A onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo da América.
Tem a maior distribuição natural entre os mamíferos ocidentais, estendendo-se do oeste do Canadá e Alaska ao extremo sul das Américas. A espécie ocorre em todos os estados do Brasil, principalmente, no Sul e Sudeste, mas com abundância reduzida, tendo em vista a progressiva destruição de ambientes naturais.
FELINOS BRASILEIROS I ONÇA PINTADA, JAGUATIRICA, SUÇUARANA, JAGUARUNDI E OUTROS FELINOS DO BRASIL
Tem Pantera no Brasil?
No Brasil, a nossa pantera-negra pertence à espécie da onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, que pode ser encontrada na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal, na Caatinga e na Mata Atlântica. Curiosamente, as panteras-negras não ocorrem no Pantanal.
No Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, pode ser chamada de leão-baio, outra referência à cor da pelagem. No Mato Grosso do Sul, também é conhecida por onça-vermelha.
Qual é o felino que tem a mordida mais forte do mundo?
A onça não só é um dos maiores felinos como também tem a mordida mais forte entre eles. Segundo a Onçafari, proporcionalmente ao seu tamanho, a mordida da onça é a mais potente na comparação com as demais espécies.
Uma onça-preta rara é a mais nova atração do zoológico de Curitiba. Também conhecido como "pantera negra", o animal voltou ao Paraná, depois de uma tentativa de acasalamento em Goiás. Segundo pesquisadores, só existem 250 onças iguais a ela na Mata Atlântica brasileira.
Com coloração semelhante a um leopardo e características de um gato, o animal em questão se trata do Gato Maracajá (Leopardus wiedii), espécie ameaçada de extinção no Brasil e que pode ser encontrado nas florestas de Itapema.
No Brasil, ocupa todos os tipos de biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos Sulinos. Possui grande capacidade de adaptação aos diferentes ambientes e climas. A suçuarana mede entre 86 cm e 154 cm de cabeça e corpo, e a cauda mede 63 a 96 cm.
A suçuarana, também conhecida como onça-parda, puma, onça-vermelha e leão-baio, é a segunda maior espécie de felino do Brasil. Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros. O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos.
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade: CR:, Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar, Fazenda Capivari da SABESP - Distrito de Engenheiro Marsilac.
A invasão tem espantado os pesquisadores pela rapidez. Em julho de 2022 os primeiros peixes-leão foram encontrados no Rio Grande do Norte. Foi em Tibau, perto da divisa com o Ceará. “Desde então, ele só tem se expandido, aparecendo também em Areia Branca e Porto do Mangue.
A Onça Negra, também conhecida como pantera negra e pantera nebulosa, pode ser localizada na Amazônia até a Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, além da América Central e do Norte, pois preferem florestas densas ou pântanos com uma provisão pronta de água.
áreas onde foi evidenciada a presença de hábitats adequados estão no Pantanal, na região de contato entre a Amazônia e o Cerrado, e em áreas de savanas Amazônicas, com destaque para os mosaicos de hábitats presentes nas savanas do complexo rio Branco-Rupununi, no Estado de Roraima.
concolor puma (Sul da América do Sul). Deste modo, no Brasil há duas subespécies: P. concolor concolor, presente ao norte do rio Amazonas, e P. concolor capricornensis, presente no sul do rio Amazonas (Azevedo et al., 2013).
Apesar de habitar o continente americano, a onça-pintada descende de felinos do Velho Mundo. Há cerca de 2,87 milhões de anos, a onça-pintada, o leão e o leopardo compartilharam um ancestral comum na Ásia.
Gramaticalmente, o substantivo águia é sempre do género feminino e faz-se a distinção entre fêmea para o feminino e macho para o masculino. O substantivo falcão, por sua vez, é sempre do género masculino sendo a distinção entre feminino e masculino feita da mesma forma de águia, ou seja, fêmea e macho, respectivamente.
As onças são animais solitários, casais permanecem juntos apenas durante o cio das fêmeas, que dura de 6 a 16 dias, em média. Depois disso é cada um para o seu lado e a fêmea cria os filhotes sozinha.