Não dá para cometer esse erro na sua rotina de manicure! O pigmento dos esmaltes coloridos penetra e mancha as unhas. O ideal é sempre passar uma camada de base antes de aplicar qualquer esmalte, para ajudar a proteger.
Aplicar a base de unha antes de qualquer esmalte é muito importante, fácil e prático. Confira o passo a passo e evite que as suas unhas fiquem fracas e quebradiças.
Pode fazer. O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. O esmalte também é uma das principais causas de alergias ao redor das unhas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês.
De forma objetiva, a base fortalecedora para unhas deve ser sempre aplicada nelas bem limpas e também sem qualquer resquício de esmalte. São diferentes caminhos para um bom resultado e eles podem variar conforme a formulação do produto.
Isso acontece quando esmaltamos as unhas perto de uma corrente de vento ou quando está muito calor. Por isso, mergulhar as unhas em uma tigelinha de água gelada ajuda na fixação e na aparência do esmalte.
A base para unhas é indispensável na esmaltação, ela tem a função de preparar as unhas para receber o esmalte, deixando a superfície uniforme e protegida de possíveis pigmentos que podem manchar as unhas. O uso de base também aumenta a durabilidade do esmalte.
Quanto tempo pode ficar com o mesmo esmalte na unha?
Qual o tempo máximo que posso ficar com esmalte nas unhas? O ideal é que a pessoa não passe mais do que 5 dias com o esmalte nas unhas. Depois de 5 dias, o mais indicado é tirar o esmalte com um removedor e deixar a unha respirar por pelo menos 2 dias antes de você pintar de novo.
Apesar da força do boato, o médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Lucas Miranda explica à CNN que o termo “respirar” está incorreto e não passa de um mito, embora reforce a importância de manter um tempo de descanso para evitar problemas como ressecamento e manchas.
📌A fibra de seda é uma excelente escolha para substituir a fibra de vidro, trazendo durabilidade, resistência e muita naturalidade para os alongamentos de unhas, sem o risco associado à fibra de vidro.
"O ideal é não deixar o esmalte por mais de sete dias, e um bom momento para a remoção é quando ele começa a descascar. Deixe a unha sem o produto e faça uma hidratação", recomenda Gabbi. Convém ainda deixar a unha descansar por um período de três dias, antes de esmaltar novamente.
Nos primeiros 15 dias de tratamento, aplique diariamente sobre as unhas limpas e sem esmalte. Não precisa retirar a base para realizar nova aplicação, tá? Para fazer a manutenção do resultado, é só usar uma vez por semana, antes do esmalte.
As unhas normalmente crescem cerca de 0,1 mm por dia, o que equivale a cerca de 2 a 3 mm por mês e, por isso, para ajudar a fortalecer e facilitar o crescimento, é importante manter uma alimentação balanceada, comendo mais proteínas, por exemplo.
Esmalte escuro fortalece as unhas? Não. "Criou-se esse mito de que esmaltes escuros deixam as unhas mais fortes, sendo que a única diferença entre eles é o corante", diz.
Antes de começar a aplicar o esmalte, certifique-se de que suas unhas estejam limpas e secas. Use um removedor para remover qualquer esmalte antigo e, em seguida, aplique um amolecedor de cutícula para ajudar a amolecer a cutícula e facilitar a remoção. Em seguida, corte e lixe suas unhas na forma desejada.
“A maioria dos produtos tópicos para tratamento das unhas frágeis deve ser aplicado à noite e nas unhas sem qualquer tipo de esmalte ou base, para que possa agir diretamente no leito ungueal”, recomenda a especialista.
Esmaltes com biotina, cálcio ou casco de cavalo também podem ajudar a endurecer as unhas, afirmou a dermatologista. Algumas pessoas sentem dor nas unhas após retirar o esmalte, porque a lâmina ungueal delas é muito fina e fica exposta.
As unhas de gel quando são bem aplicadas não fazem mal a saúde porque não danificam as unhas naturais e são ideias para quem tem unhas fracas e quebradiças. Além disso, pode até ser uma solução para quem tem o hábito de roer muito as unhas, porque o gel funciona como uma capa protetora.
Algumas profissionais acreditam que não é necessário aplicar a base após o esmalte. Para elas, o correto seria passar um extra brilho de preferência no dia seguinte, pois ele seca mais rápido que o esmalte.
Como o próprio nome indica, a base é uma das primeiras etapas de uma rotina de makeup - uma fundação para a criação de um look de maquiagem. As bases no geral são usadas para deixar a pele com um tom uniformizado. Elas podem cobrir manchas, alterar o tom da pele e uniformizar a textura da cútis.
O ideal é usar a base fortalecedora diretamente sobre as unhas limpas e sem esmalte. Para unhas muito enfraquecidas, pode ser necessário suspender a esmaltação temporariamente e aplicar a base fortalecedora três vezes por semana para obter melhores resultados.
Caso você tenha a pele e o cabelo com tendência à oleosidade, é provável que suas unhas também sejam oleosas. Mesmo que não cause nenhum desconforto ou problema grave, pode ser o motivo para o esmalte durar menos. Além disso, os cuidados antes, durante e depois da esmaltação fazem toda diferença.