse o uso da comunhão eucarística somente com o pão, Lutero recomendava e pedia que a comunhão fosse feita com pão e vinho, porque "Jesus deu, no pão, sua verdadeira carne mortal e no vinho, o seu verdadeiro sangue...
O principal elemento que motivou a discordância de Lutero em relação à Igreja Católica, além das questões envolvendo a doutrina religiosa e a interpretação da Bíblia, foram as indulgências. Considera-se que a divulgação das 95 teses tenha dado início ao luteranismo, e inúmeras mudanças aconteceram depois disso.
Estabeleceu-se por meio das críticas de Lutero à corrupção da Igreja Católica e das discordâncias de doutrina entre os dois lados. O luteranismo se estabeleceu como uma doutrina que defende que a salvação é garantida mediante a justificação pela fé — a ideia de que apenas a fé é necessária para salvar uma pessoa.