Tinha chego é correto?
Tinha chego ou tinha chegado atrasado? Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem a forma regular (chegado), e não a forma irregular (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado; Dê uma chegada (não um chego) aqui.Quando usar chego e chegado?
“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.Quando eu chego em casa, está correto?
A conjugação “chego”, segundo a gramática normativa, é usada exclusivamente para a 1ª pessoa do singular (eu) no tempo presente do indicativo, ainda que assuma sentido de frequência ou de futuro próximo. Observe: Eu chego cedo ao meu trabalho. Eu chego à minha casa sempre às 18 horas.Tinha ou havia chegado?
“Ouço muito essa frase, mas confesso que ela me causa dúvidas: o certo é 'eu não havia chegado' ou 'eu não havia chego'? O termo chegar, nos dois casos, acaba soando estranho, mas um deles estaria correto?” (Luana Teixeira) Sem dúvida, Luana: o correto é “chegado”, o único particípio do verbo chegar que a norma […]Tinha Chego ou Tinha Chegado? Você Fala ERRADO? Aprenda a Diferença Agora Mesmo!
Quando usar tinha ou havia?
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.Tinha sido pego ou pegado?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.Tinha falo ou falado?
Calma, não se desespere. Eu vou explicar: o particípio de falar é FALADO. Não é FALO. A frase correta é, portanto, EU TINHA FALADO.Tinha chegado forma verbal?
Para resolvermos essa questão, precisamos nos atentar à apresentação do particípio na formação das locuções verbais. Já que “chegar” é um verbo não abundante, a forma “tinha chegado” é a única correta.Qual oração está correta como sempre eu tinha chegado chego atrasado?
Correta: Como sempre eu tinha chegado atrasado. OBS: Não existe particípio para verbo irregular.Qual é o passado do verbo chegar?
No caso do verbo “chegar”, a norma padrão da língua portuguesa só aceita o particípio passado “chegado”. Isso quer dizer que, em qualquer construção, seja com os verbos “ter”, “haver”, “ser”, “estar” ou “ficar”, a forma correta é sempre “chegado”. Ou seja, chegar NÃO é um verbo abundante.Vai ter chego ou chegado?
O problema é pensar que todos os verbos têm dois particípios. O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”O que significa a palavra chegado?
verbo transitivoAproximar, mover para perto.
Tinha dito "está certo"?
Tinha dito é particípio passado.Foi dito ou falado?
O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”Tinha ou tinha?
O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?É chegar ou chega?
A forma chegapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de chegar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de chegar] , [interjeição] ou [nome feminino] .Como escrever "chegar no futuro"?
- Presente (Subjuntivo) eu. chegue. tu. chegues. ...
- Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. chegasse. chegasses. chegasse. ...
- Futuro (Subjuntivo) eu. chegar. chegares. chegar. ...
- Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver chegado. tiveres chegado. tiver chegado. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse chegado. tivesses chegado.