A regra que define altura mínima para ser aeromoça é antiga, no entanto, a exigência de estatura tem como objetivo garantir que a equipe de voo consiga acessar sem dificuldade o bagageiro superior da aeronave. Para mulheres, é comum exigir estatura mínima de 1,58 cm; para homens, o exigido costuma ser 1,65 cm.
Sim, alguns requisitos básicos para trabalhar nessa área são referentes à altura e idade da pessoa, ou seja, as mulheres precisam ter no mínimo 1,58 metro de altura e os homens, 1,65.
Quem deseja se tornar um comissário de bordo deve ficar atento à altura. Apesar de não ter mais a antiga regra: 1,58 para mulheres e 1,65 para homens. Atualmente as companhias aéreas ainda solicitam que o candidato alcance o bagageiro superior da aeronave.
Para se tornar uma aeromoça, é necessário ter uma formação específica em comissariado de bordo. Lembramos que esta formação pode ser feita em escolas especializadas em aviação ou em instituições de ensino que oferecem o curso técnico em transporte aéreo, desde que sejam reconhecidas pela ANAC.
Lei de Altura Mínima? Mito ou Verdade?VIDA DE COMISSÁRIA!
Quantas línguas tem que falar para ser aeromoça?
Durante o processo, os candidatos realizam provas de conhecimento técnicos, portugês, raciocínio lógico e de língua estrangeira. Por esse motivo, é importante o domínio de um segundo idioma no âmbito profissional. A maioria das companhias aéreas sugerem duas opções de entrevista inglês ou espanhol.
É obrigatório falar inglês para ser comissário de bordo?
Para ser aeromoça ou comissário de bordo dentro do Brasil, saber inglês não é obrigatório, porém pode ser fator eliminatório na hora do processo seletivo nas maiores companhias do país.
A carga horária de uma aeromoça nacional é a mesma daquelas que trabalham em voos internacionais. Ou seja, 80 horas no ar por mês. Isso é o equivalente a 11% do mês. O restante do tempo não é necessariamente em folga, mas sim em trabalhos em solo.
Para se tornar comissário não é necessário nenhum curso superior específico. Mas a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige um curso de comissário de bordo, que deve ter no mínimo 157 horas de aula.
Qual a diferença de comissária de bordo e aeromoça?
Portanto, a resposta é que não há nenhuma diferença entre aeromoça ou comissária de bordo, já que ambos os termos são usados para se referir à mesma pessoa e às mesmas atribuições dela durante o voo.
Sim, alguns requisitos básicos para trabalhar nessa área são referentes à altura e idade da pessoa, ou seja, as mulheres precisam ter no mínimo 1,58 metro de altura e os homens, 1,65.
Consegue sim! Dá pra conciliar essa profissão com a profissão de ser mãe, que não deixa de ser uma profissão não remunerada,” contou Cecília Aroca, que foi comissária de bordo e se tornou mãe durante esse período.
Dentre as principais desvantagens de se trabalhar como comissário de bordo certamente é a necessidade constante de adaptação. Esse dinamismo e novidades constantes por vezes desgastam física e emocionalmente um comissário de bordo. É preciso se adaptar a climas, idiomas, alimentação, cultura…
Isso porque os profissionais precisam alcançar todos os compartimentos e utensílios da aeronave, além de conseguir se locomover dentro do avião. Em relação a idade, só é possível tornar-se uma aeromoça ou um comissário de bordo se tiver mais de 18 anos, sendo que não há um limite de idade máxima de acordo com a Lei.
O primeiro passo para se tornar aeromoça é procurar uma escola que ofereça o curso de formação de comissários de voo. A duração média do curso é de 280 horas/ aula, o equivalente a cinco meses de estudos.
A média salarial de Comissário De Vôo é de R$ 13.247 por mês em Brasil, que é 214% maior do que a média salarial mensal da empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras para essa vaga, que é de R$ 4.210.
Dito pelos Comissários: Sejam bem vindos a bordo. Observe o número de seu assento no cartão de embarque. Por medidas de segurança, acomodem as bagagens de mão nos compartimentos acima de seus assentos e as que não couberem abaixo da poltrona a sua frente.
Essas questões variam muito de acordo com a empresa contratante e com o tipo de voo (doméstico ou internacional). Mas, a legislação brasileira determina que os comissários de voo não passem mais de 85 horas por mês voando.
O curso de aeromoça, abrangendo todas as suas matérias obrigatórias, dura aproximadamente 5 meses, o que é uma boa notícia para quem deseja ter uma profissão importante em pouco tempo. O curso oferece o suporte completo para que as próximas etapas da habilitação profissional sejam devidamente cumpridas.
Você quer ser aeromoça ou comissário de bordo nos Estados Unidos? Quem quer trabalhar em voos internacionais precisa ter fluência em diferentes idiomas. Portanto, a idade exigida é para maiores de 18 anos, elegíveis para trabalhar nos EUA, apresentar passaporte válido e passar por verificação de antecedentes.
É necessário saber falar inglês para trabalhar no aeroporto?
Além disso, grande parte dos maquinários, das aeronaves e controles também são projetados na língua inglesa. Portanto, o inglês para aviação é pré-requisito para quem deseja trabalhar nessa área.
Outros sites de cursos de comissário de bordo e reportagens de jornais e revistas citam o salário médio de R$ 7.000 para aeromoças com carreira internacional, sem contar os adicionais. O valor também pode variar conforme a cotação das moedas estrangeiras, caso a pessoa seja contratada em outro país e com outras regras.
Além de um salário fixo, o comissário pode ganhar benefícios de passagens para sua família, plano de saúde e outras vantagens que cada companhia aérea oferece por conta própria, ou seja, não se trata de regras gerais.