No entanto, atualmente, o 15 de outubro é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional. Ficou estipulado como ponto facultativo. Na data, as escolas costumam fechar. Assim, tanto os alunos quanto os profissionais da educação têm o dia livre.
Última atualização em 15 de outubro de 2024 às 09h36. Nesta terça-feira, 15 de outubro, as escolas em todo o Brasil comemoram o Dia do Professor, um feriado escolar, mas não um feriado nacional.
O feriado de Dia do Servidor Público comemorado em 28 de outubro foi transferido para o dia 1º de novembro neste ano. A decisão é do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que anunciou a mudança nesta quinta-feira (17).
Calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
IV - 14 de fevereiro, quarta-feira, Cinzas (ponto facultativo); V - 28 de março, quinta-feira, Semana Santa (ponto facultativo); VI - 29 de março, sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional);
A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.
Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, o professor Samuel Becker - autor da frase “Professor é profissão. Educador é missão” - teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.
ATENÇÃO, PROFESSORES E PROFESSORAS! Como sabemos, o dia do professor deste ano cairá no próximo domingo (15). Em virtude disso, como rege a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, o feriado será antecipado para a sexta-feira (13).
Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias.
Para o ramo corporativo, o ponto facultativo representa uma data em que o trabalho é opcional decidido de empresa para empresa. Essa data é definida através de uma portaria publicada anualmente pelo governo federal, sempre ao final de cada ano.
A data foi criada para comemorar a aprovação da Recomendação da UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores, em 1966. A comemoração do Dia do Professor é uma homenagem aos profissionais que atuam na educação básica e superior do país.
Data comemorativa é considerada um feriado escolar, mas não é um feriado nacional. Publicado em 13 de outubro de 2024 às 15h20. O Dia do Professor, comemorado na próxima terça-feira, 15 de outubro, é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional.
O Dia do Professor é celebrado nesta terça-feira (15) em todo o país. A data faz referência ao dia em que foi sancionada a lei que cria as escolas de ensino elementar no Brasil, em 1827.
Pacheco destacou que o 15 de outubro é uma data especial que convida a refletir sobre a importância da educação e o papel daqueles que se dedicam ao ensino e à formação dos brasileiros. Por fim, ele expressou sua gratidão aos professores em nome do Senado Federal.
O próximo feriado nacional em 2024 será no dia 12 de outubro (sábado), dia de Nossa Senhora Aparecida. Publicado em 14 de outubro de 2024 às 12h00. Última atualização em 14 de outubro de 2024 às 12h02.
1 – Os feriados considerados nacionais (Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, etc) não terão reposição de aulas. Já as 'emendas' precisam ser repostas; 2 – Os feriados que são facultativos (como o carnaval) terão as aulas repostas. Isso se você optar por deixar o estúdio fechado, é claro!
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores em todo o País. A data não é feriado nacional ou ponto facultativo, mas, tradicionalmente, as escolas não têm aula nesse dia, em homenagem aos docentes. Nos demais setores, o funcionamento ocorre normalmente.
A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país. "O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil", afirma a historiadora Katia Abud, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, não é um feriado nacional. Ele é classificado como um feriado escolar, o que significa que as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, costumam suspender as atividades.