Quando vai começar o pente fino no BPC 2024?
É o chamado “pente-fino” do BPC, que começou um novo ciclo em agosto de 2024. André Beschizza, advogado especialista em benefícios do INSS e fundador do André Beschizza Advogados, explica que essa revisão envolve o cruzamento de dados dos beneficiários com outras bases de informação para identificar irregularidades.Quem recebe o BPC vai passar pelo pente fino?
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) já podem conferir se terão que realizar a atualização cadastral. Isso por que a plataforma que será usada para o chamado pente-fino do INSS já está disponível.Quem vai passar pelo pente fino do INSS 2024?
Quem vai ser chamado para o pente-fino? Os beneficiários da Previdência Social que não estão com o cadastro atualizado e apresentam inconsistências nas informações podem cair no pente-fino de 2024. Além disso, devem ser convocados os beneficiários que recebem auxílio, mas não passam pela perícia há mais de 6 meses.Quais são as últimas notícias do BPC?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está com novidades. A Portaria Conjunta MC/MPT/INSS nº 14, de 7 de outubro de 2021, trouxe algumas mudanças, que serão explicadas aqui para vocês. Fiquem atentos! A primeira mudança é a simplificação da dedução dos gastos do requerente do BPC.🚨URGENTE - Pente Fino INSS 2024 BPC LOAS
Como vai ficar o BPC LOAS em 2024?
O governo federal planeja realizar uma grande revisão no Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) em 2024. O objetivo é economizar cerca de R$ 6 bilhões com os custos do benefício. As medidas incluem a reavaliação de cadastros e o endurecimento das regras para concessão de novos benefícios.Como atualizar o BPC 2024?
Como vai funcionar a inclusão desses beneficiários do BPC no CadÚnico? É como se faz uma inscrição no CadÚnico, ou atualização. Ela se dirige ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e será atendida por um cadastrador e vai passar todas as informações que o Cadastro exige.Como será a revisão do BPC?
A portaria define ainda que quem recebe o benefício BPC, não está inscrito no CadÚnico e está com o cadastro desatualizado no INSS nos últimos quatro anos, terá que atualizar os dados: em 45 dias, se morar em uma cidade de até 50 mil habitantes; em 90 dias, se morar em cidades maiores.Quem não precisa passar pelo pente fino?
Quando o aposentado por invalidez não precisa mais fazer perícia: situações de isenção de Perícia. Existem situações específicas em que um aposentado por invalidez é isento de realizar perícias médicas de reavaliação do Pente Fino: Aposentados com mais de 55 anos e 15 anos de benefício: Segundo o art.Como saber se meu BPC foi atualizado?
A notificação dos beneficiários será feita por meio da rede bancária. No entanto, o INSS pode notificar os beneficiários do BPC por meio do aplicativo Meu INSS com notificações push, SMS, edital ou carta. Por isso é importante manter os dados cadastrais no INSS atualizados.Quando o BPC se torna permanente?
Para transformar o BPC em aposentadoria, é necessário que o titular tenha cumprido com os critérios de algumas das aposentadorias do INSS. Geralmente, é necessário ter o mínimo de 15 anos de contribuição, e ter 62 anos de idade (mulheres) e 65 anos (homens).Como é feita a revisão do BPC a cada dois anos?
Responder “Como é feita a revisão do BPC-LOAS a cada 2 anos?” envolve explicar a documentação necessária e os procedimentos. O beneficiário deve apresentar documentos que comprovem sua situação, submetendo-se a avaliações médicas e sociais quando necessário.Quem recebe BPC a mais de 10 anos pode perder?
Sim, quem recebe BPC pode se aposentar por invalidez, desde que cumpra os requisitos para esse benefício: Estar incapaz para o trabalho ou atividade habitual, não podendo ser reabilitado em outras profissões – é necessário passar por perícia médicano INSS.Como vai funcionar o pente fino no BPC?
O pente fino é uma ação do INSS para verificar os pagamentos dos benefícios e evitar fraude e pagamentos indevidos. O pente fino do INSS ocorre nesse mês de agosto. Com isso, os segurados que recebem o BPC/Loas e benefícios por incapacidade temporária, terão seus dados reanalisados.Quem são as pessoas que vão passar pelo pente fino do INSS?
Quem deverá ser chamado: – Beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem perícia médica. – Aposentados por invalidez com menos de 60 anos.Como vai funcionar o pente fino?
Os servidores públicos vão iniciar o pente-fino do INSS pela revisão pelos benefícios assistenciais e, em seguida, vão analisar os benefícios de auxílios por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Também entra na lista o seguro defeso, benefício para a pessoa que sobrevive da pesca artesanal.Quem não pode ser chamado para o pente fino 2024?
Exceções ao Pente-FinoAposentados por invalidez com mais de 60 anos: Esses beneficiários geralmente não são convocados para a revisão. Beneficiários que recebem o BPC há mais de 10 anos: Em casos onde não há indícios de fraude, o benefício não pode ser revisado após esse período, devido à decadência.