No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.
Tem grande potencial de cultivo no Se- miárido brasileiro devido às semelhanças climáticas com a região de origem da planta. Apesar disso, o país importa toda a tâmara consumida, estimando- se que em 2020 o total importado tenha sido da ordem de 1.000 toneladas.
Quantos anos leva um pé de tâmara para dar frutos no Brasil?
Em terra fértil, com verão quente e longo, começam as tamareiras a frutificar ainda muito novas. Nos Estados Unidos (Arizona), a maioria das variedades obtidas por sementes frutifica aos 4 anos, na região de origem, aos 8-10 anos e no Brasil, no Semi-Árido aos 2 anos e meio (Nunes et al. 1988).
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
A tâmara (Phoenix dactylifera) é uma planta de origem tropical, conhecida por seus frutos doces e suculentos. É uma palmeira imponente, de tronco único e alto, que pode atingir alturas de até 20 metros. Suas folhas são grandes e em forma de leque, conferindo-lhe uma aparência majestosa.
No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.
Para isso, pegue frutos maduros, remova as sementes e limpe-as bem em água corrente. Em seguida, coloque algumas sementes em um pote com água limpa. Ao longo de três ou quatro dias, vá trocando a água do pote para que não fique com mau cheiro ou atraia insetos.
A tâmara com caroço Passa por um processo de desidratação onde se transforma no produto final . Como consumir a Tâmara com Caroço? A tamara pode ser consumida como snack, ou como acompanhamento em iorgutes e sobremesas.
A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
Tamar é nora de Judá, o quarto filho de Jacó com Lia. Ele a escolheu para se casar com Her, seu filho primogênito. Tamar, contudo, fica viúva de Her, mas o texto é estranhamente sucinto para dar uma razão plausível a essa viuvez – limita-se a informar que Her desagradou a Deus, que o fez morrer (Gn 38,7).
Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.
- Dica: Armazenar o produto em recipiente de vidro ou de plástico na geladeira. Evitar exposição ao calor, luz e atmosfera. Assim você conserva o sabor, textura e os nutrientes por mais tempo!
É composta principalmente por carboidratos e apresenta uma variedade de vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, do complexo B, e antioxidantes, entre eles betacaroteno e luteína. Fonte de frutose, a tâmara tem um sabor sutil, é um adoçante natural e fonte de energia.
Para se ter ideia dos seus benefícios, uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana. “Por ser considerada uma fonte de energia natural, com baixa frutose e glicose, a tâmara é indicada para pacientes diabéticos, porém, em quantidades pequenas.
Contém fibras, que ajudam na regularidade intestinal e promovem saciedade. Rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, é ideal para enriquecer receitas ou como um snack doce. Além disso, sua textura macia e sabor doce complementam perfeitamente tanto pratos doces quanto salgados.
A tâmara é uma excelente fruta para ser ingerida tanto antes quanto após o treino, por ser extremamente energética. Eu, particularmente, gosto de utilizá-la após o treino. Rica em sacarose, frutose e glicose, a tâmara também acaba sendo uma boa opção para ser utilizada como uma substituição ao açúcar.
As tâmaras são consideradas uma alternativa natural para combater a insônia, segundo a medicina chinesa. Rico em triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono, esse fruto também possui propriedades relaxantes que promovem bem-estar, conforme explicado pela especialista Patrícia Liu.