Enquanto o xintoísmo adora os kami e enfatiza a conexão com a natureza, o budismo segue os ensinamentos de Buda e centra-se na iluminação espiritual. O xintoísmo tem presença no Brasil, especialmente em áreas com grandes comunidades de descendentes de imigrantes japoneses.
Xintoísmo (em japonês: 神道, transl. Shintō) é a espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais.
Diferente de outras religiões, o xintoísmo não possui fundador, os seus seguidores acreditam que o xintoísmo nasceu naturalmente e é parte da cultura japonesa.
Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.
O xintoísmo não tem um texto sagrado centralizado como outras religiões, mas sim uma coleção de mitos, rituais e tradições transmitidos oralmente e por escrito ao longo dos séculos.
A fase final dos rituais funerários tanto em budismo como em xintoísmo é a cremação, porque no Japão, especialmente nas áreas urbanas a porcentagem de cremação é de quase 100%.
De modo geral, o xintoísmo se concentra nas questões referentes a este mundo, na procriação, na promoção da fertilidade, na pureza espiritual e no bem-estar físico. O budismo, por outro lado, embora não rejeite o mundo real, sempre enfatizou mais a salvação e a possibilidade da vida após a morte.
O xintoísmo é a maior religião do Japão, praticada por quase 80% da população, mas apenas uma pequena porcentagem deles se identifica como "xintoístas" nas pesquisas.
A palavra hindu é um exônimo e embora o hinduísmo seja considerado a religião mais antiga do mundo, muitos praticantes se referem à sua religião como Sanātana Dharma (sânscrito: सनातन धर्म, lit. o Dharma Eterno), um uso moderno, que se refere a ideia de que suas origens estão além da história humana, conforme revelado ...
As comunidades católicas estão concentradas em uma área homogênea compreendida entre a Ilha de Hirado, o arquipélago de Goto e a cidade de Nagasaki. A Arquidiocese de Tóquio ainda detém o primado no número de fiéis, seguida por Nagasaki, Yokoama e Osaka.
Estudos nacionais realizados no início do século XXI estimam que cerca de 80% da população da China, mais de mil milhões de pessoas, pratica algum tipo de religião popular chinesa; 13–16% são budistas; 10% são taoistas; 2,53% são cristãos; e 0,83% são muçulmanos.
A figura espiritual líder no Xintoísmo é o kannushi, que possui funções específicas nos santuários, muito embora qualquer pessoa independente do sexo possa liderar o culto.
Os samurais também absorveram e adotaram em meio ao seu código premissas vindas do xintoísmo, como por exemplo a lealdade e o patriotismo, além da reverência aos antepassados, o chamado "culto aos ancestrais".
O Xintoísmo primitivo caracteriza-se pela crença num vasto panteão de divindades (kami). Os rios, as montanhas e as formas da natureza são personificados por uma divindade ou espírito, o mesmo podendo acontecer com imperadores, grandes guerreiros, sábios e antepassados.
Qual religião Os japoneses trouxeram para o Brasil?
No Brasil, as “novas religiões” japo- nesas que mais se destacam são a Igreja Messiânica Mundial, a Seicho-no-iê, a Instituição Religiosa Perfeita Liberdade (PL/Perfect Liberty), e a Tenrikyo.
E mais, para o budismo e o xintoísmo, as principais religiões do Japão, o corpo humano se decompor é vergonhoso e profano. Tanto que, antigamente, só quem era condenado à morte era enterrado sem ser cremado. Já a responsabilidade em contratar todos os preparativos para a ocasião é do filho mais velho do falecido.
Em A Essência do Xintoísmo, porém, o autor transmite aos leitores, de maneira clara e envolvente, as bases desse caminho espiritual, que foi o alicerce da nação japonesa e de todas as artes marciais criadas no Japão.
Às 14h de todo dia 2, 12 e 22 de cada mês, é realizado um ritual xintoísta para orar ao fogo sagrado para obter boa sorte e afastar os males. Os visitantes também podem participar e testemunhar esse ritual.
Amaterasu é uma deusa shinto do sol; ela é a ancestral mítica da família real do Japão. Seu nome completo é Amaterasu-o-mi-kami, que significa "Gloriosa Deusa que Brilha no Céu”. Amaterasu também é considerada a criadora do cultivo de arroz e da farinha, do uso do bicho-da-seda e de tecer com um tear.