A geológa diz que no Brasil não há registro de vulcões dormentes. Ou seja, não há risco de que haja atividade vulcânica. Por outro lado, existem, sim, sistemas vulcânicos extintos que não entram mais em erupção.
Localizado a cerca de 140km da costa do Rio Grande do Norte, no extremo nordeste do país, o pico do Cabugi é o único dos vários vulcões inativos que mantém sua forma intacta e seu nome se tornou mais conhecido no país atualmente por conta dessa reivindicação histórica.
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
Qual cidade brasileira foi construída em cima de um vulcão?
Vale destacar que a existência de um vulcão em Ribeirão Preto não é lá uma novidade, pois há milhões de anos a atividade vulcânica era mais intensa devido às condições geológicas da Terra. As placas tectônicas, em constante movimento, criavam áreas de grande atividade vulcânica.
Especialistas, no entanto, negam o risco de atividade vulcânica na região. Segundo a geóloga Marcela Lobato, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o vulcão "não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
Quanto tempo o vulcão de Nova Iguaçu está dormindo?
A hipótese foi rapidamente descartada por geólogos, que afirmam não haver mais possibilidade de erupção no local, já sem atividade magmática há milhões de anos. "O vulcão de Nova Iguaçu, ele não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
O local paradisíaco é resultado de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram por meio das atividades vulcânicas no País, há mais de 10 milhões de anos. No entanto, o vulcão mais antigo do Brasil está localizado na região amazônica, entre os rios Tapajós e Jamanxim, e teria sofrido com a ação do intemperismo.
Embora o Brasil não tenha vulcões ativos no momento, sua história geológica indica que houve atividade vulcânica no passado. Por exemplo, as regiões sul e sudeste do Brasil apresentam formações rochosas vulcânicas antigas, como as da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira.
Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.
É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica. Isso prova que em um passado remoto já houve derramamento de lavas nas áreas citadas.
Por que o Brasil não é afetado por vulcões e terremotos?
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
Onde está localizado o maior vulcão adormecido do mundo?
Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4169 m de altitude (10.000 metros desde a base) e 90 km de largura.
Foi possível observar que a região amazônica possui três eventos vulcânicos importantes: um mais antigo, há cerca de 2 bilhões de anos; outro de idade aproximada há 1,88 bilhão, e o mais recente, com idade próxima de 1,78 bilhão de anos.
A formação vulcânica da Ilha da Trin- dade foi concluída após a quarta e última erupção, denominada Vulcão do Paredão (devido às ingrimes e colossais escarpas so- breviventes do vulcão original) que se loca- liza no ápice sudeste da Ilha, visto da trilha, nas imediações do Parcel das Tartarugas.
Na sexta-feira (24), os moradores de Porto Alegre e Santa Maria já haviam relatado cinzas no céu do Rio Grande do Sul. O vulcão Calbuco, que está em atividade desde quarta-feira (22), já entrou em erupção duas vezes, expelindo colunas de fumaça e cinzas a vários quilômetros de altura.
Já cessou a atividade magmática. Isso aconteceu há aproximadamente entre 145 milhões a 65 milhões de anos”, afirmou a geóloga Marcela Lobato, da Uerj. Ainda de acordo com a pesquisadora, o que foi um vulcão nem existe mais.
Qual a cidade que foi construída em cima de um vulcão?
A cidade de Pompeia ficava localizada aos pés do Monte Vesúvio, nas proximidades da atual cidade de Nápoles, em uma região da Itália conhecida como Campânia. Os historiadores apontam que a região de Pompeia começou a ser habitada por volta da Idade do Bronze (entre 3.000 e 1.200 a.C.).
Cidades Irmãs. Parte deste território vulcânico é composto pelos municípios de Águas da Prata e São João da Boa Vista. Estão localizadas numa região bem próxima a grandes centros urbanos como São Paulo, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e conta com excelentes vias de acesso.
Segundo o professor Paulo Boggiani, doutor em Geociências pela USP, a região de Ribeirão Preto conta com basalto, que foi originado da lava vulcânica. “Na região existe, sim, basalto, fruto de um magmatismo associado à separação da América do Sul com a África há 100 milhões de anos”, explica.
Um vulcão adormecido no Alasca que está inativo há pelo menos 800 anos corre o risco de acordar após uma onda de terremotos assolar a área no início deste ano. É o que apontou uma pesquisa realizada pelo Observatório do Vulcão do Alasca em parceria com o Alaska Satellite Facility.
Mas diversos historiadores e pesquisadores afirmam que os portugueses avistaram, na verdade, o pico do Cabugi – único vulcão inativo no Brasil que conserva sua forma original, localizado perto do litoral do Rio Grande do Norte.
A erupção vulcânica, ao ser provocada pelo acúmulo de pressão quando há movimentação das placas, acaba gerando uma descarga de energia e, então, a ascensão do magma. Dependendo da intensidade que ocorrer essa erupção pode resultar em possíveis tremores na superfície, ou seja, os terremotos.